Notícias

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo recebe ouro no Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização 2024

Reconhecimento celebra as políticas públicas de alfabetização no município

Publicado em: 06/12/2024 17h52 | Atualizado em: 06/12/2024
Fotografia de estudante do ciclo de Alfabetização

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo foi contemplada na categoria ouro com o Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização 2024, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que reconhece boas práticas na alfabetização de crianças em todo o Brasil. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 5 de dezembro, e celebra o comprometimento de secretarias estaduais, municipais e distrital com a Política Nacional de Alfabetização.

Alfabetização na Rede Municipal de Educação

Anualmente, mais de 45 mil crianças ingressam no ciclo de alfabetização na Rede Municipal de Ensino e, além dos professores do turno regular, é disponibilizado um Professor de Apoio Pedagógico (PAP), que atua na recuperação paralela no contraturno – todas as turmas de 2º ano possuem esse professor. Também há estagiários do Programa Parceiros da Aprendizagem, em todo ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º ano).

A SME promove ainda a formação continuada dos professores e eles entram em Jornada Especial Integral de Formação (JEIF), para estudo, discussões formativas nas escolas e também nas DREs para refletir e aprimorar sua prática. Para apoiar as ações na sala de aula, foram distribuídos kits de experiência pedagógica, que ajudam professoras e professores a organizarem aulas mais estimulantes.

O reconhecimento reforça o compromisso de anos da Secretaria Municipal de Educação com a promoção de políticas públicas com foco na alfabetização inicial e a garantia de uma educação pública de qualidade, com base nos princípios fundamentais do Currículo da Cidade de São Paulo que são: Educação Integral, Equidade, Educação Inclusiva para a garantia do direito à alfabetização para todas as crianças.

Sobre o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Ele está dividido nas categorias bronze, prata e ouro e visa reconhecer e valorizar o trabalho das secretarias de educação que contribuíram significativamente para os avanços na alfabetização de crianças brasileiras.

O recebimento do Selo na categoria ouro revela o comprometimento da Secretaria Municipal de Educação com a implementação de ações para a garantia dos direitos de aprendizagem das crianças e a consolidação dos processos de leitura e escrita, para a sua participação plena na sociedade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Maestro João Carlos Martins tocando piano

Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins

Publicado em: 24/06/2026 3h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher com uma bebê no colo. Elas olham para câmera e seguram um saco de leite em pó integral com a logomarca da Prefeitura de São Paulo e o nome do Programa Leve Leite.

Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 24/06/2026 11h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher em frente a uma mesa de escritório com um computador.
Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

«1 2 3 1.673