Notícias
CEI Guida leva crianças e famílias à Pinacoteca
Visita compõe ações do projeto da unidade escolar
Publicado em: 10/11/2017 17h11 | Atualizado em: 30/11/2020No dia 9 de outubro, famílias, bebês, crianças e comunidade escolar do Centro de Educação Infantil (CEI) Profª Maria Margarida Rodrigues de Oliveira – Guida, da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Santo Amaro, visitaram a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Experiência serviu para repertoriar a produção dos bebês e crianças, inspirá-los em suas criaçõess, assim como, contemplar e interagir com o rico acervo de arte existente no museu.
A visita à Pinacoteca foi uma das ações elencadas no Projeto “As crianças e suas culturas em diálogo com a Pedagogia da Infância: desafios e proposições”, que foi construído e reconstruído a partir de reflexões permanentes com a prática junto aos educadores e famílias, nos seus diferentes contextos e experiências de vida. “Foi lindo ver as crianças brincando, observando as obras, explorando os espaços. Também achei muito válido o contato que os pais tiveram com as obras de arte expostas”, disse a professora
Elisangela Figueiredo de Moraes
Durante o passeio, além da ilha de atividades e do espaço interativo, todos puderam visitar as obras que fazem parte da exposição permanente do acervo e a exposição tátil. Por fim, conheceram a exposição “No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”, que homenageia o artista do modernismo Emiliano Di Cavalcanti, que em suas obras retratou cenas do cotidiano como pescadores, o carnaval, a mulher negra, destacando elementos da cultura popular brasileira. Para encerrar o dia, todos participaram de um piquenique nas dependências da unidade. Camila Rocha Teixeira, mãe do aluno Bernardo Rocha, do Berçário I conta que crianças e pais se divertiram muitos. “O melhor foi ter levado eles a um lugar no qual ninguém espera que se leve crianças na idade deles. Foi ótimo para o aprendizado, eles estarem em contato com a cultura e passeando em lugares diferentes”, falou.
Sobre o museu – A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um museu de arte da cidade de São Paulo que conta com cerca de nove mil obras. Sendo um dos poucos museus que atendem os bebês e as crianças bem pequenas. A Pinacoteca, conta com o projeto Pinafamilia que ocorre todo segundo domingo do mês e tem uma programação pensada especialmente para as familias, incluindo os bebês. Desenvolvem processos de aprendizagem em arte por meio de atividades lúdicas e participativas através da interação e intervenção com diferentes objetos de exploração de cores, texturas, tecidos e fantasias. Estas propostas educativas favorecem a compreensão do público e enfatiza a importância do patrimônio cultural e sua preservação.
Desenho de Rafaela Vitória Barbosa Brandão- Releitura da obra “As cinco moças de Guaratinguetá” – Di Cavalcanti
Acesse a galeria de imagens clicando aqui
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
EMEI Nini Duarte celebra a música no Make Music Day
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Escola municipal utiliza mini estação meteorológica para fortalecer o aprendizado de matemática
Secretaria Municipal de Educação
SME abre processo seletivo para atuação em Classes Hospitalares
Secretaria Municipal de Educação
Parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e SESI promove aulas extras de matemática no contraturno para mais de mil estudantes
Diretoria Regional de Educação Butantã
DRE Butantã inaugura sala de apoio para servidoras lactantes
Diretoria Regional de Educação Itaquera
SME abre inscrições para processo seletivo para os professores interessados em atuarem nas EMEFs dos novos CEUs
Relacionadas

EMEI Nini Duarte celebra a música no Make Music Day
Publicado em: 01/07/2025 2h49 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Escola municipal utiliza mini estação meteorológica para fortalecer o aprendizado de matemática
Publicado em: 01/07/2025 11h30 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

SME abre processo seletivo para atuação em Classes Hospitalares
Publicado em: 01/07/2025 11h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e SESI promove aulas extras de matemática no contraturno para mais de mil estudantes
Publicado em: 30/06/2025 5h09 - em Secretaria Municipal de Educação

DRE Butantã inaugura sala de apoio para servidoras lactantes
Publicado em: 30/06/2025 2h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã