EDUCOM SP 2021


Evento celebra 20 anos de educomunicação em São Paulo

A Educomunicação completa 20 anos de existência na rede municipal de educação de São Paulo. Mais de 25 mil professores e 60 mil estudantes foram capacitados(as) em ações de educação para a comunicação e em projetos multimídia colaborativos, desenvolvidos em escolas, nas quais crianças, adolescentes, jovens e adultos(as) exercem autoria, participação e protagonismo.

Para refletir sobre o legado de duas décadas de Educomunicação desenvolvidas no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), o seu Núcleo de Educomunicação promove, entre 3 e 10 de dezembro de 2021, o evento EDUCOM SP – 20 anos de educomunicação em São Paulo, durante o Centenário de Paulo Freire, uma oportunidade para compreender a abrangência desse paradigma e sua contribuição para o desenvolvimento de competências cidadãs, a partir das mídias, no contexto da educação básica.

O evento, totalmente on-line, contará com 11 lives – conversas entre estudantes que participam, atualmente, do Programa Imprensa Jovem, que envolve cerca de 2,5 mil estudantes em mais de 150 projetos de educomunicação da rede, e especialistas que atuam como formadores de professores em diversas perspectivas no campo da educomunicação: direitos humanos, leitura crítica dos meios, cidadania a partir da comunicação e das mídias e linguagens midiáticas (como produção audiovisual, fotografia e podcasts). 

Haverá ainda, das 16h às 17h30, oficinas temáticas sobre: Histórias em Quadrinhos (06/12), Criação de Equipe Imprensa Jovem (07/12), Gamificação na Educomunicação (08/12), Fotografia e Educomunicação (09/12) e Stop Motion (10/12).

“A Educomunicação garante o direito à participação dos estudantes de forma alinhado à promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS),  fortalecendo a implementação do Currículo da Cidade de São Paulo.  O EDUCOM-SP é, além de uma celebração desta história, um marco para educação com e para comunicação na escola municipal, frente aos desafios na pandemia e no pós-pandemia, que pretende focar a empatia e a escuta como potências para delinear uma trajetória de valorização das ideias e percepções dos estudantes”, afirma o Prof. Carlos Alberto Mendes de Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME-SP.

Para acompanhar as lives do evento, basta acessar o canal do YouTube do Núcleo Técnico de Currículo, da SME-SP. As oficinas serão realizadas pelo Google Meet e exigem inscrição prévia para participar. Você pode se inscrever nas oficinas aqui e conferir a programação completa do evento neste link.

Justificativa

No Centenário de Paulo Freire, a Educomunicação celebra 20 anos na Rede Municipal de Educação de São Paulo (RME-SP). Uma trajetória marcada pelo desenvolvimento de projetos que promovem a participação com protagonismo, autoria e desenvolvimento do senso crítico de estudantes, reconhecida pela Unesco como proposta de referência mundial de Educação Midiática. Ao longo de duas décadas, a proposta se tornou política pública de Educação na cidade pela Lei 13.941/2004 – Educom Nas Ondas do Rádio, sistematizada as ações na SME com as portarias  nº 5972 – Nas Ondas do Rádio e Programa Imprensa Jovem (Nº 7991). 

A proposta de Educomunicação na rede potencializou a Educação Integral, promoveu inclusão, construiu pontes para que estudantes de toda Educação Infantil, Educação Básica, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, atendidos(as) pela RME pudessem expressar o seu direito universal à comunicação no espaço escolar e criou uma atmosfera propícia para o engajamento social para o desenvolvimento de projetos de intervenção social nos seus territórios e em toda cidade. 

A construção de um novo paradigma na educação pública só foi possível com o envolvimento de professores, que foram apoiados nos processos de formação continuada que vem estruturando uma cultura na RME que valoriza a máxima que o estudante tem voz e precisa não só ser ouvido, mas ter suas ideias acolhidas pela rede. Foi a contribuição de estudantes-educomunicadores do projeto Imprensa Jovem que colaborou para a matriz dos saberes do Currículo da Cidade. 

A finalidade da Educomunicação é garantir direitos à participação alinhados à promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fortalecendo o Currículo da Cidade de São Paulo. O Educom SP é, além de uma celebração desta história, um marco para educação com e para comunicação na escola municipal frente aos desafios na pandemia e no pós-pandemia, que pretende focar a empatia e a escuta como potências para delinear uma trajetória de valorização das ideias e percepções dos estudantes. 

Objetivos 

– Promover a formação de profissionais da educação em práticas educomunicativas; 

– Fortalecer ações dos projetos de Educomunicação na Educação Integral;

– Contribuir para a articulação pedagógica dos projetos educomunicativos como  Currículo da Cidade de São Paulo;

– Visibilizar práticas educomunicativas desenvolvidas pelas unidades educacionais; 

– Celebrar a trajetória de Educomunicação na Rede Municipal de Ensino ao longo de duas décadas.

Conteúdos

– O papel e protagonismo e a participação de estudantes nos projetos de Educomunicação da Rede Municipal de Ensino; 

– Áreas de intervenção dos processos educomunicativos;

– Gestão de projetos Educomunicativos; 

– A cultura digital em processos educomunicativos.