Notícias

3ª Mostra Cultural no CECI Jaraguá

Evento realizado com o objetivo de valorizar e preservar a cultura indígena

Publicado em: 20/04/2018 15h31 | Atualizado em: 30/11/2020

ceci_mostra_740x430.jpg

Nos dias 19 e 20 de abril, no Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) Jaraguá, foi realizada a terceira Mostra Cultural para valorizar e preservar a cultura indígena. Foram feitas atividades com arco e flecha, artesanato, culinária tradicional, cantos, danças, pintura corporal e rap guarani. As festividades ainda contaram com um almoço coletivo, onde pais e avós compartilharam conhecimentos com as crianças.

O evento foi idealizado com a colaboração dos Educadores, Coordenação Pedagógica e a Direção da unidade. A diretora do CECI Jaraguá, Chirley Maria de Souza Almeida Santos, ressaltou a importância de preservar a cultura Guarani. “Fico feliz de ver essa interação. É interessante trazer as pessoas não indígenas para a aldeia, nesses eventos. Isso é importante para o CECI e para toda a comunidade indígena”, afirmou Chirley.

Para o Coordenador Educacional do CECI, William Macena, “todo dia é dia de refletir, de pensar na luta do povo indígena e não apenas nesse dia e mês. Em todas as aldeias do Brasil está sendo realizado esse momento de reflexão”. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
Arte da Proteção Escolar com o título “Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital”. A imagem mostra uma educadora conversando com adolescentes, acompanhada de símbolos de segurança digital, redes sociais e proteção online.

Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital 

Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor De Educação Infantil com grupo de bebês em unidade educacional

Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino 

Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de estudantes e educadoras reunido em atividade de campo próxima ao Córrego Jacupeval. Os participantes posam para foto em área urbana, durante ação de educação ambiental e estudo do território.

Córrego Jacupeval vira sala de aula para estudantes da EMEF Antônio Duarte 

Publicado em: 16/06/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.671