Notícias

Crianças e adolescentes do Recreio nas Férias exploram parques e viveiros municipais de São Paulo

Parceria entre as Secretarias de Educação e do Verde e do Meio Ambiente proporciona lazer e aprendizado ambiental para os participantes do programa

Publicado em: 10/01/2025 14h00 | Atualizado em: 10/01/2025
Fotografia de crianças em parque municipal_Svma + Recreio Nas Férias

Os participantes do Recreio nas Férias, programa promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), estão conhecendo os parques e viveiros municipais de São Paulo. Por meio de uma parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), crianças e adolescentes têm a oportunidade de explorar a natureza, aprender sobre preservação ambiental e desfrutar de atividades ao ar livre em diferentes áreas verdes da cidade.

São Paulo conta com 117 parques municipais, incluindo 73 parques urbanos, 27 parques lineares, 6 parques naturais, 6 parques de orla na Represa de Guarapiranga e 5 áreas de preservação urbana. Esses espaços oferecem um ambiente rico para atividades educativas e recreativas, promovendo o contato direto com a biodiversidade e reforçando a importância de cuidar do meio ambiente.

Entre os destinos estão locais como o Parque Natural Fazenda do Carmo, o Parque Natural Jaceguava, o Parque Natural Bororé, o Parque Natural Varginha e o Parque Natural Itaim, além de outros como o Parque Municipal Severo Gomes e o Parque Municipal Linear Ribeirão Cocaia. 

Haverá também caminhadas ecológicas em locais como o Parque Horto Florestal, o Parque Lajeado, o Parque Jacinto Alberto, o Parque Eucaliptos, o Parque Faria Lima e o Parque Jardim Felicidade, vivenciando momentos de aprendizado e lazer em meio à natureza. Visitas aos Viveiros Manequinho Lopes e Arthur Etzel também proporcionarão diferentes experiências.

Além de ser um momento de diversão, as visitas aos parques também incentivam a educação ambiental e estimulam o desenvolvimento físico e cognitivo dos participantes. O Recreio nas Férias segue até o dia 24 de janeiro com uma programação variada, que inclui oficinas culturais, esportivas, recreativas e passeios em espaços culturais e ambientais da cidade. 

Saiba mais sobre:

Recreio nas Férias

https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/recreio-nas-ferias 

Parques Municipais

https://capital.sp.gov.br/web/meio_ambiente/parques

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Projeto Mini Cidade Promove Educação De Trânsito
Game Jam

Desafio de criação de jogos terá live de lançamento para professores e estudantes 

Publicado em: 27/04/2026 6h03 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de dois estudantes segurando certificado de homenagem de aprovação nas ETCS. Ao fundo, diversas pessoas sentadas nas poltronas do auditório.

Educavest: Estudantes aprovados nas ETECs ganham homenagem

Publicado em: 25/04/2026 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com montagem de três fotografias de alunos em aula prática de barbearia. Em cada uma das três fotos, os participantes estão cortando o cabelo dos voluntários.

Projeto de barbearia no CEU Vila do Sol revela talentos e incentiva o empreendedorismo

Publicado em: 24/04/2026 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo azul e o texto
«1 2 3 1.650