EDUCOM SP - 20 anos de Educomunicação em São Paulo

Programação
03 de dezembro de 2021
O projeto Estudante Mediador dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) é uma iniciativa que visa preparar alunos do projeto Imprensa Jovem para desenvolver intervenções sociais com as mídias na comunidade. São propostas para promover o combate a fake news e a desinformação, discutir saúde e bem estar e potencializar as competências socioemocionais. Os estudantes irão submeter suas ideias para um grupo especializado formado pela Unesco, universidades publicas e professores da Rede Municipal de Ensino.
Convidados
Lisa Costa – Secretaria Estadual da Juventude de Mato Grosso do Sul
Lucilene Varandas – Diretoria Regional de Educação de Butantã
Mariana Alcalay – Unesco
Marcela Bergamine – Diretoria Regional de Educação de Capela do Socorro
Edneia Oliveira – Unesco
Raija Almeida – Universidade Federal de Campina Grande
Luciano Leao – Diretoria Regional de Educação de Guaianases
Escolas participantes
Mostra 15/12 – 10 horas
EMEF Raimundo Correia
EMEF Roquette Pinto
EMEF Padre Antônio Vieira
EMEF Aurelio Arrobas Martins
CEI Jd Reimberg
EMEF PlÍnio Salgado
Mostra 15/12 – 19 horas
EMEF Dom Veremundo Toth
EMEF Mailson Delane
EMEI Elisa Kauffmann Abramovich
CEU EMEF Senador Teotônio Vilela
EMEI PROF Elisiario Rodrigues de Souza
EMEF Amadeu Mendes
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O rádio continua presente em nossas vidas e teve seu papel renovado com as tecnologias digitais. A produção e o acesso a conteúdos foram facilitados e ampliados, assim como passaram a ser estimulados pela lógica dos algoritmos. Serão discutidas experiências educomunicativas, a partir de temas como a rádio-escola e os podcasts, considerando a presença da música e da informação no cotidiano escolar.
Mediação: Azarela Gonzalez – participou durante 4 anos do Imprensa Jovem na EMEF Leonor Mendes de Barros.
Participantes: Anderson Zotesso Rodrigues; Rogério Pelizzari; e Rossini Castro.
Anderson Zotesso é mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (Bolsista CAPES). Possui graduação em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo. Professor convidado do laboratório de Rádio do Curso de Cultura e Meios de Comunicação – Lato Sensu PUC/ COGEAE/ SEPAC , entre outros cursos de curta duração (2007 a 2015); Agente Cultural Concursado da Prefeitura Municipal de Hortolândia; Formador credenciado pela Secr. Municipal de Educação de SP – Núcleo de Educomunicação (desde 2012) e Dramaturgo, ator e produtor no Gato Coletivo Artístico. Especializado em Ensino de Rádio, Teatro Popular e Produção Cultural.
Rogério Pelizzari é doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, jornalista e publicitário, pesquisa as referências musicais dos estudantes da educação básica e é formador pela PMSP.
Rossini de Araujo Castro é professor da RME. Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de São Paulo (2002), graduação em Artes Cênicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988) e mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010) e Pedagogia pela UNESP (2018).
Imprensa Jovem convidada: EMEF Romão Gomes
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A gamificação na Educomunicação pretende destacar o potencial educativo dos games em sala de aula, através do mundo lúdico do Games. Compreender questões narrativas em jogos de vídeo game, através das técnicas de criação, utilizando-se técnicas de roteiro, aliadas ao level designer e mecânicas do jogo. Análise de games pelos professores e alunos, como forma de educar e criar novas histórias e novos conteúdos de ensino. A gamificação irá transformar os processos educativos, passando ao aluno o conteúdo da grade escolar, de uma forma mais criativa e atrativa, e que fale a língua desse jovem aluno.
Mediador: André Noro dos Santos é doutorado e Mestrado em Comunicação e Semiótica e Estudos Orientais (PUC -SP). Educomunicador, Roteirista atuando nos campos do audiovisual, cinema e gamificação, Publicitário e Videomaker. Atua em Formações de Professores, pela Prefeitura de São Paulo – SP (SME).
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Essa live discute a leitura crítica das mídias num cenário de hiperabundância de informações, buscando ressaltar o papel da educação frente ao desafiador cenário de desordem informacional e disseminação de discursos de ódio e polarização política. Nesse complexo cenário, como identificar informações relevantes e confiáveis e como ensinar professores e estudantes a avaliar criticamente as mensagens midiáticas?
Mediação: Gregory Yuri da Silva Santos (EMEF João Augusto Breves)
Participantes: Bruno de Oliveira Ferreira; Camila Escudero; Silvia Santos.
Bruno de Oliveira Ferreira é jornalista e professor. Mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Educomunicação pela ECA/USP. É assessor pedagógico do Programa EducaMídia, do Instituto Palavra Aberta e autor do livro Jornalismo e educação – competências necessárias à prática educomunicativa, a ser lançado em fevereiro de 2022.
Camila Escudero é jornalista e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. Pesquisadora associada do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Membro da equipe de formadores do Núcleo de Educomunicação da Prefeitura de São Paulo.
Silvia Santos é especialista em mídias na Educação, Educomunicadora e Professora da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, atuando na Educação Infantil (4 e 5 anos)
Imprensa Jovem convidada: EMEF Arthur Alvim
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Roda de conversa que busca celebrar e refletir sobre a importância do legado de Paulo Freire nos 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de Educação de São Paulo (RME-SP). Serão apresentados projetos e teorias que buscam colaborar para o protagonismo, a autoria e o desenvolvimento do senso crítico de estudantes e de docentes que atuam na RME-SP.
Mediação: Cícero Ivanilson Silva Gonçalves – Estudante de Direito da PUC-SP e ex-estudante da Rede Pública Municipal de Ensino e da Imprensa Jovem.
Participantes: Claudemir Viana; Elisangela Nunes Cordeiro; Fábio Nepomuceno; Onezio Cruz e Paola Prandini.
Claudemir Viana é docente da Licenciatura em Educomunicação e na Pós-Graduação da ECA-USP. Coordenador do NCE – Núcleo de Comunicação e Educação da USP e Secretário-Executivo da ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.
Elisangela Nunes Cordeiro é especialista em Psicossociologia da Juventude e Políticas Públicas (FESP-SP). Atuou na ONG Viração Educomunicação e atualmente é professora no CEI Olga Benário Prestes em que desenvolve o projeto Enraizando para FloreSer, que conta com o podcast Tatu do Bem.
Fabio Nepomuceno é educomunicador pioneiro em projetos de Imprensa Jovem, professor de língua portuguesa, diretor da escola Luiz David Sobrinho na DRE Pirituba, onde desenvolve projetos como a Semana do Estudante e a Semana Dandara.
Onezio Cruz é ilustrador e professor de Arte da Rede Municipal. Colaborador com ilustrações para o Projeto Educom. Atua na região da DIPED Guaianases.
Paola Prandini é formadora do Núcleo de Educomunicação da SME-SP e doutoranda em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Diretora cultural da ABPEducom, integrante do NCE-USP e co-fundadora da Afroeducação e da consultoria Afeto.
Imprensa Mirim convidada: EMEI Agenor de Oliveira – Cartola
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06 de dezembro de 2021
O Programa Imprensa Jovem – fundamentado na Educomunicação – viabilizou o protagonismo e possibilidades de expressão dos estudantes. Os princípios educomunicativos ancoram as ações do Programa e são pautados, dentre outros, no diálogo, alteridade, colaboração e propiciam o pensamento e formação críticos, fato este que implica em novas visões de mundo, direciona a análise apurada dos contextos e amplia perspectivas de transformação social.
Mediação: Janaína Soares Gallo – Formadora do Núcleo de Educomunicação da SME-SP.
Participantes: Ayla Ferreira dos Santos; Arthur Ricardo David Hirche; Carlos Lima; Douglas de Oliveira Calixto; Felipe Costa e Isabel Pereira dos Santos.
