Crianças e jovens exploram a história do cinema na Cinemateca Brasileira durante o Recreio nas Férias

Participantes assistiram curtas-metragens e conheceram mais sobre como eram feitos os filmes

Publicado em: 28/10/2024 14h58 | Atualizado em: 17/09/2024

Fotografia tirada na Cinemateca Brasileira mostra crianças sentadas em sala de projeção.
Crianças e jovens, de 4 a 14 anos, tiveram a oportunidade de conhecer a Cinemateca Brasileira, localizada na zona sul da cidade, como parte do cronograma de atividades do Programa Recreio nas Férias. Os participantes conheceram um pouco mais sobre a história do cinema e a visita ainda incluiu a exibição de três curtas-metragens brasileiros.

Ao longo da visita, os participantes puderam conhecer sobre como era feito um filme, foram apresentados a películas cinematográficas, os materiais utilizados antes e hoje em dia para sua fabricação, entre outros tópicos.

Na sala Grande Otelo, as turmas assistiram três curtas-metragens brasileiros: “A Velha A Fiar”, de 1964; “Couro de Gato”, de 1962; e “O Sanduíche”, de 2000. Destes, apenas o terceiro filme foi filmado com cores, os dois primeiros foram assistidos em preto e branco.

Durante o período da 44ª edição do Recreio nas Férias, de 10 a 19 de julho, foram conhecer a cinemateca participantes dos polos: CEU Caminho do Mar, CEU Meninos, CEU Alvarenga e CEU Heliópolis.

Confira algumas fotos:

Fotografia mostra um Centro Educacional Unificado por fora.
Fotografia mostra grupo de crianças usando colete verde com a escrita

Recreio nas Férias leva crianças até o Posto de Bombeiros da Vila Mariana

Publicado em: 28/10/2024 12h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de fundo cinza com a marca dágua do brasão da Cidade de São Paulo - Educação em branco