Cronograma


03 de dezembro de 2021

(LIVE) 20 anos de Educomunicação no centenário de Paulo Freire: 19h – 20h

Roda de conversa que busca celebrar e refletir sobre a importância do legado de Paulo Freire nos 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de Educação de São Paulo (RME-SP). Serão apresentados projetos e teorias que buscam colaborar para o protagonismo, a autoria e o desenvolvimento do senso crítico de estudantes e de docentes que atuam na RME-SP.

Mediação: Cícero Ivanilson Silva Gonçalves – Estudante de Direito da PUC-SP e ex-estudante da Rede Pública Municipal de Ensino e da Imprensa Jovem.

Participantes: Claudemir Viana; Elisangela Nunes Cordeiro; Fábio Nepomuceno; Onezio Cruz e Paola Prandini.

Assista:  Clique aqui

 

06 de dezembro de 2021

(LIVE) Estudante tem voz: 12h – 13h

O Programa Imprensa Jovem – fundamentado na Educomunicação – viabilizou o protagonismo e possibilidades de expressão dos estudantes. Os princípios educomunicativos ancoram as ações do Programa e são pautados, dentre outros, no diálogo, alteridade, colaboração e propiciam o pensamento e formação críticos, fato este que implica em novas visões de mundo, direciona a análise apurada dos contextos e amplia perspectivas de transformação social.

Mediação: Janaína Soares Gallo – Formadora do Núcleo de Educomunicação da SME-SP.

Participantes: Ayla Ferreira dos Santos; Arthur Ricardo David Hirche; Carlos Lima; Douglas de Oliveira Calixto; Felipe Costa e Isabel Pereira dos Santos.

Assista:  Clique aqui

 

(OFICINA VIRTUAL) Histórias em Quadrinhos: 16h às 17h30

Esta Oficina propõe apresentar a possibilidade de se utilizar as histórias em quadrinhos como ferramenta educomunicativa para alcançar objetivos pedagógicos. Apresentaremos uma sucinta história das histórias em quadrinhos, a contribuição dos Mangás para se alcançar públicos específicos, a proposta de produção colaborativa, o resgate do traço do desenho que se perdeu com a escolarização, ferramentas digitais e aplicativos para a produção de HQs e a linguagem dos quadrinhos. A Oficina será complementada com o relato bem-sucedido e premiado de um projeto de produção de HQs com alunos da rede.

Mediadores: Carlos Teixeira e Marcos Moreira

Inscrição: Clique aqui

 

(LIVE) Educomunicação Integral, Aberta e Libertária: 19h – 20h 

Essa roda de conversa tem por objetivo discutir como a Educomunicação, enquanto política pública e exercício da livre expressão, vem contribuindo, ao longo desses vinte anos, para a ampliação progressiva do tempo de permanência dos estudantes na escola, preconizada pela LDB e prevista na BNCC, com sugestões de atividades interdisciplinares que ressignificam o currículo escolar e desenvolvem competências e habilidades para novas leituras do mundo.

Mediação: Jamily Vitória – moradora da zona leste de São Paulo e bolsista no Colégio Brasília. Ex-integrante do Imprensa Jovem e, atualmente, Jovem Embaixadora da Inspiring Girls Brasil, uma ONG que conta com o apoio da Educom para divulgação dos cursos e eventos promovidos por ela.

Participantes: Dani Kowalewski; Karla Isabel de Souza; Silene Lourenço.

Assista:  Clique aqui

 

07 de dezembro 2021

(LIVE) Educomunicação Socioambiental: 12h – 13h 

A Educomunicação Socioambiental tem papel fundamental na construção da racionalidade ambiental, que demanda diálogo entre os diferentes tipos de conhecimento, pressupondo uma maior diversidade de conteúdos em contraposição à monotonia dos discursos hegemônicos. Ao partir da perspectiva da comunicação como um direito humano fundamental, a educomunicação se alia à educação ambiental na construção de um mundo mais justo e sustentável, que respeite e valorize a diversidade e todas as formas de vida.

Mediação: Aísha de Souza Melo – ex-estudante da equipe da Imprensa Jovem da EMEF Eliza Rachel Macedo e atualmente estudante na Escola Paulino Nunes Esposo.

Participantes: Carmen Gattás;  (educador/a CECI); Thaís Brianezi

Assista:  Clique aqui

 

[DIÁLOGO] Encontro das Minas – Sessão Inspiring Girls (Mulheres Inspiradoras): 14h -15h

A Inspiring Girls conecta alunas de escolas públicas a “role models”,  mulheres profissionais e economicamente independentes, para inspirar as meninas a escolherem os caminhos profissionais que quiserem e incentivá-las a sonhar cada vez mais alto. A conversa dura cerca de 1 hora e as meninas podem tirar dúvidas e conhecer mais sobre profissões que, na maioria das vezes, jamais pensariam em seguir.

Palestrante: Ana Luiza Motta (Role models)

Atua como Gerente de Engenharia na VTEX, empresa líder em comércio eletrônico na América Latina. Formada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (PB), viveu uma experiência internacional na Clark University, nos Estados Unidos e iniciou a carreira como desenvolvedora de software na Elavon, Inc, no mesmo país. Começou a atuar como Engenheira de Software na VTEX em 2017 e migrou para a área de gestão em seguida, sendo responsável pela condução de um dos times de pagamentos da plataforma.”