Ayla Ferreira dos Santos tem 15 anos de idade, estudante de Desenvolvimento de Sistemas, ex-Imprensa Jovem e entusiasta da Educação.
Arthur Ricardo David Hirche tem 16 anos, estuda no Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Pirituba, faz parte da Associação de Pintores com a Boca e os Pés e integrou o projeto Imprensa Jovem da EMEF Pedro Américo.
Carlos Lima é formado em Letras pela Universidade Cruzeiro do Sul, especialista em Educomunicação pela ECA e radialista pelo SENAC. Coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Douglas de Oliveira Calixto é doutorando em Comunicação pela USP, Mestre em Comunicação pela USP. Atualmente atua como Grant Manager da Porticus Latin America e como Formador do Núcleo de Educomunicação da SME-SP.
Felipe Costa é coordenador pedagógico e, atualmente, está na direção do Núcleo Técnico de Currículo da SME-SP, ao qual está vinculado o Núcleo de Educomunicação. Doutor em Educação pela USP.
Isabel Pereira dos Santos é doutora e mestra pela Universidade de São Paulo. Pesquisas e projetos relacionados à Educação a Distância, Tecnologia educacional e Formação de Professores desde 1993. Formadora do Núcleo de Educomunicação da SME-SP, desde 2011. Pesquisadora do Grupo de Epistemologia ECA/USP. Pesquisadora colaboradora do NCE/USP e sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.
Imprensa Jovem convidada: EMEF Prof. Maria Aparecida Vilasboas
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Esta Oficina propõe apresentar a possibilidade de se utilizar as histórias em quadrinhos como ferramenta educomunicativa para alcançar objetivos pedagógicos. Apresentaremos uma sucinta história das histórias em quadrinhos, a contribuição dos Mangás para se alcançar públicos específicos, a proposta de produção colaborativa, o resgate do traço do desenho que se perdeu com a escolarização, ferramentas digitais e aplicativos para a produção de HQs e a linguagem dos quadrinhos. A Oficina será complementada com o relato bem-sucedido e premiado de um projeto de produção de HQs com alunos da rede.
Mediadores: Carlos Teixeira e Marcos Moreira
Carlos Antonio Teixeira é Pedagogo, Pós-doutor ECA-USP, Especialista em Cultura e Divulgação Científica. Formador no Núcleo de Educomunicação da SME-SP. Coordenador a produão de revistas em quadrinhos de divulgação da ciência e da página www.claraciencia.org.
Marcos Moreira é formado em Letras e graduando em Pedagogia. Quadrinista, Ilustrador e Escritor. Professor da rede municipal de São Paulo e mediador de oficinas de Quadrinhos, Produção de Vídeo e Imprensa Jovem. Redator do portal Manda@Letra.
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Essa roda de conversa tem por objetivo discutir como a Educomunicação, enquanto política pública e exercício da livre expressão, vem contribuindo, ao longo desses vinte anos, para a ampliação progressiva do tempo de permanência dos estudantes na escola, preconizada pela LDB e prevista na BNCC, com sugestões de atividades interdisciplinares que ressignificam o currículo escolar e desenvolvem competências e habilidades para novas leituras do mundo.
Mediação: Jamily Vitória – moradora da zona leste de São Paulo e bolsista no Colégio Brasília. Ex-integrante do Imprensa Jovem e, atualmente, Jovem Embaixadora da Inspiring Girls Brasil, uma ONG que conta com o apoio da Educom para divulgação dos cursos e eventos promovidos por ela.
Participantes: Dani Kowalewski; Karla Isabel de Souza; Silene Lourenço.
Dani Kowalewski é professora e pesquisadora nas áreas de Educação, Filosofia e Sociologia. Atuou em formação de professores, gestão escolar, convívio escolar, mediação de conflitos e direitos humanos.
Karla Isabel de Souza é formadora na Prefeitura de São Paulo. Atua na área de novas tecnologias, games, gamificação e também em formações sobre direitos autorais. Pedagoga e pós-doutora em educação e tecnologia.
