Dúvidas frequentes das famílias sobre o material escolar

Conheça as principais dúvidas das famílias em relação ao Programa Auxílio Material Escolar (e a resposta a elas).

Eu preciso fazer a solicitação de crédito ou recadastramento para receber o benefício do Programa Auxílio Material Escolar? 

Não. Basta que o(a) responsável pelo(a) estudante cadastrado na Secretaria Municipal de Educação (no Sistema Escola Online – EOL, o mesmo utilizado para a matrícula e rematrículaesteja com seus dados completos 


Quais são os dados do(a) responsável necessários para acessar o benefício do Programa Auxílio Material Escolar? 

Para acessar o benefício do Programa Auxílio Uniforme Escolar, o(a) responsável pelo(a) estudante precisa estar com os seguintes dados completos e atualizados no Sistema Escola Online (EOL): nome completo do(a) responsável, CPF do(a) responsável, e-mail ou telefone celular, data de nascimento do(a) responsável e nome da mãe do(a) responsável (em geral, a avó da criança).  


E se os dados do(a) responsável pelo(a) estudante não estiverem completos no Sistema Escola Online (EOL)? 

Há duas maneiras pelas quais o(a) responsável pode fazer a atualização cadastral: pelo site da Secretaria Municipal de Educação, no endereço https://atualizacaocadastral.sme.prefeitura.sp.gov.br/. Ou, então, diretamente na secretaria da escola na qual a criança está matriculada. 


Como eu faço a atualização cadastral online?

O passo a passo, que é bem simples, está explicado neste vídeo:


Além de ter meus dados de responsável completos no cadastro do(a) estudante, qual o próximo passo para ter acesso ao crédito e comprar o material escolar? 

BluPay enviará para o(a) responsável pelo estudante que já está com os dados completos um e-mail com as informações e senha para instalar o aplicativo e realizar a compra do material escolar nas lojas credenciadas. O título/assunto desse e-mail é “Ative sua conta e receba o auxílio para comprar o material escolar” e o endereço de envio é auxiliomaterialescolar@blupay.com.br 

O envio dos dados para a BluPay é quinzenal (e ao receber, eles precisam processá-los). Então pode demorar até 20 dias entre a atualização cadastral e o recebimento do e-mail. 


Meu cadastro está completo, já passaram 20 dias desde a atualização cadastral e ainda assim não recebi o benefício. O que pode ter acontecido? 

Se os seus dados estiverem diferentes no cadastro de dois ou mais filhos ou, então, houver outro(a) responsável que utilize o mesmo e-mail, isso impossibilita o repasse dos dados para liberação do crédito. Cada Diretoria Regional de Ensino (DRE) recebeu a base de cadastros completos com erro – e deve encaminhar os casos a cada unidade educacional. E cada responsável recebeu um e-mail avisando sobre a inconsistência nos dados dele(a) ao comparar o cadastro de dois ou mais filhos – e pedindo que entre em contato com a escola.  

São quatro tipos de erro possíveis (que às vezes acontecem em combinação):  

  • CPF com data de nascimento do(a) responsável diferentes (em dois ou mais cadastros);  
  • CPF com nome do(a) responsável escritos diferente (em dois ou mais cadastros);  
  • CPF com nome da mãe do responsável (avó da criança, em geral) escritos diferentes (em dois ou mais cadastros);  
  • Mesmo e-mail sendo usado por CPFs diferentes (e-mail duplicado).    

Como em geral os irmãos estudam em unidades educacionais diferentes, o que cada escola deve fazer é abrir no EOL o cadastro do(s) filho(s) matriculado(s) nela e checar com o(a) responsável se a data de nascimento dele(a), o nome dele(a) ou da mãe dele(a) (avó da criança, em geral) estão corretos. E, se não estiverem, fazer a correção. E, ainda, reforçar que o(a) responsável deve repetir esse procedimento em todas as escolas da Rede Municipal de Educação em que possui filhos ou dependentes.  Para evitar deslocamentos desnecessários durante a fase emergencial da pandemia, esse atendimento deve ser prioritariamente por telefone.    


Como se cadastrar no aplicativo BluPay? 