Mediação : Estudante Ana Cláudia Rodrigues e  Thais Faria  da Inspiring Girl Brasil

Inscreva-se

 

(OFICINA VIRTUAL) Criação de Equipe Imprensa Jovem: 16h às 17h

O Imprensa Jovem é um projeto reconhecido mundialmente pela Unesco como prática de educação midiática. A proposta da atividade é oferecer ao professor(a) diversas estratégias  para potencializar as aprendizagens dos estudantes por meio da comunicação e suas tecnologias.  No encontro apresentaremos o potencial pedagógico  da criação de entrevistas, coberturas jornalísticas, desenvolvimento da escrita jornalística para promover a interdisciplinaridade  e as competências leitora e escritora dos estudantes.

Mediador: Carlos Lima

Inscrição: Clique aqui

 

[COLETIVA] Imprensa Jovem entrevista Geysa Macedo (1ª bailarina cega do mundo):  17h – 18h

O Imprensa Jovem da EMEF Tatiana Belinky irá conversar com a Geysa Pereira é a 1ª bailarina cega do mundo. Ela atua como  professora na Associação Fernanda Bianchini e no Colégio Vicentino Padre Chico. Geiza perdeu a visão quando era criança por conta de uma meningite. Ela morava em Pernambuco e se mudou para São Paulo com a família em busca da cura da doença. Pela demora no tratamento, a bailarina teve uma atrofia no nervo ótico e ficou cega.  A bailarina é uma das protagonista do documentário Olhando para as Estrelas, de Alexandre Peralta que mostra como vencer barreiras e realizar sonhos.

Para assistir: clique aqui

 

(LIVE) Educomunicação e Artes: 19h – 20h 

Nas formações do Núcleo de Educomunicação (SME/SP), as Artes, por meio do cinema, fotografia, artes cênicas, artes visuais, performances, música, entre outras se inter-relacionam na busca por ações estratégicas. Esta live tratará da presença das Artes nas práticas educomunicativas com convidados e docentes/formadores que atuam em cursos de Fotografia, “Videoperformance”, que trabalha sobretudo com a expressão e com o protagonismo dos sujeitos professores e estudantes e o “Territórios do Corpo, Cultura e Memória, que busca no corpo, a primeira mídia, uma memória individual e coletiva ao mesmo tempo.

Mediação: Laura Fernandes Amaral – Estudante do 9º ano da EMEF Firmino Tibúrcio da Costa Presidente e do grêmio estudantil e Imprensa Jovem.

Participantes: Eliana D’Alessandro; Mauricio Virgulino Silva; e Paula Pagú.

Assista:  Clique aqui

 

08 de dezembro de 2021

[MOSTRA] POP UP de Ideias – Apresentação de projetos dos estudantes dos Estudantes Mediadores dos OD:  9h / 10h / 14h

O projeto Estudante Mediador dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) é uma iniciativa que visa preparar alunos do projeto Imprensa Jovem para desenvolver  intervenções sociais com as mídias na comunidade. São propostas para promover o combate a fake news e a desinformação,  discutir saúde e bem estar e potencializar as competências socioemocionais.  Os estudantes irão submeter suas ideias para um grupo especializado formado pela Unesco, universidades publicas e professores da Rede Municipal de Ensino.

Inscrição: Clique aqui

 

(LIVE) Educomunicação pelas ondas do rádio: 12h – 13h 

O rádio continua presente em nossas vidas e teve seu papel renovado com as tecnologias digitais. A produção e o acesso a conteúdos foram facilitados e ampliados, assim como passaram a ser estimulados pela lógica dos algoritmos. Serão discutidas experiências educomunicativas, a partir de temas como a rádio-escola e os podcasts, considerando a presença da música e da informação no cotidiano escolar.

Mediação: Azarela Gonzalez – participou durante 4 anos do Imprensa Jovem na  EMEF Leonor Mendes de Barros.

Participantes: Anderson Zotesso Rodrigues; Rogério Pelizzari; e Rossini Castro.

Assista:  Clique aqui

 

OFICINA VIRTUAL) Gamificação na Educomunicação: 16h às 17h30

A gamificação na Educomunicação pretende destacar o potencial educativo dos  games em sala de aula, através do mundo lúdico do Games. Compreender questões narrativas em jogos de vídeo game, através das técnicas de criação, utilizando-se técnicas de roteiro, aliadas ao level designer e mecânicas do jogo. Análise de games pelos professores e alunos, como forma de educar e criar novas histórias e novos conteúdos de ensino. A gamificação irá transformar os processos educativos, passando ao aluno o conteúdo da grade escolar, de uma forma mais criativa e atrativa, e que fale a língua desse jovem aluno.

Mediador: André Noro dos Santos

Inscrição: Clique aqui

 

(LIVE) Educomunicação para leitura crítica da mídia: 19h – 20h 

Essa live discute a leitura crítica das mídias num cenário de hiperabundância de informações, buscando ressaltar o papel da educação frente ao desafiador cenário de desordem informacional e disseminação de discursos de ódio e polarização política. Nesse complexo cenário, como identificar informações relevantes e confiáveis e como ensinar professores e estudantes a avaliar criticamente as mensagens midiáticas?

Mediação: Gregory Yuri da Silva Santos  (EMEF João Augusto Breves)

Participantes: Bruno de Oliveira Ferreira; Camila Escudero; Silvia Santos.

Assista:  Clique aqui

 

09 de dezembro de 2021

(LIVE) Mediação tecnológica: 12h – 13h

Mediação: Gabriel Dias – jornalista formado pelo FIAM-FAAM e ex-Imprensa Jovem da EMEF Roberto Mange.

Participantes: Elisiane Alves de Oliveira; Maria Salete Prado Soares; Regina Gavassa.

Assista:  Clique aqui

 

(OFICINA VIRTUAL) Fotografia e Educomunicação: 16h às 17h30

Na oficina será apresentado alguns dos conceitos trabalhados nas formações de fotografia como prática educomunicativa, compartilhando exemplos de atividades de cursistas e propondo uma atividade de fotografia sobre enquadramentos e intencionalidades fotográficas em contextos de educação e em tempos de pandemia.

Mediadoras: Melina Resende e Michele Marques.

Inscrição: Clique aqui

 

(LIVE) Educomunicação e Cinema: 19h – 20h 

Esta roda de conversa pretende refletir sobre a relação entre cinema e educação. Podemos perguntar: de que forma esta relação pode qualificar a práxis em contextos educativos? Como um cineclube na escola contribui para a construção da cultura cinematográfica dos professores e dos estudantes? Como fazer com que se sintam representados na tela? Como levá-los a se expressar pelo audiovisual? Acreditamos que o cinema é potente para que aprendamos a nos colocar no lugar do outro, de modo a compreender que as pessoas podem ter diferentes sentimentos e necessidades.

Mediação: Thiago Chrysó (ex-integrante projeto de Educom EMEF Presidente João Pinheiro)

Participantes: Cláudia Mogadouro; Jefferson Santos; e Rita de Cássia da Silva Leão.

Assista:  Clique aqui

 

10 de dezembro de 2021

(LIVE) Gestão de projetos e processos educomunicativos: 12h – 13h 

Promover a gestão democrática da comunicação em projetos educomunicativos, que estreitam a relação da escola com a comunidade. Desenvolver estratégias para viabilizar as ações a partir da participação e protagonismo dos estudantes.

Mediação: Gabriela Vallim é jornalista, empreendedora e professora de comunicação. Representou o Brasil na ONU. Foi aluna do Imprensa Jovem desde os 13 anos do CEU Azul da Cor do Mar.

Participantes: Alda Ribeiro de Assunção; Eveline Stella de Araujo; e Janaína Monteiro

Assista:  Clique aqui

 

[TALK SHOW] Diálogo parceria universidade e estudantes educomunicadores de São Paulo: 14h – 15h

Talk show Educomunicadores é um bate papo entre  promotores de projetos  com estudantes e professores.  Nesta edição vamos conversar  sobre produção de mídia pelos estudantes de escolas publicas. Convidamos a Faculdade Belas Artes que irá apresentar o projeto Conte Essa História e a Universidade Metodista  irá apresentar a Revista Imprensa Jovem que já está em sua 2ª edição e é produzida em parceria com estudantes do Imprensa Jovem  e de jornalismo da Metodista.

Inscrição: Clique aqui

 

(OFICINA VIRTUAL) Stop Motion: 16h às 17h30

O stop motion é uma técnica de animação que permite animar objetos através de uma sequência de fotos tiradas de um mesmo ponto onde o objeto é movido   em diferentes posições possibilitando assim a ideia de movimento. A produção de um filme de animação é uma experiência que possibilita aos estudantes desenvolverem  habilidades e competência importantes para o seu desenvolvimento integral: criatividade, trabalho em equipe,  pensamento crítico, senso estético, comunicação, argumentação, cultura digital, responsabilidade e empatia, Por isso tem se mostrado como uma atividade educomunicativa relevante  para ser desenvolvida em sala de aula. O/A participante também  aprenderá como  fazer uma animação usando aplicativo de stop motion  gratuito tanto para celular como para tablet.

Mediadora: Marta Russo

 

Inscrição: Clique aqui

(LIVE) Educomunicação e Produção Audiovisual: 19h – 20h 

A live abordará conceitos, experiências e práticas que articulam produção e análise de obras audiovisuais, de diferentes naturezas e formatos, com o intuíto de impulsionar a criação, o debate e a análise crítica das mídias no contexto escolar.

Mediação: Nathaly Monteiro – Tina Cratz tem 22 anos e trabalha com a comunicação social desde o ensino fundamental, participando de projetos e eventos sociais. MC na cultura hip hop, fotógrafa, produtora cultural, jornalista, arte-educadora e cursa Rádio e TV no UNASP.

Participantes: Diogo Noventa; Mariza Pinto e Marcos Yoshi.

Assista:  Clique aqui