• Ir para Facebook da Secretaria Muncipal de Educa√ß√£o de S√£o Paulo
  • Ir para Instagram da Secretaria Muncipal de Educa√ß√£o de S√£o Paulo
  • Ir para Twitter da Secretaria Muncipal de Educa√ß√£o de S√£o Paulo
  • Ir para YouTube da Secretaria Muncipal de Educa√ß√£o de S√£o Paulo

Formas de Atendimento

EJA ‚Äď Regular

Adultos sentados em mesa circular com material escolar

√Č oferecida nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Escolas Municipais de Ensino Fundamental e M√©dio (EMEFMs) e Escolas Municipais de Educa√ß√£o Bil√≠ngue para Surdos EMEBs. Tem como objetivo ampliar as oportunidades de acesso √† educa√ß√£o e de conclus√£o do Ensino Fundamental.

O curso é presencial, tem duração de 4 anos e está dividido em quatro Etapas: Etapa Alfabetização (2 semestres), Etapa Básica (2 semestres), Etapa Complementar (2 semestres) e Etapa Final (2 semestres). Cada etapa tem duração de 200 dias letivos.

Os jovens e adultos que desejarem se matricular ou que quiserem indicar pessoas aos cursos devem procurar as Escolas Municipais mais próximas de seu interesse, fazer cadastro e efetivar matrícula (saiba mais na Carta de Serviços da Prefeitura, disponível no Portal SP 156 Рir para Fazer inscrição na Educação de Jovens e Adultos).


EJA Modular

Imagem com dois adultos escrevendo

√Č oferecida nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) inscritas no Projeto ‚ÄúEJA Modular‚ÄĚ e tem como objetivo ampliar as oportunidades de acesso √† educa√ß√£o e de conclus√£o do Ensino Fundamental, por meio de flexibilidade curricular e do tempo de atendimento.

A EJA Modular é um curso presencial, que apresenta uma adequação dos componentes curriculares obrigatórios organizados em módulos de 50 dias letivos e também atividades de enriquecimento curricular.

√Č realizada em quatro Etapas: Alfabetiza√ß√£o, B√°sica, Complementar e Final. Cada Etapa √© composta por 4 M√≥dulos independentes e n√£o sequenciais, cada um com 50 dias letivos. Os m√≥dulos se desenvolvem em encontros di√°rios de 2 horas e 15 minutos (3 horas/aula). A complementa√ß√£o da carga hor√°ria di√°ria, de 1 hora e 30 minutos (2 horas/aula), √© composta por atividades do enriquecimento curricular de presen√ßa optativa para os estudantes.

A matrícula dos jovens e adultos nesta forma de atendimento pode ser feita nas Unidades Educacionais que desenvolvem este projeto (saiba mais na Carta de Serviços da Prefeitura, disponível no Portal SP 156 Рir para Fazer inscrição na Educação de Jovens e Adultos).


MOVA РSP РMovimento de Alfabetização

Imagem com apresentação do Movimento de Alfabetização

O MOVA √© uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educa√ß√£o de S√£o Paulo e organiza√ß√Ķes da Sociedade Civil, com a proposta de estabelecer classes de alfabetiza√ß√£o inicial para combater o analfabetismo, oferecendo o acesso √† educa√ß√£o de forma a contemplar √†s necessidades e condi√ß√Ķes dos jovens e adultos.

As salas do MOVA est√£o instaladas em locais onde a demanda por alfabetiza√ß√£o √© grande. Geralmente as aulas s√£o dadas em associa√ß√Ķes comunit√°rias, igrejas, creches ou empresas. Depois de alfabetizados, os alunos s√£o orientados a dar continuidade aos estudos em escolas p√ļblicas de S√£o Paulo.

As classes s√£o agrupadas em n√ļcleos e desenvolvem atividades educativas e culturais presenciais, por 2 horas e meia, durante 4 dias da semana, de segunda a quinta-feira. A sexta-feira √© reservada para forma√ß√£o de educadores / monitores.

Os jovens e adultos interessados em estudar no MOVA-SP devem procurar uma entidade conveniada e fazer sua inscrição.


CIEJA РCentro Integrado de Educação de Jovens e Adultos

Imagem de sala de aula do CIEJA

O CIEJA é uma Unidade Educacional que atende jovens e adultos em três períodos (manhã, tarde e noite) em até seis turnos diários, articulando em seu projeto politico pedagógico o Ensino Fundamental e a Qualificação Profissional Inicial.

Os cursos têm duração de quatro anos e são estruturados em quatro Módulos: Módulo I (Alfabetização), Módulo II (Básica), Módulo III (Complementar) e Módulo IV (Final). Cada módulo tem duração de 1 ano (200 dias letivos) e as aulas são desenvolvidas em encontros diários de 2 horas e 15 minutos (3 horas/aula).

A qualificação profissional inicial está organizada em Itinerários Formativos, definidos a partir das necessidades da comunidade e características locais, desenvolvidos de forma articulada e integrada ao Ensino Fundamental.

A matrícula dos jovens e adultos nesta forma de atendimento pode ser feita nas Unidades Educacionais dos CIEJAs (saiba mais na Carta de Serviços da Prefeitura, disponível no Portal SP 156 Рir para Fazer inscrição na Educação de Jovens e Adultos).


CMCT РCentro Municipal de Capacitação e Treinamento

Imagem de um curso de panificação do CMCT

O CMCT oferece a jovens e adultos interessados em qualificar-se profissionalmente cursos de forma√ß√£o profissional inicial de curta dura√ß√£o nas √°reas de: panifica√ß√£o, confeitaria, el√©trica residencial, mec√Ęnica de autos, inform√°tica, corte e costura e auxiliar administrativo.

A cidade de S√£o Paulo possui dois CMCTs:

‚Äď Unidade I – S√£o Miguel Paulista/ DRE S√£o Miguel Paulista ‚Äď Telefone: 2297-2844

‚Äď Unidade II – Itaim Paulista ‚Äď DRE S√£o Miguel Paulista ‚Äď Telefone: 2572-1996

A matr√≠cula dos jovens e adultos nesta forma de atendimento pode ser feita nas Unidades Educacionais dos CMCTs (saiba mais na Carta de Servi√ßos da Prefeitura, dispon√≠vel no Portal SP 156 – ir para inscri√ß√£o no Centro Municipal de Capacita√ß√£o e Treinamento ‚Äď CMCT).