Silene Lourenço é formada em História e Mestre em Comunicação e Mercado, tem longa experiência como professora da rede pública e particular de ensino e gestão de projetos educomunicativos. É formadora do Núcleo de Educomunicação da SME-SP.
Imprensa Jovem convidada: EMEF Roberto Mange
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07 de dezembro 2021
A Educomunicação Socioambiental tem papel fundamental na construção da racionalidade ambiental, que demanda diálogo entre os diferentes tipos de conhecimento, pressupondo uma maior diversidade de conteúdos em contraposição à monotonia dos discursos hegemônicos. Ao partir da perspectiva da comunicação como um direito humano fundamental, a educomunicação se alia à educação ambiental na construção de um mundo mais justo e sustentável, que respeite e valorize a diversidade e todas as formas de vida.
Mediação: Aísha de Souza Melo – ex-estudante da equipe da Imprensa Jovem da EMEF Eliza Rachel Macedo e atualmente estudante na Escola Paulino Nunes Esposo.
Participantes: Carmen Gattás; Marcio Verá Mirim; Thaís Brianezi.
Carmen Gattás possui Licenciatura em Filosofia pela Unesp (1986), mestrado em Filosofia pela PUC-SP (2001), doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2015) e atualmente é pós-doutoranda em EA no IB/USP. É formadora de professores, na modalidade a distância, no Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME/SP).
Marcio Verá Mirim, liderança indígena da etnia Guarani Nhandeva, na aldeia Yvi Porã-Jaraguá. Participa do programa de Proteção Socioambiental com a preservação de abelhas sem ferrão, reflorestamento, o cultivo de banana, plantas nativas e erva mate.
Thaís Brianezi é jornalista, com mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas e doutorado em Ciência Ambiental também pela Universidade de São Paulo. É membro fundadora da International Environmental Communication Association (IECA), da Escola de Ativismo e conselheira do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA), além de integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEDUCOM). Desde julho de 2016 trabalha na Prefeitura de São Paulo, na carreira de analista de políticas públicas e gestão governamental, e atualmente integra a equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental e Cultura de Paz da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (UMAPAZ/SVMA).
Imprensa Jovem convidada: EMEF Mailson Delane
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A Inspiring Girls conecta alunas de escolas públicas a “role models”, mulheres profissionais e economicamente independentes, para inspirar as meninas a escolherem os caminhos profissionais que quiserem e incentivá-las a sonhar cada vez mais alto. A conversa dura cerca de 1 hora e as meninas podem tirar dúvidas e conhecer mais sobre profissões que, na maioria das vezes, jamais pensariam em seguir.
Palestrante (Role Model)
Ana Luiza Motta
Atua como Gerente de Engenharia na VTEX, empresa líder em comércio eletrônico na América Latina. Formada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (PB), viveu uma experiência internacional na Clark University, nos Estados Unidos e iniciou a carreira como desenvolvedora de software na Elavon, Inc, no mesmo país. Começou a atuar como Engenheira de Software na VTEX em 2017 e migrou para a área de gestão em seguida, sendo responsável pela condução de um dos times de pagamentos da plataforma.”
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O Imprensa Jovem é um projeto reconhecido mundialmente pela Unesco como prática de educação midiática. A proposta da atividade é oferecer ao professor(a) diversas estratégias para potencializar as aprendizagens dos estudantes por meio da comunicação e suas tecnologias. No encontro apresentaremos o potencial pedagógico da criação de entrevistas, coberturas jornalísticas, desenvolvimento da escrita jornalística para promover a interdisciplinaridade e as competências leitora e escritora dos estudantes.
