Notícias
Parceria entre Prefeitura de São Paulo e SESI vai atender cerca de 10 mil crianças e jovens com atividades de esporte e danças
Iniciativa será em seis CEUs e oferecerá dez modalidades esportivas
Publicado em: 07/05/2024 17h04 | Atualizado em: 07/05/2024
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), anunciou nesta terça-feira (07) a parceria com o SESI-SP para o Programa Desenvolvimento Integral no Contraturno (SESI Esporte) que vai oferecer aulas de esporte e danças nos CEUs Parelheiros, Vila do Sol, Jardim Paulistano, Navegantes, Campo Limpo e Anhanguera. O objetivo é ampliar as atividades esportivas e culturais promovendo o desenvolvimento integral e a integração social dos estudantes e de toda a comunidade nas atividades de contraturno.
A cerimônia de lançamento aconteceu no CEU Navegantes com a presença do Prefeito Ricardo Nunes acompanhado do Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, e dos representantes do SESI: Jefferson Sakai, Gerente de Qualidade de Vida, e André Avallone, Supervisor de Esportes. “Os CEUs são espaços que promovem práticas esportivas para toda a comunidade e essa parceria vai nos ajudar a ampliar as modalidades esportivas que trazem inúmeros benefícios como qualidade de vida, saúde, integração, diálogo, disciplina, além de novas oportunidades para nossas crianças e jovens”, destacou Padula.
As modalidades serão Skate, Badminton, Karatê, Basquete, Judô, Tênis de Mesa, Ginástica Artística, Handebol e Wrestling também chamada de luta olímpica, considerada o esporte de combate mais antigo do mundo, além de Dança. As aulas serão com a metodologia do SESI em parceria com os Núcleos de Esporte e Lazer dos CEUs que acompanharão todo o desenvolvimento das práticas. Serão conduzidas por professores de atendimento esportivo e instrutores de dança. O programa conta também com um Orientador de Promoção à Saúde que atuará como responsável técnico, coordenando, supervisionando e garantindo sua eficácia.
A parceria também prevê a disponibilização de uniformes para os alunos e realização de festivais para fomentar e promover as práticas. Além da implantação do Núcleo de Dança para desenvolver cursos de iniciação e formação em dança, visando o desenvolvimento técnico, artístico e pedagógico na linguagem artística.
A escolha das unidades foi feita a partir de estudos de indicadores sociais e das modalidades ofertadas em cada CEU. A estimativa é atender cerca de 10 mil crianças e jovens de 06 a 17 anos.
“A parceria entre o SESI-SP e a SME representa um compromisso em promover o desenvolvimento integral e a integração social dos estudantes e da comunidade. As aulas de esporte e dança visam ampliar as atividades culturais e esportivas, proporcionando um ambiente enriquecedor durante o contraturno escolar”, declarou Jeferson Sakai, Gerente de Qualidade de Vida do SESI-SP.
Para inscrição os pais e responsáveis das crianças e adolescentes devem procurar a Secretaria de cada CEU. Confira a grade de modalidades em cada unidade:
CEU PARELHEIROS:
Wrestling
Skate
Badminton
Dança
CEU VILA DO SOL:
Karatê
Basquete 3×3
Wrestling
Dança
CEU JARDIM PAULISTANO:
Skate
Karatê
Judô
Dança
CEU NAVEGANTES:
Wrestling
Skate
Tênis de mesa
Ginástica Artística
Dança
CEU CAMPO LIMPO:
Wrestling
Karatê
Skate
Dança
CEU ANHANGUERA:
Wrestling
Handebol
Dança
Notícias Mais Recentes
Março Mulher 2026
No mês da Mulher, os CEUs da rede municipal terão programação especial
Secretaria Municipal de Educação
SME apresenta Relatório do Programa de Integridade e Boas Práticas aos coordenadores da pasta
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Escola da zona Sul da capital promove mudança de hábitos alimentares
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Assembleia Mirim: pequenos votos, grandes lições de cidadania na EMEI Charles Chaplin
Secretaria Municipal de Educação
57% dos educadores apontam avanços no clima escolar dentro das unidades
Secretaria Municipal de Educação
CEUs recebem inscrições para curso gratuito de Confeitaria Profissional
Relacionadas
No mês da Mulher, os CEUs da rede municipal terão programação especial
Publicado em: 03/03/2026 11h18 - em Março Mulher 2026
SME apresenta Relatório do Programa de Integridade e Boas Práticas aos coordenadores da pasta
Publicado em: 02/03/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação
Escola da zona Sul da capital promove mudança de hábitos alimentares
Publicado em: 02/03/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Assembleia Mirim: pequenos votos, grandes lições de cidadania na EMEI Charles Chaplin
Publicado em: 27/02/2026 5h04 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
57% dos educadores apontam avanços no clima escolar dentro das unidades
Publicado em: 27/02/2026 1h13 - em Secretaria Municipal de Educação