CEI Amigo do Peito

Vídeos do Seminário Somos Amigos do Peito 2018

imagem comemorativa ao Seminário Somos Amigos do Peito 2018

Estão disponíveis, no canal pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, a íntegra das palestras do Seminário Somos Amigos do Peito – 2018. O evento aconteceu no dia 25 de agosto, na Uninove Vergueiro. “Trata-se de mais um material relevante para promover reflexão e discussão sobre ações voltadas ao aleitamento materno nos Centros de Educação Infantil (CEIs)”, afirma Katia Iared Romanelli, Nutricionista da Divisão de Educação Alimentar e Nutricional da Coordenadoria de Alimentação Escolar (SME/CODAE/DIEDAN). Para acessar cada conteúdo, basta clicar nos textos em negrito.

Momento cultural: Edi Fonseca (pedagoga, atriz e formadora na área de literatura infantil) realizou leitura de textos inspiradores relacionados à maternidade, infância e leite materno.

Abertura do evento e Histórico das ações da CODAE sobre aleitamento materno: Jossélia Fontoura, Coordenadora da Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, fez a abertura do evento. Matilde Scandola, diretora da Divisão de Educação Alimentar e Nutricional da Coordenadoria de Alimentação Escolar, apresentou um histórico das ações da CODAE relacionadas ao aleitamento materno, que contemplam formações para educadores, elaboração de materiais de apoio e campanha de incentivo à manutenção da amamentação.

Amamentação e a nutrição sensível: arte como alimento primordial: a pedagoga Cinthia Soares Manzano conduziu momentos de fruição de obras de arte que retratam amamentação e nutrição sensível.

Importância do aleitamento materno para a criança e a mãe: Dra. Marina da Rosa, neonatologista e vice Presidente da Iniciativa Hospital Amigo da Criança do Hospital Municipal Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha, explicou sobre os benefícios do leite materno e o impacto do aleitamento materno na saúde materna e infantil.

Benefícios da amamentação na introdução alimentar: a fonoaudióloga do Instituto de Desenvolvimento Infantil, Dra. Patrícia Junqueira, apresentou os benefícios da amamentação no aprendizado alimentar, na promoção da saúde e no desenvolvimento do paladar do bebê.

Acolhimento ao aleitamento materno e currículo na educação infantil: Cristiano Rogério Alcântara, diretor da Divisão de Educação Infantil da Coordenadoria Pedagógica da SME (SME/COPED/DIEI), reforçou a importância do primeiro contato e acolhimento às famílias com bebês em aleitamento materno.

Entrega dos selos “CEI Amigo do Peito”: o Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, entregou para 88 Centros de Educação Infantil o selo “CEI Amigo do Peito” como reconhecimento às unidades que promovem ações de apoio e incentivo ao aleitamento materno.

Momento cultural – “Dança Materna”: Amanda Mota apresentou o trabalho do grupo “Dança Materna” e em seguida houve apresentação de dança de mães com seus bebês.

Acolhimento das famílias em aleitamento materno e envolvimento da equipe do CEI: Relatos das equipes de 3 CEIs da rede municipal: Carrão I (DRE PE), Jardim Shangri-Lá (DRE CS) e Vereador Joaquim Thomé Filho (DRE JT). Socializaram suas práticas de acolhimento às famílias, envolvimento de toda equipe e a experiência de substituir as mamadeiras por copinhos no berçário.

Manuseio do leite materno nos Centros de Educação Infantil: a nutricionista da SME/CODAE, Valéria Roma de Freitas, apresentou vídeo técnico sobre o recebimento e manuseio do leite congelado.

Aleitamento materno nas UBS: a enfermeira Edjane Bittencourt Araújo, da Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus/CRSLESTE, compartilhou as ações de apoio, proteção e promoção ao aleitamento materno nas Unidades Básicas de Saúde.

Parceria CEI e UBS no aleitamento materno: relato da parceria entre Educação e Saúde na região de Perus, com participação da coordenadora pedagógica do CEI Sol Nascente (DRE PJ) e da UBS Morada do Sol.

Panorama geral da Campanha ”CEI Amigo do Peito”: a nutricionista da SME/CODAE Kátia Iared finalizou o seminário, apresentando o panorama geral da Campanha CEI Amigo do Peito.