Notícias

Estudantes do Imprensa Jovem produzem podcast ao vivo no Congresso Municipal de Educação

Cerca de 50 entrevistas no “PodConversar” irão conectar saberes e transformar o diálogo sobre educação

Publicado em: 28/11/2024 13h14 | Atualizado em: 05/12/2024
Imagens de estudantes entrevistando convidados no estúdio do podcast chamado "Podconversar".

Guilherme Oliveira, Thauane Sampaio e Sophie Costa, do Imprensa Jovem – EMEF Elias Shammass, entrevistando Katia Negri e Andrea Monteiro, da Associação pela Saúde Emocional (ASEC), parceiros da SME pelo Núcleo Intersecretarial de Saúde na Escola (NISE) com Programas como Amigos do Zippy e o SPARC Resiliência.

Estudantes do Programa Imprensa Jovem, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, promovem uma maratona de  inovação e comunicação no “VII Congresso Municipal de Educação – Conectar Saberes para a Prática”. Direto de um estúdio de podcast montado no local, eles produzem o “PodConversar”, uma série de entrevistas transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Educomunicação no YouTube.

Ao longo do evento, o “PodConversar” reunirá educadores, especialistas e os próprios estudantes para discutir temas relevantes e inovadores da educação, como diversidade, saúde escolar, cultura popular, cinema, alimentação sustentável, entre outros. Serão cerca de 50 entrevistas ao vivo e acessíveis para todos, que serão gravadas e ficarão disponíveis para consulta futura, ampliando o alcance das discussões. 

O PodConversar tem como objetivo criar um espaço de diálogo para troca de ideias entre estudantes, educadores e especialistas. O estúdio de podcast, coordenado pela equipe de Educomunicação da SME, é pensado para ser um ambiente inclusivo e interativo. Com estudantes no protagonismo, o espaço reflete os desafios e as possibilidades do ensino atual, promovendo um diálogo entre teoria e prática.

Conheça os formatos do PodConversar no Congresso

PodInspirar – Reflexões rápidas e inspiradoras em um bate-papo de 10 minutos para captar impressões e ideias de palestrantes logo antes ou após suas participações nas mesas e oficinas do congresso.

PodRefletir – Conexão entre ideias e práticas durante 30 minutos em uma conversa moderada, que aprofunda as reflexões sobre práticas pedagógicas, superação de desafios e troca de experiências entre educadores e especialistas.

PodAprofundar –  Em 60 minutos, acontecerão discussões em profundidade trazendo debates detalhados sobre temas complexos, com foco em soluções práticas e articulações teóricas para transformar a educação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Maestro João Carlos Martins tocando piano

Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins

Publicado em: 24/06/2026 3h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher com uma bebê no colo. Elas olham para câmera e seguram um saco de leite em pó integral com a logomarca da Prefeitura de São Paulo e o nome do Programa Leve Leite.

Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 24/06/2026 11h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher em frente a uma mesa de escritório com um computador.
Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

«1 2 3 1.673