Notícias
Concurso de cordel incentiva o protagonismo na EMEF Almirante Tamandaré
Iniciativa incentivou a produção textual, a criatividade, o saber escutar o outro e a alteridade
Publicado em: 01/12/2017 15h42 | Atualizado em: 30/11/2020
por Imprensa Jovem Rádio Calafrio
Aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Tamandaré, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, a “II Edição do Sarau Pequenos Cordelistas”. A apresentação cultural, de autoria dos alunos dos terceiros e quartos anos, contou ainda com uma premiação para os melhores cordéis.
Promovido pela professora Valéria Silva, da Sala de Leitura, com apoio das professoras dos terceiros e quartos anos, o sarau incentivou a produção textual, a criatividade, o saber escutar o outro e a alteridade. Para a coordenadora pedagógica, Michele Badolado, “ações como esta cumprem o papel social da escola, promovendo o exercício da cidadania, da autoria e protagonismo dos estudantes, além de trabalhar a identificação e valorização da cultura do povo brasileiro”.
Ao explorar a Literatura de Cordel em sala de aula o aluno tem contato com outras experiências culturais, com toda a riqueza expressiva desse gênero e compreende melhor as várias linguagens: oral, escrita, musical e visual. Além disso, o cordel permite trabalhar com uma infinidade de assuntos como a intolerância, por exemplo, tema que toda comunidade escolar vem desenvolvendo ao longo do ano.
“Meu maior desejo nesta atividade é que eles tivessem a vivência de ser escritor/autor, provar o gostinho da criação, a responsabilidade da escrita social e compartilhada, a preocupação com as outras pessoas que fossem ler, além de todo processo de escrita propriamente dito”, explicou a professora Valéria Silva.
O evento contou ainda com a apresentação da música Asa Branca, de Luiz Gonzaga, do Projeto de Percussão, com a professora Daniella Martinez, e dos alunos dos segundos anos, com apresentações teatrais orientadas pela professora Valéria Silva e com um júri formado pelas professoras Nádia Chalegh de Inglês, Vanice Terezinha Morell, de Arte e Priscila Gonçalves Cardoso, do primeiro ano. “Foi um grande privilégio participar do júri. Os alunos compreenderam a proposta e nos emocionaram com as sextilhas, onde colocaram graça ao falar do sertão e sobre a intolerância”, comentou a professora Priscila G. Cardoso.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Participantes de Ju-Jitsu do CEU Vila Rubi representam o Brasil no Pan-Americano
Secretaria Municipal de Educação
Rolê Agroecológico terá nova edição na Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação
Resultados do Ideb já estão disponíveis para consulta
Educação Ambiental
Seminário de Educação Ambiental reúne educadores em São Paulo
Alimentação Escolar
Oferta de alimentação especial cresce 39% na Rede Municipal de Ensino de São Paulo
Relacionadas
Participantes de Ju-Jitsu do CEU Vila Rubi representam o Brasil no Pan-Americano
Publicado em: 07/08/2026 1h58 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Rolê Agroecológico terá nova edição na Rede Municipal
Publicado em: 07/08/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil
Publicado em: 06/08/2026 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Resultados do Ideb já estão disponíveis para consulta
Publicado em: 06/08/2026 4h22 - em Secretaria Municipal de Educação
Seminário de Educação Ambiental reúne educadores em São Paulo
Publicado em: 06/08/2026 3h54 - em Educação Ambiental