Entenda como funciona a plataforma Vaga na Creche

Vaga na Creche é uma ferramenta online que permite a qualquer pessoa saber como está a espera por atendimento nos Centros de Educação Infantil (CEIs), de acordo com o endereço fornecido e a faixa etária informada. Ela pode ser acessada por qualquer dispositivo móvel (como celular) ou computador com acesso à internet, sem precisar de instalação (download).

O Vaga na Creche é um instrumento de transparência ativa, em linguagem simples e com acessibilidade digital. É também uma fonte de informação que apoia as famílias na decisão de solicitar ou não vaga em um CEI e como (ou seja, quais endereços registrar no cadastro da criança). Isso porque o Vaga na Creche trabalha com as mesmas regras e com as mesmas bases de dados com as quais opera o Sistema Escola Online (EOL), que faz a gestão dos cadastros e o encaminhamento das crianças para matrícula.

Conheça abaixo as funcionalidades, regras e histórico do sistema

Consulta de crianças aguardando vaga

A partir de um dado endereço e do mês e ano de nascimento da criança, ele lista e localiza no mapa os CEIs que atendem aquela faixa etária localizados a uma distância de 1,5 quilômetros (nos casos de crianças em idade de Berçário) ou 2 quilômetros (nos casos de crianças em idade de Mini Grupo). Além disso, ele informa o total de crianças aguardando vaga naquele grupamento naquela área e a quantidade de crianças à espera de vaga em cada CEI.

É importante destacar que o total de crianças aguardando vaga em determinada localização é menor que a soma do total de crianças aguardando vaga em cada Centro de Educação Infantil daquela área. Isso porque uma mesma criança costuma constar no cadastro de espera de várias unidades e o total geral considera cada criança apenas uma vez.

Consulta de vagas remanescentes

Outra funcionalidade do Vaga na Creche é que ele permite a consulta por eventuais vagas livres nos Centros de Educação Infantil (CEIs). A pessoa novamente seleciona o mês e ano de nascimento da criança e opta por uma das três categorias de busca (Distrito, Subprefeitura ou Diretoria Regional de Educação – DRE). Depois, basta escolher a área específica na qual deseja realizar a consulta. A plataforma então informa se há (e quantos e quais são) Centros de Educação Infantil com vagas disponíveis para atendimento àquela faixa etária naquela região (e, em caso positivo, quantas vagas há em cada CEI em questão).

Uma vaga remanescente é aquela que ainda não foi preenchida, para a qual não há crianças encaminhadas aguardando matrícula. Isso geralmente acontece porque a região passou por alguma mudança no seu perfil demográfico e já não há no próprio entorno demanda para as vagas que antes atendiam os moradores da região.

O encaminhamento de crianças que aguardam na fila para o preenchimento das vagas livres (processo chamado de compatibilização) acontece todos os dias no sistema Escola Online (EOL), sem durante à noite. Por isso, pode acontecer de um mesmo Centro de Educação Infantil (CEI), em um dado dia, ter vagas disponíveis e, ao mesmo tempo, ter crianças aguardam na fila. Durante à noite, essas crianças serão encaminhadas para matrícula, e as vagas serão preenchidas. Esse encaminhamento só não acontece quando cadastro das crianças está com pendência – nesse caso, as famílias são avisados para que comparecem à qualquer CEI, no prazo de dez dias, para levar as informações e documentos necessários.

Poder consultar as eventuais vagas remanescentes em todo município permitirá às famílias que ainda não conseguiram uma vaga próxima à sua residência avaliar se a localização das vagas livres atende a sua necessidade mais urgente.

Histórico

A plataforma Vaga na Creche é resultado da evolução do sistema Fila da Creche, que foi lançado em abril de 2018, em versão beta (de teste), como um dos produtos da iniciativa de governo aberto da Secretaria Municipal de Educação.

Nesses 20 meses de uso experimental, mais de 2,2 mil usuários preencheram o formulário de avaliação do Fila da Creche. Os elogios, críticas e sugestões apresentadas por eles, assim como as propostas colhidas na oficina presencial realizada no dia 29 de outubro de 2019 com mães e pais em idade de Berçário e Mini Grupo, contribuíram para o aprimoramento da ferramenta.

O código da ferramenta é aberto e está disponível no repositório de códigos utilizado pela Prefeitura (ir para GitHub – link externo).

Oficina de avaliação do Fila da Creche realizada na Casa do Pátio Digital em 29/10/2019