Notícias

10ª Copa Interna de Xadrez na EMEF Aldina Anália

Pelo décimo ano seguido, a unidade incentiva a estratégia e o senso competitivo dos estudantes

Publicado em: 23/07/2018 12h10 | Atualizado em: 30/11/2020

aldina_analia_xadrez_740x430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Aldina Anália Agostinha Taddeo Conde, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, realizou no último dia 5 de julho a Copa Aldina de Xadrez Interno. A competição é mencionada pelos próprios estudantes como a mais esperada do ano.

A EMEF Aldina é conhecida por incentivar a prática do xadrez durante todo o ano letivo como ferramenta de aprendizagem, é tricampeã do Campeonato Regional de Xadrez por equipes da DRE Capela do Socorro e, neste ano de 2018, foi campeã na Categoria Sub 16 Feminino e 7° colocada na classificação geral das escolas no Campeonato Municipal de Xadrez por Equipes de São Paulo.

A principal surpresa da edição foram as inscrições em massa: 350 enxadristas, do 2° ao 9° ano, divididos em dez categorias: do 2ºs aos 9ºs Feminino e Masculino e Ex-Alunos Feminino e Masculino. Foram premiados os cinco primeiros de cada categoria.

A organização e instrução dos alunos foram realizadas por Marcos Renato César, Assistente Técnico Educacional (ATE) da Divisão dos CEUs e da Educação Integral (DICEU) da DRE Capela do Socorro e Sergio Ricardo Toledo, professor da unidade, com o apoio de toda a gestão e demais professores. A cobertura do evento ficou por conta da Imprensa Jovem. Eles puderam conversar com os estudantes que participaram do campeonato, que ressaltaram suas principais sensações: a vontade de ganhar e como lidar com a derrota, a ansiedade antes das partidas, o medo de enfrentar um oponente mais forte, mexer em uma peça errada ou o tempo se esgotar.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.672