Ensino Médio - Educomunicação
As linguagens de comunicação e as tecnologias midiáticas têm papel fundamental na formação das novas gerações. São meios para que os estudantes possam expressar a sua criatividade, desenvolver a comunicação, engajar-se coletivamente e integrar suas impressões e pontos de vistas no processo de construção do conhecimento e autoria. A proposta Aprender e Comunicar prevê o desenvolvimento dos conteúdos ligados ao Design Gráfico, Jornal, Rádio e Gestão da Comunicação.
Proposta prevê a criação de projetos de produção de imagens fotográficas. A ideia é promover a educação nos aspectos da cultura visual, possibilitando a produção de imagem como expressão comunicativa, formar para uma leitura crítica das imagens, e vivenciar experiências estéticas com a fotografia. Já proposta Arte e videoperformance prevê a expressão cultural e artística do estudante por meio do audiovisual. O projeto une teatro, fotografia, música, audiovisual a Arte e sua história. As produções desenvolvidas pelos participantes expressa seus sentimentos, sua empatia e visão de mundo.
A difusão de conteúdos cinematográficos para todas faixas etárias da educação básica, visando promover a leitura e reflexão crítica. A proposta possibilita a ampliação de repertório sobre Cinema Brasileiro, Cinema Negro, Socioambiental, Educação em Direitos Humanos, Infância e Audiovisual. Em relação a produção audiovisual a proposta prevê o conhecimentos sobre a linguagem e a técnica para produção de curtas metragem, filme formato Minuto, micro série, filme 1 plano, animação em Stop motion e outros formatos, criação de roteiros, TV Educativa. O audiovisual na formação dos estudantes do Ensino Médio possibilita o aprimoramento das competências com as tecnologias digitais e promove a criatividade.
A proposta prevê conhecimentos para criação de conteúdos para blogs e redes sociais, com ênfase em peças imagéticas, como cards, infográficos e memes, além de postagens verbais, a partir de conhecimentos de webwriting. O projeto incentiva a apropriação crítica e criativa de recursos digitais para a autoexpressão e mobilização da comunidade escolar, a partir das mídias, para temas sociais relevantes.
Proposta prevê o acesso a conhecimentos para checagem de notícias falsas (Fact – Checking) integradas as agências de Notícias Imprensa Jovem. A experiência prevê o desenvolvimento da competência para leitura crítica, pesquisa de conteúdo em diversos suportes e linguagens e a alfabetização midiática informacional.
Por meio da produção jornalística multimídia, os estudantes ampliam canais de comunicação da escola com a sua comunidade. No processo de produção, os alunos e ou alunas repórteres criam pautas de interesse, realizam pesquisa e editam os conteúdos. Os estudantes desenvolvem, de maneira autônoma e colaborativa, suas habilidades críticas e criativas. Saiba mais