Notícias

1º Chá Literário na EMEF General Julio Marcondes Salgado

Com muita poesia e criatividade, inicia-se o projeto AEL na unidade

Publicado em: 10/09/2018 13h55 | Atualizado em: 30/11/2020

chaliterario_740x430.jpg

Buscando a ampliação do repertório de leitura dos estudantes, os professores Carol Cuofano (Português), Cris da Silva (Sala de Leitura) e Orlani Ribeiro, da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) General Julio Marcondes Salgado, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, organizaram, na unidade, a Academia Estudantil de Letras (AEL) – Vinicius de Moraes.

Com três turmas, totalizando 50 alunos participantes, o novo projeto desperta a curiosidade e o protagonismo dos alunos tanto dentro das atividades propostas no projeto como, também, nas atividades regulares em sala de aula.

Na primeira apresentação da AEL, realizada no sábado, 1º de setembro, os estudantes declamaram alguns dos poemas mais famosos do patrono, Vinicius de Moraes, como “O pato”, “A casa” e “Soneto de fidelidade”. Os alunos também puderam declamar alguns dos poemas que desenvolveram durante os encontros da AEL.

No evento, outros projetos da unidade também participaram das apresentações. O projeto de Ballet, organizado pela profª Emília Cayres, apresentou “A bailarina”, de Cecilia Meireles. Já a cobertura do evento e a organização dos bastidores ficaram por conta do projeto da rádio JMS, organizado pela profª Carol Cuofano.

De acordo com estudantes participantes da AEL, o projeto aguçou ainda mais a vontade de ler. “Assim que descobri a AEL, decidi entrar”, disse Kezia Cristina, aluna do 8º ano. “É muito divertido. A AEL é maravilhosa!”, completou Yuri Bordes, aluno do 7º ano.

Agora, com gostinho de quero mais, os professores e os estudantes começam a pensar em uma nova apresentação. “Buscamos o aprimoramento constante do projeto, tanto para nós, professores, como para os estudantes que participam dessa iniciativa”, contou o professor Orlani.

Ao final, o público recebeu um marca-página confeccionado pelos alunos, uma “receita para uma boa vida” da Clinica Literária do Dr. Letrado e, ainda, puderam se deliciar com um coffee break disponibilizado por todos os envolvidos na apresentação.

Veja mais imagens clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade Descontruindo Estereótipos - 8/dez/2022 - 12h às 22h - Salão Nobre - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - Largo São Francisco, 95, Centro.

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301