Notícias

100 mil participações de estudantes de escolas municipais nas Olimpíadas Estudantis

Competições envolvem 13 modalidades esportivas, incluindo atletismo paralímpico

Publicado em: 16/11/2017 14h52 | Atualizado em: 30/11/2020

olimpiadas_estudantis_740_x_430.jpg

Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol, Rugby, Natação, Atletismo, Atletismo Paralímpico, Judô, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Tênis de Campo e Tênis de Mesa são as modalidades esportivas que constituem as XI Olimpíadas Estudantis e o VIII InterCEUs da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Essa edição ocorre entre os meses de outubro e dezembro e envolve a participação de cerca de 100 mil participações de crianças e jovens com idade entre 10 e 17 anos.

As competições são destinadas aos estudantes das escolas da Rede Municipal de Ensino (RME), organizadas em três categorias: pré-mirim, mirim e infantil. Os educandos representam as Unidades Educacionais que estudam e podem participar de mais de uma modalidade esportiva. No InterCEUs, competem os estudantes regularmente matriculados em projetos ou atividades esportivas desenvolvidas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs). É estimada a participação de 400 Unidades Escolares nos jogos e mais 46 CEUs.

As modalidades coletivas ocorrem em duas etapas: fase regional, entre as escolas de cada uma das 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE) e a municipal, com os vencedores de cada DRE. As modalidades individuais acontecem em um único dia. Somente no atletismo haverá uma etapa classificatória nas 13 regiões e, em seguida, a final municipal.
Neste ano, para estimular a participação das meninas nos jogos, o regulamento prevê que só estarão aptas para participar as unidades escolares que inscreverem, pelo menos, uma equipe feminina.

As competições ocorrem nos CEUs, Unidades Educacionais, Clubes Esportivos da Cidade, unidades do SESC, Clube Espéria e no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário Ary Pires.

Olimpíadas Estudantis – Promovidas desde 2007 na RME, as Olimpíadas Estudantis têm o objetivo de estimular a prática esportiva e a vivência organizada do esporte nas escolas e CEUs.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Imagem mostra uma nadadora em uma piscina durante a prática esportiva. Em primeiro plano, a atleta está parcialmente submersa, realizando um movimento de nado, com a cabeça fora d’água. Ela usa touca e óculos de natação e apresenta expressão de esforço e concentração, com a boca aberta enquanto respira. A água ao redor está agitada, com respingos visíveis. Ao fundo, é possível ver outras pessoas e raias da piscina, em ambiente que sugere treino ou competição em espaço aquático coberto.
Imagem mostra um grupo de estudantes em uma biblioteca escolar durante uma atividade de gravação. Em primeiro plano, um adolescente, de costas, segura um celular acoplado a um suporte com iluminação circular (ring light). Ele veste camiseta laranja com a inscrição “Imprensa Jovem” nas costas. Ao fundo, três estudantes também com camisetas laranja estão sentados em bancos altos, em frente a estantes cheias de livros. Um deles segura um celular, enquanto os outros acompanham a atividade. O ambiente é organizado, com estantes de madeira repletas de livros coloridos, sugerindo um espaço de leitura e produção de conteúdo dentro da escola.

Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas 

Publicado em: 08/04/2026 10h54 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

«1 2 3 1.643