Notícias

Mostra de Cinema na EMEF Hipólito José da Costa inicia nesta quinta-feira (2)

Produções audiovisuais foram realizadas pelos estudantes; filmes têm temáticas e experimentações de edição variadas

Publicado em: 02/05/2024 13h10 | Atualizado em: 02/05/2024
fotografia mostra Estudantes Participando de Mostra De Cinema na escola

Na quinta-feira (2) e nos dias 8 e 9 de maio, a EMEF Hipólito José da Costa promoverá sua 2ª Mostra de Cinema com filmes produzidos pelos estudantes entre 2021 e 2023. As produções audiovisuais exploram diversas temáticas e incluem documentários, animações, ficções de contos fantásticos e de suspense, além de nanometragens com experimentações de até 30 segundos.

Com um total de 12 filmes, totalizando 51 minutos de exibição, a mostra oferece um mergulho no universo criativo e reflexivo dos estudantes. Além de produções feitas por participantes do Projeto Mosaico de Cinema e Teatro, há filmes produzidos por estudantes do 9º ano para o Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) e outros elaborados em propostas de professores de outras disciplinas regulares.

O trabalho com produção em vídeo foi iniciado mais amplamente na EMEF em 2010 a partir das aulas do projeto de audiovisual encabeçado pelo professor de Artes, Rodrigo Pignatari. De lá pra cá o projeto foi tomando novas formas e atualmente envolve também os conhecimentos de teatro. Produções feitas pelos estudantes nesse período já participaram e concorreram em mostras de outras instituições. 

Após uma pausa devido à pandemia de covid-19, a mostra retorna com produções como documentários que abordam questões contemporâneas, nanometragens com experimentações curtas, de até 30 segundos, adaptações de contos com clima noir/suspense e obras de ficção e fantasia inspiradas nos imaginários e nas ameaças ao meio ambiente, além das animações, que já se tornaram uma marca registrada da escola.

As sessões são adaptadas para diferentes turmas e turnos, proporcionando uma experiência enriquecedora para os ciclos de alfabetização, interdisciplinar e autoral. O professor Rodrigo Pignatari, idealizador do projeto, ressalta a importância da diversidade de produções apresentadas na mostra. “O legal dessa é que tem muito material produzido por estudantes que não são do projeto, e também feitos com outros professores que criaram e coordenaram criações audiovisuais”, destaca Pignatari.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Maestro João Carlos Martins tocando piano

Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins

Publicado em: 24/06/2026 3h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher com uma bebê no colo. Elas olham para câmera e seguram um saco de leite em pó integral com a logomarca da Prefeitura de São Paulo e o nome do Programa Leve Leite.

Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 24/06/2026 11h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher em frente a uma mesa de escritório com um computador.
Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

«1 2 3 1.673