Notícias

12 Unidades Escolares são homenageadas na 14ª edição do Prêmio Paulo Freire

Comissão julgadora da Câmara Municipal de São Paulo analisou 133 projetos

Publicado em: 25/09/2019 16h15 | Atualizado em: 30/11/2020

premiopaulofreire2019_740x430.jpg

Na noite de sexta-feira (20), o salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo foi palco para a entrega do 14° Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal. Neste ano, 133 projetos estavam concorrendo à premiação.

A iniciativa tem como objetivo dar destaque aos trabalhos voltados ao aprimoramento da qualidade do ensino na escola pública municipal de São Paulo nas categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II/Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Os primeiros lugares de cada categoria ganharam uma Salva de Prata e os segundos e terceiro lugares receberam Placas de Homenagem, totalizando 12 trabalhos premiados.

Instituída em 1998, a premiação é uma homenagem à vida e ao trabalho do educador, pedagogo e filósofo pernambucano Paulo Freire (1921–1997), considerado um dos maiores especialistas em educação. Sua principal obra, Pedagogia do Oprimido, publicada em 1968, foi o terceiro livro mais citado na área de humanas no mundo, segundo levantamento do Google Scholar. A Lei nº 16.948/18, declara o educador Paulo Freire, Patrono da Educação Paulistana.

Confira os projetos e unidades escolares vencedores em 2019:

Categoria I – Educação Infantil


1º Lugar: Projeto Vila Cidadã Sustentável – CEI Vila Marilena

2º Lugar: Projeto Da sua História para a Minha: Conhecendo o Outro para Conhecer a Mim Mesmo(a) – EMEI Nelson Mandela

3º Lugar: Projeto De Lá Para Cá: As Maravilhas da Bolívia e Um Pedaço Delas no Brasil – EMEI Dr. Mário Alves De Carvalho

Categoria II – Ensino Fundamental


1º Lugar: Projeto Ocupa Capão – EMEF Donato Susumu Kimura

2º Lugar: Projeto Grafismo E Culturas Indígenas: Arte, Manifestação Cultural E Tradição – CEU EMEF Butantã

3º Lugar: Projeto Trabalhar a Autoestima: Estudantes Público-Alvo da Educação Especial Transformam-se em Personagens de Histórias em Quadrinhos – EMEF Dr. Habib Carlos Kyrillos

Categoria III – Ensino Fundamental II e Ensino Médio

1º Lugar: Projeto Coletivo Feminista Estudantil: Diálogos para Igualdade de Gênero na Escola – EMEF Sebastião Francisco, O Negro

2º Lugar: Projeto Sementes de Sonhos – Vivências na Agroecologia da Cidade – CEU EMEF Paulo Gonçalo dos Santos

3º Lugar: Projeto Slam Altino: Ninguém Cala o Nosso Grito! – EMEF Altino Arantes

Categoria IV – Educação de Jovens e Adultos


1º Lugar: Projeto Saúde e Qualidade de Vida dos Alunos Surdos: Possibilidade Construída Pelas Mãos de Todos – CIEJA Professora Rosa Kazue Inakake de Souza

2º Lugar: Projeto VII Encontro Indígena – Indígenas Em Contexto Urbano – CIEJA Campo Limpo

3º Lugar: Projeto Expedições CIEJA Vila Prudente/Sapopemba: Em Busca de Afro-Referências na Cidade de São Paulo – CIEJA Vila Prudente/Sapopemba

Confira o álbum de fotos do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Apresentação teatral na abertura do Recreio nas Férias.

“Recreio nas Férias” começa nesta segunda-feira com protocolo contra contaminação do Covid

Publicado em: 10/01/2022 2h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto de professora na sala de leitura, dois estudantes olham atentamento para ela. Todos usam máscaras

SME divulga classificação prévia dos interessados na contratação temporária

Publicado em: 07/01/2022 9h47 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Em cima, os dizeres: Gratificação de difícil Acesso. No meio: desenho de um mapa, com um localização ao centro, destacada por um pin

Gratificação de Difícil Acesso: saiba como identificar o distrito da sua escola

Publicado em: 06/01/2022 5h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de aula com um professor usando máscara de proteção individual e estudantes sentados em suas cadeiras.
Imagem mostra uma sala de escape room com o ambiente decorado em forma de castelo de bruxa. Na sala é possível ver uma janela com imagem de cemitério, uma bruxa voando em sua vassoura, caldeirão, estante de poções.

Professores e estudantes de escola municipal de São Paulo criam ‘escape room’ pedagógico

Publicado em: 03/01/2022 12h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 5 1.212