É preciso seguir o passo a passo no próprio aplicativo, que são os seguintes:  

 Baixe o aplicativo BluPay no celular, disponível nas plataformas Google Play e Apple Store. 

  1. Abra o aplicativo, analise os termos de uso, caso concorde, aceite e clique em “Cidadão”. 
  2. Digite o CPF do responsável que consta no cadastro do estudante e clique em “Próximo”. 
  3. Selecione a forma de recebimento do código de confirmação, que pode ser e-mail ou mensagem de texto no celular. (Caso o usuário tenha apenas um meio de contato no sistema da Prefeitura, só aparecerá essa opção no aplicativo.) 
  4. Após essa etapa, você receberá um código de confirmação por e-mail ou mensagem de texto no celular.  
  5. Digite o código de confirmação enviado por e-mail ou mensagem de texto no celular. Depois, clique em “Próximo”. 
  6. Crie uma senha para o uso do aplicativo BluPay. 
  7. Siga as orientações do aplicativo para fotografar seu rosto e assim garantir a autenticidade (Você conseguirá avançar com o cadastro mesmo sem tirar essa foto).  
  8. O aplicativo solicitará uma foto de um documento de identidade com foto (Você conseguirá avançar com o cadastro mesmo sem tirar essa foto). 
  9. Cadastro pronto! Você será redirecionado para a tela principal do aplicativo, onde poderá visualizar algumas informações, tais como: saldo, data de validade do benefício e QR Code. 
  10. Obs: Caso você decida na primeira etapa de cadastramento não enviar as fotos do rosto e do documento, aparecerá um aviso no aplicativo pedindo para que esses passos sejam realizados.  O auxílio só é liberado com todas as etapas de cadastramento realizadas (incluindo as fotos do rosto e do documento). 

Na página sobre material escolar da BluPay você encontra um vídeo tutorial e o manual detalhado para uso do aplicativo: https://blupay.com.br/materialescolar   

Você poderá buscar outras informações e tirar dúvidas pelo SAC BluPay: 0800 702 9528. A ligação é gratuita e precisa ser realizada de um telefone fixo. 


Eu deletei sem querer o e-mail da BluPay. O que fazer? 

Não se preocupe: se você ainda não usou o crédito, a BluPay enviará um e-mail novamente, contendo o código QR e a senha (“PIN”) que precisa ser digitada na loja. Ao todo, cada responsável que não tiver utilizado o crédito receberá automaticamente quatro e-mails da BluPaycom mensagens diferentes, mas todos contendo os dados necessários para efetivar a compra do material escolar.

Além disso, se você conseguiu instalar o aplicativo e ativar sua conta, a senha para a compra do material escolar já pode ser consultada no próprio app, na seção Perfil, desde 13 de abril. Para isso, você deve estar com a versão atualizada do aplicativo (caso seu celular não esteja programado para atualizações automáticas, faça a atualização manual) 


A senha para a compra do material escolar é a mesma senha que eu crio para entrar no aplicativo da BluPay? 

Não, são duas senhas diferentes. A senha para compra do material escolar (PIN) é aquela que você recebe da BluPay por e-mail. Desde 13 de abril, ela pode ser consultada também no próprio aplicativo, na seção Perfil, desde que você esteja com a versão atualizada do app (caso seu celular não esteja programado para atualizações automáticas, faça a atualização manual). 


Sou estrangeiro e não tenho documento nacional de identidade com foto. Ainda assim consigo me cadastrar no aplicativo BluPay?

Não. Nesse caso, para utilizar seu crédito, basta seguir o mesmo processo dos usuários que não possuem celular ou preferem não instalar o aplicativo: ir a uma loja credenciada para venda do material escolar, com o e-mail recebido da BluPay e um documento de identificação em mãos (pode ser o documento do país de origem). Durante o processo de pagamento o estabelecimento irá confirmar a identidade do responsável e irá fazer a leitura do QR code no aplicativo ou ponto de venda. Ai é só digitar a senha recebida no e-mail por e-mail e pronto.  


Em caso de outras dúvidas, como procurar ajuda?  