Mediador: Carlos Lima
Carlos Lima é formado em Letras pela Universidade Cruzeiro do Sul, especialista em Educomunicação pela ECA e radialista pelo SENAC. Coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
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O Imprensa Jovem da EMEF Tatiana Belinky irá conversar com a Geysa Pereira é a 1ª bailarina cega do mundo. Ela atua como professora na Associação Fernanda Bianchini e no Colégio Vicentino Padre Chico. Geiza perdeu a visão quando era criança por conta de uma meningite. Ela morava em Pernambuco e se mudou para São Paulo com a família em busca da cura da doença. Pela demora no tratamento, a bailarina teve uma atrofia no nervo ótico e ficou cega. A bailarina é uma das protagonista do documentário Olhando para as Estrelas, de Alexandre Peralta que mostra como vencer barreiras e realizar sonhos.
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Nas formações do Núcleo de Educomunicação (SME/SP), as Artes, por meio do cinema, fotografia, artes cênicas, artes visuais, performances, música, entre outras se inter-relacionam na busca por ações estratégicas. Esta live tratará da presença das Artes nas práticas educomunicativas com convidados e docentes/formadores que atuam em cursos de Fotografia, “Videoperformance”, que trabalha sobretudo com a expressão e com o protagonismo dos sujeitos professores e estudantes e o “Territórios do Corpo, Cultura e Memória, que busca no corpo, a primeira mídia, uma memória individual e coletiva ao mesmo tempo.
Mediação: Laura Fernandes Amaral – Estudante do 9º ano da EMEF Firmino Tibúrcio da Costa Presidente e do grêmio estudantil e Imprensa Jovem.
Participantes: Eliana D’Alessandro; Mauricio Virgulino Silva; e Paula Pagú.
Eliana D’Alessandro é mestra em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, Formadora do Núcleo de Educomunicação da PMSP.
Mauricio Virgulino Silva é vice-presidente da ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação) e colaborador do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP). Doutor em Artes pelo PPGAV da Escola de Comunicações e Artes da USP e Licenciado em Educomunicação pela ECA/USP (2016). É formador do Núcleo de Educomunicação, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Paula Pagú é professora Orientadora de Sala de Leitura e Contadora de História. Formada em Letras, Pedagogia, Psicanálise e Filosofia. Coordenadora dos projetos AEL, Grêmio Estudantil e Imprensa Jovem da EMEF Firmino Tibúrcio da Costa.
Imprensa Jovem convidada: EMEF Sebastião Nogueira
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08 de dezembro de 2021
09 de dezembro de 2021
No mundo de hoje as tecnologias são importantes no processo de formação dos estudantes. Os projetos de Educomunicação desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo promovem o desenvolvimento de projetos que possibilitam o uso criativo das tecnologias digitais e da internet para potencializar a expressão da comunicação dos estudantes. Partindo do pressuposto de que a mediação tecnológica na escola deve contemplar tanto os processos comunicativos quanto educativos, vamos discutir o papel que a mediação tecnológica assume na Prefeitura de São Paulo, as transformações por que passa o processo de ensino e aprendizagem, o papel das tecnologias no desenvolvimento dos projetos com as mídias, a formação educomunicativa dos estudantes em ambientes virtuais e o ensino híbrido.
Mediação: Gabriel Dias – jornalista formado pelo FIAM-FAAM e ex-Imprensa Jovem da EMEF Roberto Mange.
Participantes: Elisiane Alves de Oliveira; Maria Salete Prado Soares; Regina Gavassa.
Elisiane Alves de Oliveira é mestre em Ciências pela FFLCH/USP-SP, especializada em Tópicos de Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa pela Unitau-SP, licenciada em Letras pela Univap- SP. Coordenou projetos no Centro Paula Souza (Etec e Fatec) Formadora do núcleo de Educomunicação de SME
Maria Salete Prado Soares é mestra em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, graduada e licenciada em Letras-Português pela FFLCH/USP e bacharel em Comunicação Social pela FAAP. Conteudista e professora da pós-graduação no SENAC. Formadora do Núcleo de Educomunicação da SME-SP.
