Geografia – EJA

Todas as pessoas observam, perguntam e procuram explicações para o mundo vivido. Um mundo que, no contexto dos jovens e adultos da EJA, envolve sujeitos que representam múltiplas culturas e contextos socioeconômicos e socioambientais específicos. Gente que traz para o ambiente escolar saberes que refletem as experiências de trajetórias de suas vidas.

A compreensão do espaço vivido é o caminho da transformação do cidadão. Mas isso depende da postura dos sujeitos sociais em contrapor o que está dado como realidade e seu entendimento do que pode ser modificado, transformado. Para isso é fundamental uma forma de ensinar e aprender que permita o diálogo, a troca de ideias, a discussão de fatos e a construção de opiniões próprias pelos estudantes. A partir da consciência dos lugares, o protagonismo e o pensamento crítico dos estudantes pode fazê-los alcançar a compreensão e a aplicação do raciocínio geográfico para, com isso, refletir sobre as lógicas de apropriação do espaço globalizado.

A Geografia é a ciência da potencialização da capacidade de observar o real produzido na complexa rede de fenômenos sociais e naturais em constante transformação. É diante deste vasto “laboratório-mundo” que estudantes e professores da EJA têm a oportunidade de buscar as temáticas, os recortes espaciais, as inter-relações e os métodos de estudos. Afinal, a Geografia nos serve para entender o que vivemos num enredo de cenas prontas e muitas a construir.


Cc Eja Geografia

Geografia – EJA (PDF)