Notícias

Jovens e Adultos fundam a primeira AEL de teatro de bonecos

Academia ganhou o nome de Patativa do Assaré e foi fundada no CIEJA Rosa Kazue Inakake de Souza

Publicado em: 18/11/2017 11h50 | Atualizado em: 30/11/2020

AEL_teatro_bonecos_740_x_430.jpg

Na última terça, 14 de novembro, ocorreu no Centro de Educação Unificado (CEU) Jambeiro a cerimônia de Fundação da Academia Estudantil de Letras (AEL) Patativa do Assaré, do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Rosa Kazue Inakake de Souza, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases. É a primeira AEL em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos e também a primeira a usar a linguagem de teatro de bonecos.

“Logo que os jovens e adultos do CIEJA tiveram os primeiros contatos com o projeto, se encantaram”, disse a Professora Nilda Conrrado, Mestre de Cerimônia do evento e coordenadora de estudos literários do projeto, juntamente com o Professor Ricardo e com Suzana Marcelino e Camila, coordenadores das atividades de teatro na AEL.

A AEL Manoel de Barros, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Madre Joana Angélica de Jesus – a mais recente academia fundada na região de Guaianases – recepcionou os novos acadêmicos, representando as demais AELs já instituídas na Cidade de São Paulo.

Chamados ao microfone, os acadêmicos fizeram uma apresentação cênica com bonecos de fantoche, caracterizados como seus amigos literários: Patativa do Assaré, Vinicius de Moraes, Cecília Meireles, José Ubaldo Ribeiro, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Ricardo Azevedo, Carolina Maria de Jesus, Ariano Suassuna, Ana Maria Machado e Marina Colasanti. Na sequência houve a cerimônia de posse, com o Juramento Acadêmico e com a apresentação dos “Melhores Momentos de 2017” dessa AEL. O encerramento aconteceu com a apresentação da canção “Te ofereço Paz”, de Válter Pini, pela AEL Patativa do Assaré e pela AEL Manoel de Barros.

“Sou uma pessoa de muitos amigos e, neste sonho que virou realidade, alguns deles embarcaram junto. Não foi fácil, mas adoro desafios, sou muito grata aos meus colegas professores que aceitaram este desafio e mais grata ainda aos meus alunos, pois o mérito é todo deles. Gratidão por proporcionarem emoções na fundação da AEL Patativa do Assaré, a primeira AEL no CIEJA e a primeira AEL de teatro de bonecos”, comemora a professora Nilda.

Confira a galeira de imagens clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um estudantes deitado sobre uma mesa com colchonete, recebendo atendimento odontológico em uma ação do Dia B.

“Dia B” leva atendimento odontológico às escolas municipais 

Publicado em: 20/03/2026 6h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com três imagens de atividades na educação infantil. Na parte superior, crianças pequenas estão sentadas em roda com duas educadoras, em um ambiente acolhedor, enquanto outra criança brinca deitada no chão com um brinquedo. Na parte inferior esquerda, um grupo de crianças usando toucas participa de uma atividade culinária, misturando ingredientes em uma tigela sobre uma mesa com toalha xadrez; ao fundo, há um quadro com uma receita escrita. Na parte inferior direita, crianças exploram materiais e objetos em um espaço organizado, sentadas em cadeiras pequenas, manuseando utensílios e recipientes. O conjunto retrata momentos de interação, aprendizagem e brincadeira.

Projeto trabalha receitas culinárias, brincadeiras e até um SPA para os bebês e crianças

Publicado em: 20/03/2026 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Foto Fachada Ceu Três Pontes

Escolas de São Miguel realizam 1º Festival Paralímpico da Educação Infantil 

Publicado em: 20/03/2026 12h17 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Fotografia de duas pessoas amamentando.

Formação Rede Amigos do Peito agora na EMASP

Publicado em: 19/03/2026 5h03 - em CEI Amigo do Peito

Montagem com quatro imagens de um ambiente sensorial voltado a bebês. Na primeira, há um pequeno quadro verde com a inscrição “Luzes e Cores”, apoiado sobre tecidos claros e iluminação suave. Nas demais imagens, bebês exploram o espaço deitados sobre panos coloridos, interagindo com luzes decorativas multicoloridas. Eles tocam, observam e se aproximam das luzes, demonstrando curiosidade e concentração. O ambiente é acolhedor, com cores suaves, tecidos e elementos que estimulam os sentidos.

Vivência entre luzes e cores na Educação Infantil promove desenvolvimento em berçário 

Publicado em: 19/03/2026 4h42 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

«1 2 3 1.636