Notícias
Curso “CEU, Memórias e Ação”
Inscrições abertas a partir de 19 de abril
Publicado em: 04/04/2018 12h01 | Atualizado em: 30/11/2020
A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU), comunica a realização do curso “CEU, Memórias e Ação”.
O curso tem o objetivo de potencializar os espaços dos CEUs a partir da construção, resgate e organização das memórias dos equipamentos pertencentes aos CEUs, envolvendo a comunidade em prol dessas memórias numa perspectiva de maior pertencimento, uso e conservação desses espaços, contribuindo com o patrimônio sociocultural da cidade.
A proposta metodológica deste curso será direcionada pelas seguintes atividades:
Narrativas biográficas em formato de história de vida, tendo os usuários dos CEUs como protagonistas e autores desses registros;
Busca, organização e catalogação de objetos biográficos relacionados a indivíduos, famílias e ao próprio lugar, facilitando assim a reconstrução da trajetória do CEU;
Pesquisa etnográfica nos territórios para promover o conhecimento da comunidade do entorno e suas histórias;
Workshops de fotografia e vídeo nas diretorias regionais, assim como de levantamento etnográfico;
Vivências culturais nos espaços de memórias da cidade, como visitas a museus, bibliotecas, espaços de culturas, entre outros.
Podem participar Diretores das unidades educacionais dos CEUs, Diretores das DICEUS, Gestores dos CEUs, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professores de Ensino Fundamental II e Médio que atuam nas DREs e/ou CEUs, Coordenadores de Esporte e Lazer, Coordenadores Pedagógicos das unidades educacionais dos CEUs, Coordenadores de Ação Cultural, Coordenadores de Ação Educacional, Coordenadores de Polo da UNICEU, Coordenadores de Projetos Culturais, Coordenadores de Projetos do Núcleo de Esportes, Lazer e Recreação, Coordenadores de Projetos Educacionais, Supervisores que atuam nos CEUs, Analista de Informação, Cultura e Desporto – Educação Física, Analistas de Informação, Cultura e Desporto – Biblioteca, Assistentes de Gestão de Políticas Públicas e Auxiliares Técnicos de Educação.
O curso tem duração de 36 horas presenciais, dividido em nove encontros:
- 26 de abril
- 24 de maio
- 28 de junho
- 26 de julho
- 29 de agosto
- 27 de setembro
- 25 de outubro
- 22 de novembro
- 05 de dezembro
Será realizado na Uninove do Campus Vergueiro (Rua Vergueiro, 235/249, no bairro da Liberdade), das 13h às 17h.
As inscrições podem ser feitas de 19 a 24 de abril, a partir da meia-noite do dia 19, neste link, encerrando à meia-noite do dia 24.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Mostra de Tecnologias reúne projetos e experiências de educação digital da Rede Municipal
CEU e COCEU
Vestibulinho ETEC oferece mais de 1,9 mil vagas gratuitas nos CEUs
Diretoria Regional de Educação Guaianases
CEU Inácio Monteiro recebe Grande Encontro dos Grêmios Estudantis e Comissão de Mediação de Conflitos
Diretoria Regional de Educação Penha
Feira de Robótica e Ciências movimenta escola de Ermelino Matarazzo
Secretaria Municipal de Educação
CET assina convênio para distribuir 170 mil livros de Educação de Trânsito em escolas públicas
Secretaria Municipal de Educação
Escolas da região central promovem programação especial para crianças e comunidades
Relacionadas
Mostra de Tecnologias reúne projetos e experiências de educação digital da Rede Municipal
Publicado em: 21/09/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Vestibulinho ETEC oferece mais de 1,9 mil vagas gratuitas nos CEUs
Publicado em: 18/09/2026 5h00 - em CEU e COCEU
CEU Inácio Monteiro recebe Grande Encontro dos Grêmios Estudantis e Comissão de Mediação de Conflitos
Publicado em: 18/09/2026 4h17 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Feira de Robótica e Ciências movimenta escola de Ermelino Matarazzo
Publicado em: 18/09/2026 3h48 - em Diretoria Regional de Educação Penha
CET assina convênio para distribuir 170 mil livros de Educação de Trânsito em escolas públicas
Publicado em: 18/09/2026 11h59 - em Secretaria Municipal de Educação