Educação Ambiental
CURRÍCULOS DA CIDADE
Orientação pedagógica educação ambiental
Currículo da Cidade com orientações pedagógicas, conceitos, concepções, experiências, possibilidades e imagens que se constituirão em significados coletivos e individuais sobre a Educação Ambiental. Este documento traz proximidade com as principais discussões sobre educação para sustentabilidade partilhada nas Unidades Educacionais da Rede, buscando mobilizar e potencializar as experiências educativas ancoradas na construção de sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas.
Cúrriculos da cidade
O Currículo da Cidade de São Paulo foi criado a muitas mãos a partir dos conhecimentos produzidos e das práticas realizadas pelas professoras e professores da Rede Municipal de Educação ao longo dos últimos anos.
O movimento de atualização do currículo envolveu mais de 43 mil estudantes e 16 mil professores ao longo de 2017, em paralelo às discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que se faziam nacionalmente, de forma a ser a primeira cidade a lançar o documento em sua versão já alinhada às diretrizes nacionais.n
DOCS/PLANOS
Plano municipal de educação ambiental da cidade de São Paulo
O Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA-SP 2024-2034) é um compromisso paulistano com o futuro, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, e outros planos municipais como o PlanClima, PME e PMPI. Como prevenir e combater algumas dificuldades que se colocam para o presente e o futuro – o aquecimento global, o consumismo, a cultura do desperdício e outras formas de injustiça? O que fazer para preservar todas as formas de vida, a cultura e os saberes, a água, a terra, o ar, a possibilidade do bem-viver? A resposta do PMEA, é: educação. Educação em toda a cidade e sob qualquer forma, para a cidadania crítica, a sustentabilidade socioeconômica e a cultura de paz. As metas e estratégias do PMEA-SP 2024-2034 foram desenhadas para facilitar o monitoramento e controle social, mas também para guiar a criação de planos de ação regionais e nos diversos setores da Prefeitura. O plano como um todo passará por uma revisão em 5 anos (2029).
PlanClima SP
O PlanClima SP propõe ações que visam diminuir o uso dos meios de transportes, aumentar a mobilidade ativa e zero emissões, incrementar a adoção de fontes energéticas renováveis em substituição aos combustíveis fósseis no transportes e nos estacionamentos residenciais, comerciais, institucionais e industriais, para iluminação, refrigeração, aquecimento da água e do ambiente, cocção; melhorar a eficiência energética de edificações e equipamentos; reduzir a geração e adequar os tratamentos de resíduos.