Educomunicação Conheça

20190508 214513

Educomunicação

Educomunicação é o conjunto de ações destinadas a criar e a desenvolver ecossistemas comunicativos abertos e criativos em espaços culturais, midiáticos e educativos formais, não formais e informais, mediados pelas linguagens e processos da comunicação e/ou das artes, bem como pelas tecnologias da informação e comunicação, garantindo-se as condições para a aprendizagem e o exercício da liberdade de expressão.

Nossas ações

• Desenvolvimento de propostas de formação para educadores com produção de material de apoio didático em diferentes suportes;
  • Apoio ao desenvolvimento de projetos de Educação Integral e em Tempo Integral;
  • Desenvolvimento de Agências de Notícias para gestão da comunicação nas escolas;
  • Acompanhamento dos projetos por meio de visitas técnicas às Unidades Educacionais;
  • Divulgação das produções dos estudantes pelos canais de comunicação do Núcleo (site, blogs, redes sociais, eventos regionais etc.);
  • Pesquisa e integração de tecnologias digitais aos processos de formação e desenvolvimento de projetos e ações pedagógicas;
  • Organização e participação em eventos sobre a temática na Cidade de São Paulo.

• Incentivar o protagonismo infantojuvenil pela e com a comunicação;
  • Desenvolver ações pedagógicas com foco na interdisciplinaridade;
  • Desenvolver a autonomia e a colaboração;
  • Formar para leitura crítica da mídia;
  • Promover a autoria;
  • Desenvolver competências para o uso das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação).

Atuação

Com todos os educadores da Rede: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, CECIs (Centros de Educação e Cultura Indígena), CIEJA (Centros de Integração e Educação de Jovens e Adultos), EMEBS (Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos).

Linguagens

Impressa (boletim informativo, jornal impresso, jornal mural, jornal comunitário, revista, fanzine, história em quadrinhos e fotografia);

Radiofônica e televisiva (rádio escolar, web rádio e TV escolar);

Audiovisual (cinema, vídeo, cineclube e Stopmotion);

Digital (blog, podcast e redes sociais);

Além de outras formas de comunicação que acompanham a evolução tecnológica.

Para o desenvolvimento dos projetos e atividades pedagógicas, as Unidades Educacionais podem fazer uso de tecnologias digitais, softwares livres e recursos educacionais abertos.

A elaboração e veiculação das produções são articulados ao currículo a partir do universo cultural e social dos estudantes.

Imprensa Jovem

Criado em 2005, o Imprensa Jovem é um projeto desenvolvido em mais de 400 escolas com apoio do Núcleo de Educomunicação. Por meio da produção jornalística multimídia, os estudantes ampliam canais de comunicação da escola com a sua comunidade. No processo de produção, os estudantes repórteres criam pautas de interesse da comunidade escolar, realizam pesquisa e editam os conteúdos. Os estudantes desenvolvem, de maneira autônoma e colaborativa, suas habilidades críticas e criativas.

As coberturas são compartilhadas por meio de blogs, rádios virtuais, canais no Youtube e páginas no Facebook, entre outras mídias sociais. Dessa forma, as agências de notícias formadas pelos estudantes potencializam os recursos de comunicação disponíveis, em favor do estudante repórter numa proposta de comunicação livre e democrática.

As equipes contam com a assessoria do Núcleo e podem participar de cursos de formação à distância, realizam dezenas de coberturas educomunicativas pela Cidade de São Paulo, estando presentes nos principais eventos e iniciativas locais

Número de projetos de educomunicação conforme dados do EOL (Escola On line – SMESP)

2011 – 019

2012 –  516