Educomunicação Projetos

Whatsapp Image 2021 01 21 At 18.07.23

Projetos de Educomunicação

Educomunicação é o conjunto de ações destinadas a criar e a desenvolver ecossistemas comunicativos abertos e criativos em espaços culturais, midiáticos e educativos formais, não formais e informais, mediados pelas linguagens e processos da comunicação e/ou das artes, bem como pelas tecnologias da informação e comunicação, garantindo as condições para a aprendizagem e o exercício da liberdade de expressão.

O Núcleo de Educomunicação coordena ações formativas que visam apoiar, desenvolver e subsidiar o currículo por meio das linguagens de comunicação e promover o desenvolvimento de projetos de Educomunicação.

 O que pode ser desenvolvido nos Projetos de Educomunicação

  • Agências de Notícias para gestão da comunicação nas escolas;
  • Produções dos estudantes pelos canais de comunicação do Núcleo (site, blogs, redes sociais, eventos regionais etc.);
  • Pesquisa e integração de tecnologias digitais aos processos de formação e desenvolvimento de projetos e ações pedagógicas;
  • Organização e participação em eventos sobre a temática na Cidade de São Paulo.

 

Linguagens abordadas em Projetos de Educomunicação

  • Impressa (boletim informativo, jornal impresso, jornal mural, jornal comunitário, revista, fanzine, história em quadrinhos e fotografia);
  • Radiofônica e televisiva (rádio escolar, webrádio e TV escolar);
  • Audiovisual (cinema, vídeo, cineclube e Stopmotion);
  • Digital (blog, podcast e redes sociais), além de outras formas de comunicação que acompanhem a evolução tecnológica.

Para o desenvolvimento dos projetos e atividades pedagógicas, as unidades educacionais podem fazer uso de tecnologias digitais, softwares livres e recursos educacionais abertos. A elaboração e veiculação das produções são articuladas ao currículo a partir do universo cultural e social dos estudantes.

Quais são os públicos atendidos em Projetos de Educomunicação?

Com todos os educadores da Rede: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, CECIs (Centros de Educação e Cultura Indígena), CIEJA (Centros de Integração e Educação de Jovens e Adultos), EMEBS (Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos)

 

Criado em 2005, o Imprensa Jovem é um projeto desenvolvido por mais de 150 escolas com apoio do Núcleo de Educomunicação. Por meio da produção jornalística multimídia, os estudantes ampliam canais de comunicação da escola com a sua comunidade. No processo de produção, os alunos e ou alunas repórteres criam pautas de interesse, realizam pesquisa e editam os conteúdos. Os estudantes desenvolvem, de maneira autônoma e colaborativa, suas habilidades críticas e criativas.

As coberturas são compartilhadas por meio de blogs, rádios virtuais, canais no Youtube e páginas no Facebook, entre outras mídias sociais. Dessa forma, as agências de notícias formadas pelos alunos potencializam os recursos de comunicação disponíveis, em favor do aluno-repórter numa proposta de comunicação livre e democrática.

As equipes contam com a assessoria do Núcleo e podem participar de cursos de formação à distância, além de realizarem dezenas de coberturas educomunicativas pela Cidade de São Paulo, estando presentes nos principais eventos e iniciativas locais.

Acesse o site do Imprensa Jovem

Número de projetos de educomunicação conforme dados do EOL (Escola On line – SMESP)

2011 – 019  –  2012   –  516  –  2013 –  293  –  2014 – 422   –  2015 – 309  –  2016 – 589

2017 – 794  –  2018 –  273  –  2019 –  417  –  2020  –  185  –  2021 –    128

FAQ - Perguntas frequentes