Se forem dúvidas gerais sobre o Programa Auxílio Material Escolar, deve ser acionada a central de atendimento da prefeitura de São Paulo pelo telefone 156. Se for sobre o cadastro do responsável, entrar em atualizacaocadastral.sme.prefeitura.sp.gov.br ou ir até a escola do aluno.   

Caso o problema ou dúvida seja na utilização do aplicativo desenvolvido pela BluPay, consulte os materiais e informações disponíveis em: https://blupay.com.br/materialescolar. Ou entre em contato com o SAC: 0800 702 9528. A ligação é gratuita e precisa ser realizada de um telefone fixo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Outra alternativa, para os usuários que não possuem telefone fixo, é escrever para suporte@blupay.com.br. 


O que fazer caso o responsável não receba o e-mail da BluPay com senha e valor do auxílio? 

Para receber o e-mail da primeira etapa, é necessário que os dados do responsável estejam completos e atualizados no cadastro do aluno. Se não estiverem, ele deve fazer a atualização diretamente na escola ou na internet em atualizacaocadastral.sme.prefeitura.sp.gov.br.  

As atualizações são encaminhadas para a BluPay pela Secretaria Municipal de Educação a cada 15 dias. Então, pode demorar até 20 dias após você ter atualizado os dados, até receber o e-mail avisando da liberação do crédito.  

Se os dados do responsável já estiverem completos há 20 dias e ainda assim você não tiver recebido o e-mail, confira sua caixa de spam Caso não tenha mesmo recebido o e-mail com as informações do benefício, entre em contato com a escola para confirmar o CPF e o e-mail do responsável pelo aluno cadastrado no sistema Escola Online – EOL (o mesmo utilizado para a matrícula). Vale lembrar: existe apenas 1 responsável por aluno matriculado. 


Como poderá ser usado o benefício pelos responsáveis que não tiverem um celular? 

Basta se dirigir a um estabelecimento credenciado, com o e-mail recebido da BluPay e um documento de identificação em mãos. Durante o processo de pagamento o estabelecimento irá confirmar a identidade do responsável e irá fazer a leitura do QR code no aplicativo ou ponto de venda. Ai é só digitar a senha recebida no e-mail por e-mail e pronto.  


Com o valor estabelecido dará para comprar o kit completo e com qualidade? 

Sim. É pré-requisito que os lojistas forneçam os kits completos sem ultrapassar os valores máximos estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação para cada etapa de ensino, atendendo o padrão de qualidade e as especificações técnicas exigidas 


Quais são os itens sugeridos e os valores máximos do auxílio para cada etapa de ensino             

A composição do kit e o valor do auxílio variam de acordo com a etapa escolar: 

  •  Educação Infantil – Berçário I e II: R$ 33,40;   

Agenda Educação Infantil – 01 unidade   

Giz de cera grosso Educação Infantil (12 cores) – 01 unidade  

Tinta guache (06 cores) – 01 unidade   

  •  Educação Infantil – Mini-grupo I e II: R$ 79,84;   

Agenda Educação Infantil – 01 unidade   

Conjunto de giz de cera grosso (12 cores) – 01 unidade   

Tesoura – 01 unidade   

Tinta guache (06 cores) – 01 unidade   

Caderno desenho 96 Fls. – 02 unidades   

Cola branca – 02 unidades   

Massa para modelar (06 cores) – 03 unidades  

  •  Educação Infantil – Infantil I e II: R$ 122,86;   

Agenda Educação Infantil – 01 unidade  

Apontador – 01 unidade  

Borracha – 01 unidade  

Caderno desenho 96 Fls. – 02 unidades  

Caneta hidrográfica (12 cores) – 01 unidade  

Cola branca – 02 unidades  

Giz de cera grosso Educação Infantil (12 cores) – 01 unidade  

Lápis de cor (12 cores) – 02 unidades  

Lápis grafite – 02 unidades  

Massa para modelar (06 cores) – 03 unidades  

Tesoura – 01 unidade  

Tinta guache (06 cores) – 01 unidade  

  •  Ensino Fundamental – Ciclo de Alfabetização: R$ 135,96;   

Agenda Ensino Fundamental – 01 unidade  

Apontador – 01 unidade  

Borracha – 02 unidades  

Caderno brochurão 80 Fls. – 04 unidades  

Caderno desenho 96 Fls. – 02 unidades  

Caneta hidrográfica (12 cores) – 01 unidade  

Cola branca – 02 unidades  

Giz de cera Ensino Fundamental (12 cores) – 01 unidade  

Lápis de cor (12 cores) – 02 unidades  

Lápis grafite – 05 unidades  

Régua – 01 unidade  

Tesoura – 01 unidade  

Estojo escolar – 01 unidade  

  •   Ensino Fundamental – Ciclo Interdisciplinar: R$ 178,41;   

Agenda Ensino Fundamental – 01 unidade  

Apontador – 01 unidade  

Borracha – 02 unidades  

Caderno universitário 96 Fls. – 05 unidades  

Caderno desenho 96 Fls. – 01 unidade  

Caneta esferográfica azul – 02 unidades  

Caneta esferográfica preta – 02 unidades  

Caneta hidrográfica (12 cores) – 01 unidade  

Cola branca – 02 unidades  

Estojo escolar – 01 unidade  

Giz de cera Ensino Fundamental (12 cores) – 01 unidade  

Lápis de cor (12 cores) – 02 unidades  

Lápis grafite – 04 unidades  

Régua – 01 unidade  

Tesoura – 01 unidade  

  •   Ensino Fundamental – Ciclo Autoral: R$ 135,65;   

Apontador – 01 unidade  

Borracha – 02 unidades  

Caderno universitário 200 Fls. – 03 unidades  

Caderno desenho 96 Fls. – 01 unidade  

Caneta esferográfica azul – 02 unidades  

Caneta esferográfica preta – 02 unidades  

Caneta esferográfica vermelha – 01 unidade  

Caneta hidrográfica (12 cores) – 01 unidade  

Cola branca – 01 unidade  

Esquadro 45º – 01 unidade  

Esquadro 60º – 01 unidade  

Lápis grafite – 04 unidades  

Lápis de cor (12 cores) – 02 unidades  

Régua – 01 unidade  

Tesoura – 01 unidade  

Transferidor 180º – 01 unidade  

  •   Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos: R$122,10.    

Apontador – 01 unidade  

Borracha – 02 unidades  

Caderno universitário 200 Fls. – 03 unidades  

Caderno desenho 96 Fls. – 01 unidade  

Caneta esferográfica azul – 02 unidades  

Caneta esferográfica preta – 02 unidades  

Caneta esferográfica vermelha – 01 unidade  

Caneta hidrográfica (12 cores) – 01 unidade  

Cola branca – 01 unidade  

Lápis de cor (12 cores) – 02 unidades  

Lápis grafite – 03 unidades  

Régua – 01 unidade  

Tesoura – 01 unidade 


E para quem tem mais de um filho, qual o valor? 

O valor do crédito será relativo ao kit do material escolar necessário para cada estudante, de acordo com sua série e etapa (os valores variam de acordo com a modalidade e etapa de ensino). Para quem tem mais de um filho, o valor final será a soma do crédito de cada filho.   


Por que meus filhos receberam valores diferentes? 

Porque a composição dos kits de material escolar é diferente para cada modalidade e etapa – e, em consequência, os valores cobrados por eles também variam.  


Como eu posso comprar o material escolar? 

A compra será feita nas lojas credenciadas e o pagamento será feito pela aplicativo BluPay. 


Como será o uso desse aplicativo? O que eu preciso fazer? 

Os dados do(a) responsável devem estar completos no cadastro do(a) estudante. Se não estiverem, é possível fazer a atualização cadastral online ou diretamente na secretaria da escola. Depois, é só aguardar o e-mail da BluPay com as informações e senha para instalar o aplicativo e realizar a compra do material escolar nas lojas credenciadas.


Eu posso usar o valor em mais de um período ou em mais de uma loja? 

Sim. O saldo ficará disponível para uso até 31 de julho para os estudantes matriculados até 1º de abril do ano corrente. A família poderá adquirir os itens de material escolar em qualquer loja credenciada. Portanto, se preferir adquirir alguns itens agora e o restante depois, não tem problema, o importante é se atentar ao prazo máximo e ao saldo que ficará disponível.  


