Material Escolar

Estudantes exibem desenhos selecionados para as capas dos cadernos da Rede Municipal de Educação em 2019

Os estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo têm direito a receber o material escolar. Os kits variam de acordo com a modalidade e etapa.

A partir de 2021, os kits de materiais escolares estarão disponíveis em lojas credenciadas e os responsáveis receberão o crédito para fazer a compra, oferecendo mais qualidade e agilidade às famílias. O valor do auxílio varia conforme a etapa de ensino e será disponibilizado em formato de crédito em aplicativo.

Itens que compõem os kits:

Clique aqui e conheça a lista dos materiais obrigatórios por etapa e série.

Com essa informação, as famílias estarão livres para escolher os itens de que o aluno realmente precisa.

Por exemplo: uma tesoura usada no ano anterior pode servir ainda para o ano seguinte e não precisa ser comprada. O responsável também poderá optar por marcas/modelo/cor de material que tenham afinidade com a personalidade do aluno.

Entretanto, os itens precisam fazer parte da lista de materiais exigidos pela Secretaria Municipal de Educação e devem atender aos requisitos de segurança e demais especificações técnicas exigidas.

Como baixar o aplicativo:

Na primeira etapa, o responsável pelo aluno com os dados de cadastro completos receberá um e-mail onde será informado o valor do benefício, orientações para baixar o aplicativo no celular e senha para realizar suas compras.

Se os dados do responsável não estiverem completos, ele deve fazer a atualização diretamente na escola ou na internet.

Para fazer a atualização pela internet, o responsável deve clicar neste endereço: atualizacaocadastral.sme.prefeitura.sp.gov.br.

O aplicativo será gratuito e estará disponível nos sistemas Android e iOS.

Portal do Material Escolar

Para saber mais sobre o novo processo de compra descentralizada do material escolar, acesse o Portal do Material Escolar – link externo. 

Perguntas Frequentes

Veja também as principais dúvidas das famílias (e respostas a elas) (acesse lista de dúvidas frequentes sobre o Programa Auxílio Material Escolar).

desenho de dois estudantes segurando materiais escolares
desenhos de produtos do kit de materiais escolares

Na Carta de Serviços da Prefeitura, no Portal SP 156, as famílias podem:

 

Entregar um material escolar de qualidade faz parte do compromisso da SME com o desenvolvimento e a aprendizagem de todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino. Por isso, entre junho e agosto de 2017 a SME realizou uma enquete com estudantes, familiares e profissionais da Rede para avaliar a quantidade e qualidade dos itens que então compunham o kit. Participaram dessa pesquisa 3.795 pessoas, vinculadas a 8 segmentos educacionais diferentes. O Núcleo de Transparência Ativa e Controle Interno (NUTAC) construiu uma página no portal do Pátio Digital – link externo que reúne os principais resultados desse levantamento , cuja base de dados completa também está disponível para download no Portal da Transparência – link externo.