Notícias

SME elabora documento para ações de Matemática no mês de maio

Documento conta com propostas de atividades para o Ensino Fundamental

Publicado em: 06/05/2024 17h32 | Atualizado em: 06/05/2024

Cei Elza Soares

A Secretaria Municipal de Educação (SME) lançou o documento “Educação Matemática em Foco” para o mês de maio. A iniciativa tem como objetivo a ampliação dos processos de aprendizagem da disciplina no Ensino Fundamental por meio de reflexões, atividades e processos formativos. 

O documento foi desenvolvido pela Coordenadoria Pedagógica (COPED), por meio da Divisão de Ensino Fundamental e Médio (DIEFEM), e enviado para as 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE), que encaminharam para as escolas das respectivas regiões. O objetivo é propor uma série de práticas pedagógicas para os professores e coordenadores pedagógicos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) com abordagens desafiadoras, lúdicas e engajadoras. 

O documento reconhece o papel fundamental da Matemática no desenvolvimento e uma visão crítica dos estudantes e coloca a participação dos professores e gestores como algo fundamental para ressignificar conhecimentos e construir novas aprendizagens. 

As atividades propostas incluem formas inovadoras para a utilização dos Kits Pedagógicos enviados para as escolas, visando o desenvolvimento do raciocínio lógico e utilização de conceitos e procedimentos matemáticos. Outras temáticas também foram abordadas, como Educação Financeira, utilização da Plataforma Aprender Matemática – PAM e indicação de leituras em parceria com os Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSL). 

A escolha do mês de maio se deve ao Dia Nacional da Matemática, comemorado no dia 6 de maio em homenagem ao autor Júlio Cézar de Mello e Souza, conhecido como Malba Tahan, considerado um dos nomes mais importantes no ensino de matemática no Brasil.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes da Imprensa Jovem realizando uma entrevista ao ar livre. Em primeiro plano, uma estudante segura um microfone próximo a outra estudante, que está de costas. Ao fundo, outro estudante registra a atividade com uma câmera fotográfica. Os jovens usam coletes laranja e azul, identificados como integrantes da Imprensa Jovem.

Imprensa Jovem faz cobertura da Bienal do Livro 

Publicado em: 04/09/2026 6h06 - em Educomunicação

Encontro Entrenós

Programa EntreNós reúne diretores para discutir clima e convivência escolar 

Publicado em: 04/09/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Publicado em: 04/09/2026 1h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mulher negra, de cabelos longos e pretos, usando um vestido vermelho e sorrindo enquanto segura, com as duas mãos, a honraria recebida pelo Prêmio Intelectualidade Amefricana. Ao fundo, aparecem bandeiras de diferentes países e uma bandeira azul.

Pesquisa rende Prêmio Intelectualidade Amefricana a diretora da Rede Municipal 

Publicado em: 04/09/2026 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório repleto de pessoas assistindo a uma palestra com 4 pessoas no palco e um telõa com 3 fotografias de pessoas do lado esquerdo.

SME realiza Jornada de Educação Bilíngue de Surdos

Publicado em: 04/09/2026 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.696