Notícias

SME incentiva unidades educacionais a promoverem exibições de filmes com temática ambiental

A pasta reforça compromisso com a educação ambiental por meio do cinema

Publicado em: 20/03/2025 17h16 | Atualizado em: 20/03/2025
fotografia ilustrativa com Cop30 Site

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) está incentivando as unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino a exibirem os filmes com temática ambiental. A iniciativa busca fortalecer a educação ambiental nas escolas, promovendo reflexões sobre sustentabilidade, meio ambiente e cidadania.

A proposta foi iniciada no dia 17 de março e segue até, pelo menos, até o dia 28. Neste período o objetivo é que ocorra a mostra “Narrativas do Clima: uma mostra de filmes sobre Mudanças Climáticas”, disponível para toda a Rede Municipal de Ensino, com apoio da Ecofalante. Até o momento, mais de 200 unidades escolares já preencheram o formulário de participação, demonstrando grande adesão ao projeto.

O link de acesso ao formulário foi disponibilizado às equipes gestoras das unidades escolares. Ao preencher o formulário, as unidades informam os programas de interesse, concordam com o Termo de Uso e Responsabilidade das produções e recebem acesso aos programas com os filmes. O prazo de resposta no formulário é dia 20/03 (quinta-feira).

Confira os materiais disponíveis:

Além das exibições, a SME incentiva que os professores utilizem os conteúdos da Mostra como parte do planejamento didático, promovendo rodas de conversa, produções textuais e projetos interdisciplinares. Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de ampliar seu repertório crítico e desenvolver um olhar mais consciente sobre a relação entre sociedade e natureza.

A mostra oferece uma programação diversa, com produções nacionais e internacionais que abordam questões como mudanças climáticas, biodiversidade, consumo sustentável, justiça social e povos indígenas. Os filmes podem ser utilizados como recursos pedagógicos para estimular o debate e aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre os desafios ambientais contemporâneos.

Como parte das ações, algumas sessões serão realizadas nos CEUs e serão abertas para toda a comunidade. Confira os dias em que ocorrerão as exibições nos CEUs: Consulte aqui

#OlhonaCOP30

A mostra “Narrativas do Clima” faz parte e abre uma ação maior, chamada “Olho na COP30”, que envolverá uma série de atividades ligadas às mudanças climáticas e à COP30, promovidas pela Coordenadoria Pedagógica (COPED/SME). Para fortalecer a divulgação da iniciativa, as publicações nas redes sociais podem utilizar as hashtags #OlhonaCOP30 e #NarrativasdoClima.

COP 30

Entre os dias 14 a 26 de novembro de 2025, será realizada em Belém, no Pará, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, um encontro global que reúne líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais (ONGs) e representantes da sociedade civil. O objetivo é discutir ações para combater as mudanças climáticas.

Notícias Mais Recentes

«1 2 3 1.504