Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Medição é feita pela Controladoria Geral do Município (CGM) que afere o quanto o portal disponibiliza dados de maneira ativa

Publicado em: 27/03/2024 14h45 | Atualizado em: 27/03/2024

abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativaNa mais recente avaliação semestral, realizada pela Coordenadoria de Promoção da Integridade da Controladoria Geral do Município (COPI/CGM), o portal da Secretaria Municipal de Educação (SME) manteve a nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA), mostrando seu empenho em continuar com a cultura de transparência ativa, ao disponibilizar dados sem que seja solicitado.

O ITA é uma avaliação feita, desde 2017, nos portais da Administração Pública Municipal (secretarias e subprefeituras), e nos órgãos municipais (autarquias, fundações e empresas públicas) da cidade de São Paulo. A avaliação de dezembro de 2023 checou um total de 75 órgãos e entidades.

A metodologia consiste na análise dos portais e das informações disponibilizadas, recebendo uma pontuação (0 ou 10) em 51 itens de análise, de acordo com as informações requeridas na legislação e nas recomendações internas da Controladoria Geral do Município (CGM) e Secretaria Especial de Comunicação (SECOM).

Na prática, o que acontece é o seguinte: um cidadão que queira acessar, por exemplo, os contratos assinados por qualquer uma das entidades da administração, os encontrará de uma forma padronizada em todos os portais, uma vez que a presença dos botões “Acesso à Informação” e “Participação Social” que está nos portais institucionais reforça a premissa de padronização das informações, para que qualquer pessoa possa encontrá-las de forma mais assertiva e eficiente.

Entre os dados que são avaliados, é possível encontrar, no botão de Acesso à Informação:a agenda da autoridade máxima, a lista de todos os servidores, informações sobre compras públicas, contratos, convênios, doações e comodatos.

No botão de Participação Social: informações sobre os Conselhos e Órgãos Colegiados, cuja gestão há participação de representantes da sociedade civil, estruturas organizacionais; relação de membros; formas de contato; períodos de mandato; datas, horários e local de reuniões; publicação das atas, deliberações e resoluções.

Para saber mais sobre o ITA, acesse aqui a página da Controladoria

Para saber mais sobre as informações da Secretaria de Educação, acesse nestes links os botões de Acesso à Informação e o de Participação Social, localizados no menu superior do portal da SME.

Fotografia de crianças em uma grama verde manuseando terra.

Inscrições abertas para curso “Educação para Sustentabilidade na Primeira Infância”

Publicado em: 07/05/2024 7h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul onde se lê CEU - Centro Educacional Unificado.

Prefeitura de SP anuncia implantação do CEU Grajaú

Publicado em: 07/05/2024 5h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma quadra com cinco crianças e cinco adultos segurando as mãos em uma roda
Cei Elza Soares

SME elabora documento para ações de Matemática no mês de maio

Publicado em: 06/05/2024 5h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra dois homens pintando uma estrutura de madeira.

Famílias do CEI Cantinho da Tia Isaura constroem composteira

Publicado em: 06/05/2024 3h48 - em Secretaria Municipal de Educação