Notícias

12ª Semana Municipal de Leitura será aberta nesta segunda-feira no Theatro Municipal com estudantes e educadores

Durante a próxima semana, haverá atividades literárias em escolas, bibliotecas, parques, unidades do Sesc e espaços culturais

Publicado em: 05/04/2023 16h20 | Atualizado em: 10/04/2023
Banner com a logomarca da 12ª Semana De Estudo E Leitura 2023 - ilustração de duas pessoas sobre um livro aberto segurando um outro livro em dele cai diversas letras soltas

A abertura da 12° Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura de São Paulo ocorre nesta segunda-feira (10), às 13h, no Theatro Municipal. O tema central da edição deste ano é “igualdade e respeito às diferenças”. A data faz parte do calendário oficial da cidade e tem o intuito de incentivar o hábito da leitura entre crianças e adultos. 

Cerca de mil estudantes da Rede Municipal de Ensino vão participar do evento de abertura. Representantes das Academias Estudantis de Letras (AEL) das escolas municipais EMEF Roquette Pinto, EMEF Visconde de Cairu e EMEF Cândido Portinari farão apresentações literárias no hall de entrada do Municipal. 

Haverá, ainda, a participação da Turma da Mônica, do Coral Banda de Garagem (professores da DRE Campo Limpo), performance do escritor Beto Junqueyra, Quarteto de Cordas do Instituto Bacarelli, Coral de Indígenas, palestra musical “Africanidade” e apresentação do Grupo Crianceiras. 

A cerimônia marca o início da programação que se desdobrará em na cidade durante a semana, entre os dias 10 e 14 de abril, com foco no incentivo e orientação à leitura literária.  

As atividades culturais voltadas à leitura vão acontecer em escolas, bibliotecas públicas, parques, unidades do Sesc, Unibes, Museu da Língua Portuguesa, Centro Cultural São Paulo, aldeia indígena, casa de acolhimento, entre outros locais. 

A programação da semana contará com contação de histórias, visitas monitoradas, apresentação de filmes, saraus, distribuição de livros. Também haverá uma programação online, como lives com escritores, musicais, filmes, contação de histórias e muito mais. 

Confira a programação completa.

A pré-abertura, o “Esquenta!”, será no dia 8 de abril, na região Noroeste, no Parque Gran Reserva, das 14h às 18h, com apresentações musicais, contação de histórias, teatro, poemas musicais, palhaço Zig Zag, pintura de rosto, pipoca e algodão doce.

 

Sobre a Semana da Leitura 

O evento faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo, realizado pelo gabinete do vereador Eliseu Gabriel em parceria com as secretarias municipais de Educação, de Cultura e da Pessoa com Deficiência. Também com o apoio Sesc-SP, Estrela Cultural, Câmara Brasileira do Livro (CBL), Unibes Cultural, Museu da Língua Portuguesa, Aprofem (Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo) e Sinesp (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo).

 Importantes nomes da literatura já passaram pelas edições da Semana, como os autores Ignácio de Loyola Brandão, Pedro Bandeira, Ilan Brenman, José Roberto Torero, os influenciadores em Educação Lucas Felpi (nota mil na redação do Enem), Débora Alladin, o jornalista Ricardo Viveiros e Arthur Barros, reconhecido pelo RankBrasil como o mais jovem autor autista do país. 

 

Serviço: 

 Esquenta!

8 de abril – das 14h às 18h

Parque Gran Reserva – Avenida Aparecida do Rio Negro, s/nº

 

Abertura

10 de abril – 13h

Theatro Municipal de São Paulo (encerramento previsto para 17h)

Somente para alunos e professores da rede pública e convidados

 

Encerramento

14 de abril – 13h

Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo

 

A programação completa da Semana será disponibilizada no link: https://estudoeleitura.com.br/agenda-sel/  

 Confira e acompanhe:

 www.estudoeleitura.com.br

www.instagram.com/estudo_leitura

www.facebook.com/estudoeleitura

www.youtube.com/estudoeleitura

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440