Notícias

Secretaria Municipal de Educação promove a exposição virtual: “Pioneiros da Educação Municipal Paulistana: o início de uma história”

A iniciativa faz parte da 22ª Semana Nacional de Museus

Publicado em: 17/05/2024 15h25 | Atualizado em: 17/05/2024

Capa da exposição virtual dos pioneiros da educaçãoO Memorial da Educação Municipal – MEM participa da 22ª Semana Nacional de Museus, proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, com uma exposição virtual que valoriza o trabalho dos primeiros professores do Ensino Fundamental na Cidade de São Paulo. Esta iniciativa visa destacar os Museus como instituições educativas dinâmicas que promovem a aprendizagem, a descoberta e a compreensão cultural. 

 Os acervos apresentados na exposição fazem parte de uma coletânea de documentos e fotografias de 7 dos 110 pioneiros das Escolas Primárias Municipais. Para visitar a exposição, acesse a página do MEM: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/exposicao-virtual-pioneiros-da-educacao-municipal-paulistana-o-inicio-de-uma-historia/  

 A exposição revisita a história dos professores que a partir de 1956, para lecionar, responsabilizavam-se em gerir todo o processo administrativo e pedagógico, desde a busca de espaço para a sala de aula, aquisição de mobiliários, merenda até o controle dos recursos financeiros por meio da Caixa Escolar, ressarcidos ao final do mês pela prefeitura, juntamente com os seus proventos. A iniciativa contribuiu para a implantação efetiva da Rede de Ensino Fundamental no município, tornando-a uma das maiores do Brasil. 

 Mais informações sobre a Semana dos Museus, clique aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Prefeitura De Sp Inaugura Ceu Papa Francisco Na Zona Leste

Prefeitura de SP inaugura novo CEU com capacidade para atender quase 7 mil pessoas na Zona Leste

Publicado em: 04/07/2025 12h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Wicked Mova

DRE FB promove experiências culturais para os educandos do MOVA

Publicado em: 03/07/2025 6h27 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Projeto Da Emef Philó Gonçalves é Destaque No Prêmio Porvir

EMEF Philó Gonçalves dos Santos tem projeto vencedor do Prêmio Professor Porvir 2025

Publicado em: 03/07/2025 4h00 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Ceu Inácio Monteiro Promove O Inácio Rock Fest

CEU Inácio Monteiro promove festival de Rock aberto para toda a comunidade

Publicado em: 03/07/2025 10h29 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

 Escolinhas Paralímpicas
«1 2 3 1.537