Notícias

Semana de Alfabetização do MOVA na DRE São Miguel

Palestra, mostra de filme, show cultural e danças integraram a programação

Publicado em: 16/11/2017 13h56 | Atualizado em: 30/11/2020
movaspmp_740x430.jpg

Entre 18 e 22 de setembro, foram realizadas atividades da Semana de Alfabetização no MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) na Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel e nas entidades do movimento.

A semana foi realizada com a temática local “Angico, Mova e São Miguel: A memória da Alfabetização de Adultos em Movimento”, abordando a compreensão histórica do Movimento, desde a intervenção de Paulo Freire, na década de 1960, em Angicos, RN, passando pela implantação do MOVA na década de 1980, em São Paulo, até a potencialização de sua história em São Miguel Paulista.

No dia 18 de setembro, a Mestra em Educação Iolanda Cruz Teles, da DIPED da DRE São Miguel, abordou a importância identitária do Movimento tanto historicamente quanto no cotidiano das entidades de São Miguel.

Na continuidade, em 19 de setembro, no Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Curuçá, foi realizada a exibição do filme “Que horas ela volta?” para 400 educandos e educadores de todas as entidades.

Já no dia 20 de setembro, cada entidade propôs a sua movimentação comemorativa.

O Show de Talentos, realizado no CEU Vila Curuçá em 21 de setembro, marcou a riqueza das múltiplas identidades que compõem o MOVA. Apresentações de danças, músicas e recitais marcaram o show. E o encerramento contou com muita dança, sob a orientação do professor Marcos da Entidade Vila Mara.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de oito adultos em pé posando para câmera.

SME compartilha experiências do PTRF e do SIG-Escola com equipe de Porto Alegre

Publicado em: 09/09/2026 11h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um homem sentado em uma cadeira atrás da mesa. Uma mesa ao lado com o cartaz

Inscrições abertas para o 2° Festival Estudantil de Batalhas de Rima e SLAM  

Publicado em: 08/09/2026 3h59 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Montagem com duas fotografias de encontros realizados em uma unidade escolar. Nas imagens, adultos estão sentados em roda, em momentos de diálogo e interação. Ao fundo, há estantes com livros e materiais pedagógicos, brinquedos, mesas e cadeiras, além de cortinas azuis.

Tecendo Redes fortalece apoio a famílias de estudantes com deficiência 

Publicado em: 08/09/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Fotografia de estudantes da Imprensa Jovem realizando uma entrevista ao ar livre. Em primeiro plano, uma estudante segura um microfone próximo a outra estudante, que está de costas. Ao fundo, outro estudante registra a atividade com uma câmera fotográfica. Os jovens usam coletes laranja e azul, identificados como integrantes da Imprensa Jovem.

Imprensa Jovem faz cobertura da Bienal do Livro 

Publicado em: 04/09/2026 6h06 - em Educomunicação

Encontro Entrenós

Programa EntreNós reúne diretores para discutir clima e convivência escolar 

Publicado em: 04/09/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.696