Notícias

1ª Festa anual de posse da AEL Cora Coralina

Fundada em 2017, AEL da EMEF Antônio Pereira Ignácio ampliou número de participantes de 13 para 32

Publicado em: 01/11/2018 16h12 | Atualizado em: 30/11/2020

AEL_CORA_CORALINA_740X430.jpg

No dia 4 de outubro, no teatro do Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul, aconteceu a 1ª Festa Anual de Posse da Academia Estudantil de Letras (AEL) Cora Coralina, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antonio Pereira Ignácio, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases.

A Mestre de Cerimônias foi a professora de Língua Portuguesa da EMEF Antônio Pereira Ignácio, Vanessa Cândida Silva de Almeida.

Compareceram à solenidade os Coordenadores do Projeto AEL na SME, Samir Mustapha e Suelizinha, a Diretora da DIPED na DRE Guaianases, Ester Marques de Paula Dionísio, a Supervisora Ana Luce Almeida, o Diretor da Unidade Educacional, Valter Vieira Fagundes e a Coordenadora do Projeto AEL na DRE Guaianases, Rosana Soares Godinho.

Estudantes do CEU Água Azul também compareceram à Festa Anual de Posse da AEL Cora Coralina, acompanhados pela Professora Orientadora da Sala de Leitura (POSL) Fulvia Zonaro.

A professora coordenadora dos estudos literários e das atividades de teatro da AEL Walcyr Carrasco, da EMEF Professor Antônio D´Ávila, Márcia Dias, também compareceu com os jovens acadêmicos, representando as demais academias já fundadas na DRE Guaianases.

Na cerimônia de posse, a professora coordenadora dos estudos literários e das atividades de teatro, Creuza Ruiz, recepcionou os novos membros titulares Taise Aline Matos, Marjorie Vitória Raiz, Jullia Brighenti, Kamilly Victoria Toledo e Cauã Jessé Moura, que assumiram, respectivamente, as cadeiras de seus amigos literários, Cecília Meireles, Sylvia Orthof, Ana Maria Machado, Eva Furnari e Arnaldo Antunes.

Entre os membros correspondentes, Karla Marcelino, representando a cadeira número 1, da ilustre patrona da Academia, Cora Coralina, realizou o seu primeiro seminário sobre a vida e a obra da autora, cuja titularidade assumirá no próximo ano. “Eu acho a AEL bem interessante pelo fato de escolhermos um autor para falar sobre ele e também descobrimos coisas que nem sabíamos. Ao me apresentar, fiquei bem nervosa, e feliz também, ao falar sobre Cora Coralina: eu acho que ela foi uma grande mulher, humilde, que tendo cursado somente até a terceira série do primário, adquiriu sabedoria pra escrever livros e, mesmo se tornando doceira para sustentar os quatro filhos, não desistiu do seu sonho de se tornar escritora. Ela se tornou uma das maiores escritoras brasileiras e a história dela serve de inspiração para as pessoas que têm um sonho também. Espero ter muitas oportunidades como essa”, disse Karla.

Neste ano, a AEL Cora Coralina recebeu no Projeto os alunos do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar, que ingressaram como membros principiantes e receberam medalhas.

Após a cerimônia de posse, o grupo de acadêmicos apresentou o espetáculo “Sertanices – Dores e Delícias do Sertão”, homenageando João Cabral de Melo Neto, na adaptação de “Morte e Vida Severina”, e Ricardo Azevedo, na encenação do conto “Coco Verde e Melancia”, do folclore nacional.

Confira as fotos do evento aqui

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes e professora em sala de aula.
Imagem de uma pessoa vista de perfil, escrevendo a palavra “Educação” em um quadro branco com uma caneta preta. A pessoa tem cabelo preso e veste uma jaqueta jeans. A palavra está escrita em letra cursiva, em destaque no centro da imagem. Ao fundo, o cenário é claro e minimalista, com um detalhe em degradê azul no canto superior direito, conferindo um aspecto institucional e limpo.

FUNDEB passa a ser identificado no holerite 

Publicado em: 27/08/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

PodConversar – ECA Digital aborda comunicação ética e responsável nas redes sociais
Prêmio Por Desempenho Educacional

Prefeitura reformula PDE, amplia peso da aprendizagem e prêmio pode chegar a R$ 20 mil

Publicado em: 27/08/2026 11h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem retangular, com fundo azul-escuro e elementos gráficos em tons de azul-claro no lado direito. No lado esquerdo, há uma faixa branca com o texto “SEMINÁRIO JUNTOS PELA APRENDIZAGEM” e uma logomarca colorida. Na parte inferior esquerda, aparece o texto: “II Seminário – Juntos pela Aprendizagem: ‘Matemática em Rede’”.
«1 2 3 1.692