• Ir para Facebook da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Instagram da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Twitter da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para YouTube da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo

Formas de Atendimento

EJA – Regular

Adultos sentados em mesa circular com material escolar

É oferecida nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs) e Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos EMEBs. Tem como objetivo ampliar as oportunidades de acesso à educação e de conclusão do Ensino Fundamental.

O curso é presencial, tem duração de 4 anos e está dividido em quatro Etapas: Etapa Alfabetização (2 semestres), Etapa Básica (2 semestres), Etapa Complementar (2 semestres) e Etapa Final (2 semestres). Cada etapa tem duração de 200 dias letivos.

Os jovens e adultos que desejarem se matricular ou que quiserem indicar pessoas aos cursos devem procurar as Escolas Municipais mais próximas de seu interesse, fazer cadastro e efetivar matrícula (saiba mais na Carta de Serviços da Prefeitura, disponível no Portal SP 156 – ir para Fazer inscrição na Educação de Jovens e Adultos).


EJA Modular

Imagem com dois adultos escrevendo

É oferecida nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) inscritas no Projeto “EJA Modular” e tem como objetivo ampliar as oportunidades de acesso à educação e de conclusão do Ensino Fundamental, por meio de flexibilidade curricular e do tempo de atendimento.

A EJA Modular é um curso presencial, que apresenta uma adequação dos componentes curriculares obrigatórios organizados em módulos de 50 dias letivos e também atividades de enriquecimento curricular.

É realizada em quatro Etapas: Alfabetização, Básica, Complementar e Final. Cada Etapa é composta por 4 Módulos independentes e não sequenciais, cada um com 50 dias letivos. Os módulos se desenvolvem em encontros diários de 2 horas e 15 minutos (3 horas/aula). A complementação da carga horária diária, de 1 hora e 30 minutos (2 horas/aula), é composta por atividades do enriquecimento curricular de presença optativa para os estudantes.

A matrícula dos jovens e adultos nesta forma de atendimento pode ser feita nas Unidades Educacionais que desenvolvem este projeto (saiba mais na Carta de Serviços da Prefeitura, disponível no Portal SP 156 – ir para Fazer inscrição na Educação de Jovens e Adultos).


MOVA – SP – Movimento de Alfabetização

Imagem com apresentação do Movimento de Alfabetização

O MOVA é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e organizações da Sociedade Civil, com a proposta de estabelecer classes de alfabetização inicial para combater o analfabetismo, oferecendo o acesso à educação de forma a contemplar às necessidades e condições dos jovens e adultos.

As salas do MOVA estão instaladas em locais onde a demanda por alfabetização é grande. Geralmente as aulas são dadas em associações comunitárias, igrejas, creches ou empresas. Depois de alfabetizados, os alunos são orientados a dar continuidade aos estudos em escolas públicas de São Paulo.

As classes são agrupadas em núcleos e desenvolvem atividades educativas e culturais presenciais, por 2 horas e meia, durante 4 dias da semana, de segunda a quinta-feira. A sexta-feira é reservada para formação de educadores / monitores.

Os jovens e adultos interessados em estudar no MOVA-SP devem procurar uma entidade conveniada e fazer sua inscrição.


CIEJA – Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos

Imagem de sala de aula do CIEJA

O CIEJA é uma Unidade Educacional que atende jovens e adultos em três períodos (manhã, tarde e noite) em até seis turnos diários, articulando em seu projeto politico pedagógico o Ensino Fundamental e a Qualificação Profissional Inicial.

Os cursos têm duração de quatro anos e são estruturados em quatro Módulos: Módulo I (Alfabetização), Módulo II (Básica), Módulo III (Complementar) e Módulo IV (Final). Cada módulo tem duração de 1 ano (200 dias letivos) e as aulas são desenvolvidas em encontros diários de 2 horas e 15 minutos (3 horas/aula).

A qualificação profissional inicial está organizada em Itinerários Formativos, definidos a partir das necessidades da comunidade e características locais, desenvolvidos de forma articulada e integrada ao Ensino Fundamental.

A matrícula dos jovens e adultos nesta forma de atendimento pode ser feita nas Unidades Educacionais dos CIEJAs (saiba mais na Carta de Serviços da Prefeitura, disponível no Portal SP 156 – ir para Fazer inscrição na Educação de Jovens e Adultos).


CMCT – Centro Municipal de Capacitação e Treinamento

Imagem de um curso de panificação do CMCT

O CMCT oferece a jovens e adultos interessados em qualificar-se profissionalmente cursos de formação profissional inicial de curta duração nas áreas de: panificação, confeitaria, elétrica residencial, mecânica de autos, informática, corte e costura e auxiliar administrativo.

A cidade de São Paulo possui dois CMCTs:

– Unidade I – São Miguel Paulista/ DRE São Miguel Paulista – Telefone: 2297-2844

– Unidade II – Itaim Paulista – DRE São Miguel Paulista – Telefone: 2572-1996

A matrícula dos jovens e adultos nesta forma de atendimento pode ser feita nas Unidades Educacionais dos CMCTs (saiba mais na Carta de Serviços da Prefeitura, disponível no Portal SP 156 – ir para inscrição no Centro Municipal de Capacitação e Treinamento – CMCT).