Regina Gavassa Mestre em Educação: Currículo na linha de Novas Tecnologias, Especialista em Informática Educativa, Especialista em Mídias na Educação, Graduada em Estudos Socias, Graduada em Pedagogia, Atua no Núcleo Técnico de Currículo – Tecnologias para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Imprensa Jovem convidada: EMEF Pedro Américo
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Na oficina será apresentado alguns dos conceitos trabalhados nas formações de fotografia como prática educomunicativa, compartilhando exemplos de atividades de cursistas e propondo uma atividade de fotografia sobre enquadramentos e intencionalidades fotográficas em contextos de educação e em tempos de pandemia.
Mediadoras: Melina Resende e Michele Marques.
Melina Resende é especialista em arte-educação (CEUMA/USP), licenciada em Fotografia (Senac/SP). Atua como formadora do Núcleo de Educomunicação (SME-SP), arte-educadora na Fábrica de Cultura e fotógrafa.
Michele Marques Pereira é mestra em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e formadora do Núcleo de Educomunicação.
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Esta roda de conversa pretende refletir sobre a relação entre cinema e educação. Podemos perguntar: de que forma esta relação pode qualificar a práxis em contextos educativos? Como um cineclube na escola contribui para a construção da cultura cinematográfica dos professores e dos estudantes? Como fazer com que se sintam representados na tela? Como levá-los a se expressar pelo audiovisual? Acreditamos que o cinema é potente para que aprendamos a nos colocar no lugar do outro, de modo a compreender que as pessoas podem ter diferentes sentimentos e necessidades.
Mediação: Thiago Chrysó (ex-integrante projeto de Educom EMEF Presidente João Pinheiro)
Participantes: Cláudia Mogadouro; Jefferson Santos; e Rita de Cássia da Silva Leão.
Cláudia Mogadouro é historiadora, com especialização, mestrado e doutorado pela ECA-USP. Criadora e coordenadora do Grupo Cinema Paradiso (1995) e do Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação (2016). Formadora audiovisual de Professores da rede municipal de São Paulo. Pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP, do CINEDUC e da ABPEducom.
Jefferson Santos é formador do Núcleo de Educomunicação e Artista Orientador em Artes Visuais do programa Vocacional da Secretaria de Cultura de São Paulo. Pedagogo com especialização em educomunicação pela ECA-USP e mestrado em educação pela FE-USP. É associado e co-fundador da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN).
Rita de Cássia da Silva Leão é formadora do Núcleo de Educomunicação – SME-SP e tutora no curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo. Antropóloga com mestrado e doutorado pela PUC/SP, com pesquisa sobre a obra do cineasta alemão Werner Herzog. Participa do Coletivo Janela Aberta de Cinema & Educação.
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10 de dezembro de 2021
Promover a gestão democrática da comunicação em projetos educomunicativos, que estreitam a relação da escola com a comunidade. Desenvolver estratégias para viabilizar as ações a partir da participação e protagonismo dos estudantes.
Mediação: Gabriela Vallim é jornalista, empreendedora e professora de comunicação. Representou o Brasil na ONU. Foi aluna do Imprensa Jovem desde os 13 anos do CEU Azul da Cor do Mar.
Participantes: Alda Ribeiro de Assunção; Eveline Stella de Araujo; e Janaína Monteiro (educadora da EMEF Duque de Caxias).
Alda Ribeiro é jornalista e pedagoga. Mestre em Educação e Currículo, pela PUC SP. Experiência com formação de professores no uso de mídias, em ambientes formais e não formais de educação, presencialmente e a distância. Formadora do Núcleo de Educomunicaçao, da Secretaria Municipal de São Paulo.
Eveline Araujo é jornalista, mestre em Antropologia Social (UFPR), Doutora em Saúde Pública (USP), doutoranda em Comunicação (PPGCOM-UFPR).Pesquisadora na Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica (IEA-USP), diretora do Cine Tornado Festival e educomunicadora, na SME-SP.
Janaína Monteiro é educomunicadora, professora orientadora de Educação Digital (POED) e Professora de Geografia – EMEF Duque de Caxias (DRE-IPIRANGA).
