Notícias

Criador do programa Scratch conversa sobre linguagem de programação

Evento contou com apresentação de projetos desenvolvidos por Professores de Informática na RME

Publicado em: 16/11/2017 15h00 | Atualizado em: 30/11/2020
Criador_programa_Scratch_740_x_430.jpg

Aconteceu nesta segunda, 9 de outubro, no auditório da Uninove, Campus Vergueiro, o evento “Conversando com Mitchel Resnick”.

O Secretário Municipal de Educação. Alexandre Schneider, e a Diretora da Coordenadoria Pedagógica (COPED), Leila Barbosa Oliva, estiveram presentes no evento. Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs) da Rede Municipal de Ensino (RME) participaram como ouvintes e palestrantes, apresentando relatos de práticas desenvolvidas nas unidades educacionais fazendo uso do programa Scratch, tema central do evento.

Scratch é um programa de computador disponibilizado gratuitamente. Com ele, é possível criar animações, histórias interativas e jogos. O software foi desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT) e pelo grupo KIDS da Universidade de Califórnia, Los Angeles.

O membro integrante do MIT e criador do programa Scratch, Mitchel Resnick, participou do evento conversando com o público a respeito do software. Ele também abordou a importância da infância para o processo criativo. “A sociedade precisa agir e pensar de maneira criativa e inovadora. Isso começa no jardim de infância”, comentou Resnick.

Princípios e possibilidades – O programa é baseado em quatro princípios básicos:

1. Projects (projetos);

2. Passion (Paixão);

3. Play (Jogo);

4. Peers (Pares)

“Queremos conectar as crianças com esta forma de aprendizado nas escolas, partindo do interesse delas”, revela Resnick sobre a metodologia do programa.

O criador do Scratch apresentou possibilidades de criação no programa com diferentes temas e formatos feitos por crianças em diferentes partes do mundo. Mitchel ainda elogiou o trabalho apresentado e desenvolvido pelos professores da RME e se colocou à disposição para esclarecimentos e dúvidas sobre o uso do programa.

Apresentações – Os professores POIEs convidados para apresentar seus respectivos trabalhos com o programa Scracth foram:

Professor Paulo – EMEF Professora Ana Maria Alves Benetti – DRE Santo Amaro;

Professora Débora – EMEF Almirante Ari Parreiras – DRE Santo Amaro;

Professor Sandro – EMEF Eliane Benute Lessa Ayres Goncalves, professora- Nany Benute – DRE Pirituba / Jaraguá;

Professora Elisângela – EMEF Cel. José Herminio Rodrigues – DRE Freguesia Brasilândia.

Os trabalhos versaram sobre práticas com o programa Scracth, Arduíno, o site “A Hora do Código” e algumas proposições na robótica.

Confira as fotos do evento

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de uma mão folheando um livro.

Curso aborda enfrentamento ao racismo e à xenofobia para profissionais do Quadro de Apoio

Publicado em: 16/04/2026 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um homem sentado a frente do seu computador de mesa.

SME convoca Auxiliares Técnicos de Educação aprovados em concurso público

Publicado em: 15/04/2026 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra quatro crianças reunidas em torno de uma mesa branca, utilizando tablets. Elas estão inclinadas para frente, concentradas nas telas, interagindo com um aplicativo colorido que apresenta elementos gráficos e personagens. As crianças vestem camisetas claras e utilizam as mãos para tocar e arrastar itens nos dispositivos. O ambiente é simples e bem iluminado, sugerindo um contexto escolar ou de atividade educativa com uso de tecnologia.

Cultura popular e tecnologia transformam aprendizagens em escola

Publicado em: 15/04/2026 4h58 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Imagem com o fundo em tons de roxo com o texto

Projetos inovadores da Secretaria Municipal de Educação estão na semifinal do Premia Sampa 2026

Publicado em: 15/04/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.646