Notícias

13° Mostra Cultural da Cooperifa é realizada em escolas municipais da zona sul

Evento que ocorre até o dia 13 de novembro reúne peças de teatro, espetáculos de dança, show e debates com temáticas antirracistas

Publicado em: 07/11/2022 18h52 | Atualizado em: 07/11/2022
Um grupo de crianças, todas sentadas em tatames no chão, observam uma apresentação de uma mulher com vestes indígenas e folhas no chão.

Contação de História “Tukano Roendo Pindó” na EMEI Clarice Lispector. Foto: Ricardo Vaz

A 13° Mostra Cultural da Cooperifa ocorre nesta semana, entre os dias 5 e 13 de novembro, nas escolas municipais da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo. O evento busca promover a educação antirracista com foco na periferia de São Paulo. 

As atividades consistem em peças de teatro, espetáculos de dança, shows, debates e rodas de conversa. A mostra irá acontecer nos equipamentos de cultura da região e nas EMEFs Mauro Faccio Gonçalves Zacaria, Oliveira Viana, Anna Silveira Pedreira, Fagundes Varella, Sócrates Brasileiro Sampaio, EMEI Clarice Lispector, Cieja Campo Limpo, CEU Campo Limpo e CEU Casa Blanca.

Confira as atividades detalhadas aqui. 

Curso com foco no combate ao racismo

A SME, por meio de uma parceria DRE Campo Limpo com a Cooperifa, elaborou o curso “Territorialidade e Literatura na Promoção da Educação Antirracista”, que busca promover a educação antirracista e aperfeiçoamento de questõesl iterárias por meio da bibliodiversidade. A formação ocorre também entre os dias 5 e 13 de novembro.

O combate ao racismo é um ponto fundamental na formação curricular de todas as escolas da rede municipal de ensino. O Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER) garante uma educação antirracista na valorização da diversidade, em ações formativas e materiais curriculares. 

Elaine Lacerda, que é formadora da Divisão Pedagógica da DRE Campo Limpo e parte do Núcleo de Educação Étnico Racial (NEER), destaca a importância do curso para os professores da rede. “O curso é de extrema importância, porque a bibliodiversidade restaura e aproxima as pessoas das questões sociais, trazendo uma reflexão sobre o racismo e a vulnerabilidade social”, aponta.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de visita de representantes da Prefeitura do Acre

SME recebe visita de representantes da Prefeitura de Rio Branco para troca de experiências 

Publicado em: 30/04/2025 4h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da Secretária Executiva Pedagógica participando de painel educacional na Bett Brasil 2025

Secretária Executiva de SP prioriza legado educacional na gestão pública

Publicado em: 29/04/2025 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com a vista do palco de um auditório, no palco um grupo de mulheres sorri, ao fundo o auditório está também cheio de mulheres

Mães Guardiãs participam de formação sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)

Publicado em: 29/04/2025 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com um repórter de TV segurando um microfone da TV Globo, abaixo um letreiro escrito

10 anos do CEU Heliópolis: Comemoração é destaque no telejornal da TV Globo

Publicado em: 28/04/2025 2h49 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Meninas Com Livro Nas Mãos
«1 2 3 1.512