Notícias

CEI Guida leva crianças e famílias à Pinacoteca

Visita compõe ações do projeto da unidade escolar

Publicado em: 10/11/2017 17h11 | Atualizado em: 30/11/2020

CEI_Guida_pinacoteca_740_x_430.jpg

No dia 9 de outubro, famílias, bebês, crianças e comunidade escolar do Centro de Educação Infantil (CEI) Profª Maria Margarida Rodrigues de Oliveira – Guida, da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Santo Amaro, visitaram a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Experiência serviu para repertoriar a produção dos bebês e crianças, inspirá-los em suas criaçõess, assim como, contemplar e interagir com o rico acervo de arte existente no museu.

A visita à Pinacoteca foi uma das ações elencadas no Projeto “As crianças e suas culturas em diálogo com a Pedagogia da Infância: desafios e proposições”, que foi construído e reconstruído a partir de reflexões permanentes com a prática junto aos educadores e famílias, nos seus diferentes contextos e experiências de vida. Foi lindo ver as crianças brincando, observando as obras, explorando os espaços. Também achei muito válido o contato que os pais tiveram com as obras de arte expostas, disse a professora
Elisangela Figueiredo de Moraes

Durante o passeio, além da ilha de atividades e do espaço interativo, todos puderam visitar as obras que fazem parte da exposição permanente do acervo e a exposição tátil. Por fim, conheceram a exposição “No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”, que homenageia o artista do modernismo Emiliano Di Cavalcanti, que em suas obras retratou cenas do cotidiano como pescadores, o carnaval, a mulher negra, destacando elementos da cultura popular brasileira. Para encerrar o dia, todos participaram de um piquenique nas dependências da unidade. Camila Rocha Teixeira, mãe do aluno Bernardo Rocha, do Berçário I conta que crianças e pais se divertiram muitos. “O melhor foi ter levado eles a um lugar no qual ninguém espera que se leve crianças na idade deles. Foi ótimo para o aprendizado, eles estarem em contato com a cultura e passeando em lugares diferentes”, falou.

Sobre o museu – A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um museu de arte da cidade de São Paulo que conta com cerca de nove mil obras. Sendo um dos poucos museus que atendem os bebês e as crianças bem pequenas. A Pinacoteca, conta com o projeto Pinafamilia que ocorre todo segundo domingo do mês e tem uma programação pensada especialmente para as familias, incluindo os bebês. Desenvolvem processos de aprendizagem em arte por meio de atividades lúdicas e participativas através da interação e intervenção com diferentes objetos de exploração de cores, texturas, tecidos e fantasias. Estas propostas educativas favorecem a compreensão do público e enfatiza a importância do patrimônio cultural e sua preservação. 

CEI_Guida_pinacoteca_740_x_430_2.jpg
Desenho de Rafaela Vitória Barbosa Brandão- Releitura da obra “As cinco moças de Guaratinguetá – Di Cavalcanti

Acesse a galeria de imagens clicando aqui

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de várias mulheres do projeto

CEU Paraisópolis recebe rodas de conversa do projeto Potência Feminina, que reúne mais de 500 mulheres

Publicado em: 19/03/2026 10h03 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Placa de premiação em acrílico com o texto “Prêmio Excelência Educacional – Escola Destaque no Estado 2025”, do programa Alfabetiza Juntos SP. O troféu está apoiado sobre uma base, em ambiente interno.
Grupo de estudantes em passeata escolar segura cartazes com mensagens, sorrindo e participando ativamente da mobilização. Na parte inferior, mais alunos organizados na rua, alguns com coletes laranja, acompanham a atividade em grupo.

Estudantes da EMEF Antenor Nascentes fazem passeata de conscientização do Mês da Mulher 

Publicado em: 18/03/2026 3h30 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Banner com fundo laranja e o texto “Prêmio Professor Porvir” em destaque, em letras grandes e claras. Abaixo, três imagens mostram estudantes em atividade externa, lendo livors e circulando em uma feira ao ar livre.

Professora é finalista da 3ª edição do Prêmio Porvir com projeto de literatura preta e indígena

Publicado em: 18/03/2026 1h03 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Painel com seis participantes sentados em cadeiras sobre um palco, durante um evento, debatendo temas relacionados à gestão pública. Ao fundo, há uma tela com os nomes dos palestrantes, enquanto o público acompanha a conversa da plateia.
«1 2 3 1.635