CIEJAs na Cidade de São Paulo: Identidades, Culturas e Histórias

Caro(a) leitor(a),

É com muita satisfação e alegria que a equipe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos – DIEJA – apresenta a publicação: CIEJAs na Cidade de São Paulo: Identidades, Culturas e Histórias. Trata-se do registro histórico dos dezesseis Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos da cidade, um documento construído a muitas mãos por seus profissionais.

São narrativas que apresentam o processo de ressignificação por que passaram as equipes dos antigos Centros Municipais de Ensino Supletivo – CEMES –, até a consolidação do modo de trabalho e atendimento que os CIEJAs oferecem atualmente aos nossos estudantes que, por razões diversas, tiveram o direito à educação negado em algum momento das suas vidas.

Como bem indica o título, a publicação também anuncia a diversidade e a pluralidade das identidades, culturas e histórias desses sujeitos sociais – inseridos nos diferentes territórios da cidade –, os quais buscam nos CIEJAs um espaço de reconhecimento, acolhimento, integração e de construção de conhecimentos, levando-os à inserção aos bens culturais e às progressões das aprendizagens necessárias à sua formação integral no século XXI.

A leitura revela o compromisso das equipes em atender às necessidades e especificidades desses estudantes que, muitas vezes, vivenciam a exclusão e a invisibilidade social em seu dia a dia, e que encontram nos CIEJAs o acolhimento, o apoio, o encorajamento e a força para continuar lutando por dias melhores. O relato de uma estudante do CIEJA Campo Limpo ilustra muito bem essa estreita e afetiva relação entre os estudantes e as equipes: “Cheguei no CIEJA com muitas feridas, hoje tenho orgulho das minhas cicatrizes”.

Este e muitos outros relatos tecem uma leitura enriquecida de afetividade e de práticas exitosas que legitimam o trabalho de equipes envolvidas e comprometidas com a educação de qualidade aos nossos estudantes jovens, adultos e idosos da Cidade de São Paulo.

Boa leitura!

Equipe COPED – DIEJA