Notícias
DRE Guaianases promove “II Seminário do Ciclo Autoral: Caminhos para a Autoria e Protagonismo”
Ação dá continuidade às integrações ocorridas em agosto, com o I Seminário do Ciclo Autoral.
Publicado em: 17/11/2017 10h06 | Atualizado em: 30/11/2020
No dia 6 de novembro, no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases realizou o “II Seminário do Ciclo Autoral”. O encontro, que reuniu professores e educandos do Ciclo Autoral, foi uma continuidade ao trabalho iniciado no I Seminário do Ciclo Autoral, realizado em 21 de agosto.
De acordo com Juliana Gonçalves Mutafi, da Divisão Pedagógica (DIPED) Guaianases, “essa atividade promove um movimento de partilha de saberes, pois incentiva a interação entre professores do Ciclo Autoral e alunos que estão na etapa de produção dos Trabalhos Colaborativos de Autoria (TCAs)”.
No início do evento, os participantes puderam apreciar uma exposição de banners dos TCAs de algumas escolas. Em seguida, os alunos Mestres de Cerimônia, Julio, da EMEF CEU Inácio Monteiro, Paloma, da EMEF João Ribeiro de Barros, e Viviane da EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello, fizeram a abertura oficial e convidaram ao palco a Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana, que parabenizou a todos pelos temas trabalhados e ressaltou a importância do envolvimento e protagonismo dos alunos.
Lucimeire destacou a riqueza e variedade de assuntos expostos nos banners e a importância desses modos de intervenções sociais realizadas a partir do conhecimento adquirido nos projetos. “Todos os temas trabalhados nos levam a pensar o quanto precisamos uns dos outros para viver em sociedade. São problemáticas reais, que estão além dos muros da escola e envolvem educandos, suas famílias e toda a comunidade escolar”, ressaltou.
Em seguida, alunos e alunas de várias Unidades Educacionais apresentaram seus trabalhos, que envolveram diversos tipos de linguagem (seminário, teatro, música, dança,):
EMEF João Ribeiro de Barros
Tema: Bullying
EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello
Tema: Aborto
EMEF Madre Joana Angélica de Jesus
Tema: Inclusão Social
EMEF Saturnino Pereira
Tema: Intolerância Religiosa – Maculelê, Capoeira e suas canções
EMEF Deputado Caio Sérgio Pompeu de Toledo
Tema: Lixo e meio ambiente (reciclagem) / Desigualdade social
EMEF CEU Inácio Monteiro
Tema: Direitos Humanos / Drogas Lícitas e Ilícitas.
EMEF João de Lima Paiva
Tema: Empoderamento Feminino.
EMEF Maria Aparecida do Nascimento
Tema: Repensar e Recusar Práticas não Sustentáveis: Desenvolver Responsabilidade Ambiental (customização/consumo sustentável)
EMEF Senador Luís Carlos Prestes
Tema: Sustentabilidade: Horta Pedagógica e consumo sustentável.
EMEF CEU Lajeado
Tema: Dependência Tecnológica.
EMEF Antônio Pereira Ignácio
Tema: Lazer e Cultura na Cidade Tiradentes
EMEF Alexandre de Gusmão
Tema: O jovem da periferia de Guaianases: o jovem como sujeito de direitos.
Clique aqui para ver fotos do Seminário.
Notícias Mais Recentes
Educomunicação
ECA Digital: com a sanção da lei, alunos de escolas municipais aprendem sobre proteção da imagem de crianças e adolescentes
Núcleo Técnico de Currículo
Clube de Leitura “Leia Educadora, Leia Educador” inicia encontros de 2026 na SME
Informática Educativa
Live da educação municipal apresenta tecnologias para aprendizagem
Programa Grêmio estudantil
SME elabora Estatuto do Conselho e Grêmio Mirim para fortalecer a participação das crianças na Educação Infantil
Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEF Amorim Lima conquista 20 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática
Secretaria Municipal de Educação
SME realiza formação sobre atualização curricular do Ensino Fundamental
Relacionadas
ECA Digital: com a sanção da lei, alunos de escolas municipais aprendem sobre proteção da imagem de crianças e adolescentes
Publicado em: 17/03/2026 5h13 - em Educomunicação
Clube de Leitura “Leia Educadora, Leia Educador” inicia encontros de 2026 na SME
Publicado em: 17/03/2026 3h42 - em Núcleo Técnico de Currículo
Live da educação municipal apresenta tecnologias para aprendizagem
Publicado em: 17/03/2026 11h57 - em Informática Educativa
SME elabora Estatuto do Conselho e Grêmio Mirim para fortalecer a participação das crianças na Educação Infantil
Publicado em: 17/03/2026 11h23 - em Programa Grêmio estudantil
EMEF Amorim Lima conquista 20 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática
Publicado em: 16/03/2026 11h03 - em Diretoria Regional de Educação Butantã