Imprensa Jovem convidada: EMEF Leonor Mendes Barros
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Talk show Educomunicadores é um bate papo entre promotores de projetos com estudantes e professores. Nesta edição vamos conversar sobre produção de mídia pelos estudantes de escolas públicas. Convidamos a Faculdade Belas Artes que irá apresentar o projeto Conte Essa História e a universidade Metodista que irá apresentar a Revista Imprensa Jovem e a Coordenadoria de CEUS e Educação Integral (COCEU) vai apresentar o Festival Anima SP.
Mediação: Sara Beatriz, estudante de jornalismo que participou do Imprensa Jovem
É uma estudante de jornalismo do 4° semestre no Centro Universitário Belas Artes, onde desenvolve iniciação científica tendo como tema a política brasileira. Faz parte do projeto de extensão Conte Essa História desde o início em 2020. Antes disso, no ensino fundamental, fez parte do Imprensa Jovem, como estudante da Escola Marili Dias.
Participantes
Valdecir da Silva – SME/COCEU
Especialista em Tecnologias para Aprendizagem pelo SENAC;
Professor de Ensino Fundamental I e Educação Infantil na RMESP;
Atua no Núcleo Técnico de Articulação de Ações da Coordenadoria dos CEUs – COCEU/SMESP.
Professor universitário da Belas Artes e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Na Belas Artes, junto com o prof. Pedro Ortiz, desenvolve o projeto de extensão Conte Essa História, voltado ao combate de fake news entre jovens. É doutor em comunicação e semiótica pela PUC-SP, pesquisa, leciona e gera conteúdo em áreas que conectam comunicação à criatividade, entretenimento e educação. Tem livros e artigos publicados e, em 2019, recebeu uma Menção Honrosa na Universidade Mackenzie pela atuação em empreendedorismo e inovação.
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O stop motion é uma técnica de animação que permite animar objetos através de uma sequência de fotos tiradas de um mesmo ponto onde o objeto é movido em diferentes posições possibilitando assim a ideia de movimento. A produção de um filme de animação é uma experiência que possibilita aos estudantes desenvolverem habilidades e competência importantes para o seu desenvolvimento integral: criatividade, trabalho em equipe, pensamento crítico, senso estético, comunicação, argumentação, cultura digital, responsabilidade e empatia, Por isso tem se mostrado como uma atividade educomunicativa relevante para ser desenvolvida em sala de aula. O/A participante também aprenderá como fazer uma animação usando aplicativo de stop motion gratuito tanto para celular como para tablet.
Mediadora: Marta Russo é formada em Artes Visuais pela Universidade Mackenzie e Pós-graduada em Educomunicação na ECA-USP. Formadora de Educadores da Secretaria Municipal de Educação em Produção Audiovisual na Educação, Linguagens e Educação Midiática. Coordenadora oficinas de Animação Stop Motion no Programa PONTOS MIS (Museu da Imagem e do Som) Programa de fomento ao audiovisual em todo o Estado de São Paulo.
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A live abordará conceitos, experiências e práticas que articulam produção e análise de obras audiovisuais, de diferentes naturezas e formatos, com o intuíto de impulsionar a criação, o debate e a análise crítica das mídias no contexto escolar.
Mediação: Nathaly Monteiro – Tina Cratz tem 22 anos e trabalha com a comunicação social desde o ensino fundamental, participando de projetos e eventos sociais. MC na cultura hip hop, fotógrafa, produtora cultural, jornalista, arte-educadora e cursa Rádio e TV no UNASP.
Participantes: Diogo Noventa; Mariza Pinto e Marcos Yoshi.
Diogo Noventa é cineasta, diretor teatral e educomunicador. Formado em audiovisual com especialização em Comunicação e Educação. Mestre em Filosofia pela USP.
Mariza Pinto é professora com especialização em Linguagens da Arte e cineasta. Atua no Núcleo Educom/SME-SP, no “Coletivo Mosaico” de produção audiovisual e no “Grupo Arte e Cultura” LGBTQIAP+.
Marcos Yoshi é cineasta, doutorando em cinema na USP. Formador de audiovisual no Núcleo de Educomunicação – SME-SP.
Imprensa Jovem convidada: EMEF Henrique Souza Filho Henfil
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