Como posso consultar as lojas credenciadas para a venda do material escolar? 

Na área de busca a ser disponibilizada no Portal do Material Escolar (portalmaterialescolar.sme.prefeitura.sp.gov.br – link externo)o responsável pode consultar as lojas credenciadas mais próximas do endereço desejado, que vendem determinados kits completos ou itens do material escolar. 


Na busca por lojas credenciadas mais próximas, só é possível pesquisar endereços no município de São Paulo? 

Sim.  Se você mora em algum município vizinho na Grande São Paulo, precisa pesquisar pelo endereço da capital mais próximo ao seu.  


Tenho que adquirir o kit completo? 

Não, as famílias podem optar por comprar apenas os itens de que realmente precisam. Por exemplo: se a criança já possui a tesoura do ano anterior em bom estado, não precisa comprar outra e pode gastar o valor para escolher um determinado modelo de um item do seu kit que mais a agrade.  Mas é  importante lembrar que o(a) estudante precisa levar para a escola todos os itens que compõem o kit de sua faixa etária. Isso porque esses materiais são essenciais para o trabalho pedagógico que será desenvolvido ao longo do ano letivo, ou seja, para realização de todas as atividades que contribuem para a aprendizagem.  


Posso comprar itens de outras modalidades, que não são pertencentes ao que meu filho estuda? 

Não. Os créditos são disponibilizados por estudante, para a compra dos itens do kit individual de material escolar necessário para aquela etapa. Isso porque a composição dos kits leva em consideração as necessidades pedagógicas relacionadas a cada série e faixa etária. 


É possível comprar outros itens no estabelecimento credenciado que não sejam as do kit? 

Não. A família poderá comprar somente os itens de material escolar nos estabelecimentos credenciados. 


Quem tem direito ao material escolar? 

Toda as crianças e estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo que estejam matriculados até 1º de abril do ano corrente.  Inclusive os bebês e crianças dos Centros de Educação Infantil – CEIs (“creches”) parceiros.

 


Qual será a responsabilidade da escola? 

  1. Auxiliar e orientar as famílias sobre o Programa Material Escolar;
    II. Disponibilizar e dar ampla divulgação à listagem dos itens que compõem o kit, com suas especificações técnicas, para que os estudantes e famílias possam ter um melhor direcionamento no momento da aquisição; 
    IV. Realizar atualização cadastral, quando necessário;  
  2. Promover e valorizar o uso e conservação dos materiais pelos estudantes e responsáveis, informando à Diretoria Regional de Educação eventuais problemas detectados, que deverão ser resolvidos durante a vigência do credenciamento.  
  3. Observar a regularidade dos materiais dos alunos. Constatada a ausência de material, deverá abrir um chamado para apuração junto ao meio de pagamento, se obeneficiofoi utilizado ou não.   

E como ficará o controle de qualidade dos itens de material escolar?

Com essa liberdade, a família será um importante agente de fiscalização, que poderá apontar possíveis falta de qualidade dos itens.  

Em caso de irregularidades, é possível apontá-las aos fornecedores. Se não houver solução, a família poderá informar à Prefeitura nos canais de atendimento SP 156 ou recorrer a qualquer órgão de defesa do consumidor. 

O vídeo abaixo dá dicas do que as famílias devem observar no momento da compra, para adquirir produtos de qualidade:


Geralmente os kits, ou alguns itens ficam na escola para uso coletivo da turma. Devo enviar os materiais comprados para a escola do meu filho? 

Sim, se a escola der esta orientação. O armazenamento dos materiais e a organização do uso coletivo cabe às Unidades Escolares. 


Poderei escolher as marcas dos itens ou terei que adquirir de marcas indicadas? 

As marcas poderão ser de livre escolha, lembrando que o estabelecimento credenciado deverá seguir uma série de requisitos técnicos dequalidade exigidos pela Secretaria Municipal de Educação. Além dissoas marcas escolhidas devem ser compatíveis com os preços máximos estabelecidos para cada kitdevendo o estabelecimento fornecer itens que atendam aos requisitos de segurança e demais especificações exigidas.  Por isso, é importante verificar com o estabelecimento quais marcas atendem todos esses parâmetros.