Notícias

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo cria cursinho pré-vestibulinho gratuito destinado a estudantes do 9º ano e da última etapa da EJA

A intenção é complementar as aulas regulares e ampliar as oportunidades de acesso à instituições que contam com processos seletivos; são 15 polos na cidade

Publicado em: 01/11/2024 12h20 | Atualizado em: 13/11/2024
Cursinho Pré Vestibulinho

Para complementar as aprendizagens e ampliar as possibilidades de acesso ao Ensino Médio nas Instituições de Ensino Técnico que contam com processos seletivos, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo criou o EducaVest-SP, um cursinho pré-vestibulinho gratuito destinado aos estudantes que estão no 9º ano e na última etapa da Educação de Jovens e Adultos em escolas da Prefeitura de SP. Interessados podem efetuar inscrição no espaço UniCEU ou na secretaria da unidade escolhida.

São 15 polos na cidade, localizados principalmente em Centros Educacionais Unificados (CEUs) e também em dois Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs). Atualmente, estão em funcionamento nos CEUs Butantã, Guarapiranga, Navegantes, Caminho do Mar, Jaguaré, Vila Curuçá, Inácio Monteiro, Quinta do Sol, Jardim Paulistano,  Sapopemba (EMEF Tatiana Belinky) e nos CIEJAs Campo Limpo e Clóvis Caitano Miquelazzo. Os polos situados nos CEUs José Bonifácio, Heliópolis e Parque Novo Mundo estão em fase de estruturação.

O EducaVest foi uma demanda dos estudantes, através de pesquisa realizada no 4° Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis em 2023, e tem a intenção de promover a autonomia e a igualdade de oportunidades a partir de uma ação complementar às aulas regulares que visa fortalecer o aprendizado e impulsionar a inserção de nossos estudantes nos diversos processos seletivos voltados à faixa etária.

Durante o curso, além do enriquecimento curricular, ocorrem vivências educacionais por meio de visitas monitoradas em instituições que possuem Ensino Médio Integrado ao Técnico.  As turmas são organizadas semestralmente e em formato presencial com aulas de segunda a sexta-feira. 

A grade é composta por 15 horas-aula, sendo: 3 aulas de Língua Portuguesa, 3 de Ciências Humanas, 3 de Ciências da Natureza e 6 de Matemática. Cada hora-aula tem duração de 45 minutos. 

Inscrições

Estudantes que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental ou a última etapa da Educação de Jovens e Adultos em escolas da Rede Municipal de Ensino podem efetuar inscrição no prédio da UniCEU, nos polos presentes nos CEUs, ou na secretaria escolar dos polos situados nos CIEJAs. São 35  vagas por polo e elas são preenchidas por ordem de cadastramento. 

Profissionais envolvidos

Podem atuar como docentes do Projeto EducaVest-SP os professores de Ensino Fundamental II e Médio, efetivos e contratados, dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. As aulas são atribuídas como composição ou complementação de Jornada de Trabalho/Opção ou como Jornada Especial de Horas-Aula Excedentes – JEX. 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra a piscina coberta do CEU Silvio Santos. O espaço é amplo, iluminado por grandes janelas laterais que permitem a entrada de luz natural. A piscina possui raias delimitadas por flutuadores nas cores vermelha, branca e azul, além de marcações escuras no fundo que orientam a prática da natação. Ao redor da piscina há piso antiderrapante, escadas de acesso à água, plataformas de saída e equipamentos de apoio aos treinamentos. A imagem destaca a infraestrutura esportiva destinada às atividades de natação e promoção do esporte nos Centros Educacionais Unificados (CEUs).
Arte gráfica com fundo em tons terrosos e moldura composta por grafismos inspirados em padrões indígenas nas cores verde, laranja, vermelho e marrom. Ao centro, destaca-se o título

Agosto Indígena leva programação cultural gratuita aos CEUs

Publicado em: 11/08/2026 11h53 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra um artista pintando um mural em grande escala no muro de uma escola da Rede Municipal de Ensino. A obra, em processo de criação, apresenta desenhos, letras e formas geométricas sobre um fundo azul, com áreas em tons de amarelo e laranja. O artista trabalha em frente ao mural utilizando materiais de pintura, enquanto uma escada está apoiada ao lado da parede. Em primeiro plano, estudantes, vistos de costas e sentados no pátio, acompanham a atividade artística. A cena representa a integração entre arte, educação e participação da comunidade escolar

Paredes que Falam leva arte e protagonismo a escolas da Rede Municipal

Publicado em: 10/08/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner em tons de azul e amarelo com o texto

Atendimento da COGEP será realizado temporariamente na Vila Clementino 

Publicado em: 10/08/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia ilustrativa de um espaço preparado para atividades culturais voltadas à primeira infância. No centro do ambiente há um tapete circular colorido, cercado por instrumentos de musicalização, como tambor e baquetas, além de materiais circenses, incluindo claves de malabarismo, bambolês, pratos de equilíbrio, tecidos coloridos e um balde decorado com estrelas. Ao fundo, destaca-se uma pequena tenda de circo nas cores vermelha, amarela e azul, além de colchonetes, estruturas de psicomotricidade e brinquedos distribuídos pelo espaço. A sala é ampla, iluminada por grandes janelas, e representa um ambiente lúdico destinado a experiências de teatro, musicalização, circo e desenvolvimento infantil.

Semana Municipal da Primeira Infância leva atrações culturais aos CEUs 

Publicado em: 07/08/2026 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.686