DRE Butantã promove curso para discutir as relações étnico-raciais

Formação ocorreu nos dias 24 e 25 de novembro.

Publicado em: 30/11/2017 17h28 | Atualizado em: 30/11/2020
DRE_butanta_curso_relacoes_etnico_raciais__740_x_430.jpg

Nos dias 24 e 25 de novembro, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã realizou o “II Seminário Novembro Negro ‘Afrobrasilidade: Luta, Resistência e Reenraizamento’”, uma forma de explicitar e problematizar conceitos centrais à discussão das relações étnico-raciais em diálogo com o campo da Educação.

Na sexta-feira, 24, ocorreu a exibição do filme “Atlântico Negro: na rota dos orixás” e na sequência as falas de Nádia Souza, sacerdotisa de candomblé, historiadora e Auxiliar Técnico de Educação e do professor Ricardo Sales, umbandista, pesquisador da cultura africana e antropólogo. “É primordial que descolonizemos o currículo, que falemos do racismo e fortaleçamos nossas crianças negras”, disse Nádia, explicando que os educadores precisam estar preparados para lidar com situações que envolvam intolerância religiosa.

No sábado, 25, houve a apresentação do espetáculo teatral “Eu e Ela: Visita a Carolina Maria de Jesus” seguida de mesa cujo tema foi “Leituras Sociológicas em Carolina Maria de Jesus: Perspectiva social, política e literária”.

Durante todo o evento, foram abordados temas como a diáspora africana, religiosidade e suas influências na atualidade, feminismo negro e a psique negra e a psicologia como enfrentamento do racismo.

Um grupo de crianças sentadas em uma quadra com uma rede de voleibol baixa

CEU Parque São Carlos realiza festival de vivências paralímpicas

Publicado em: 29/04/2024 5h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com mosaico colorido e a frase

Inscrições abertas para o 8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake

Publicado em: 26/04/2024 5h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra grupo de pessoas posando para foto em auditório.
foto de mulheres sentadas, explicando o conteúdo projetado em duas telas ao fundo
Fotografia mostra o ambiente de uma biblioteca, com estante de livros, mesas e cadeiras e puffs.

CEUs estão com programação especial nas bibliotecas

Publicado em: 24/04/2024 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação