Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Unidade propõe vivência que estimula o conhecimento de nova cultura

Publicado em: 27/03/2024 9h00 | Atualizado em: 26/03/2024

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.
As crianças da turma do Minigrupo I do CEI Conjunto José Bonifácio, da DRE Itaquera, tiveram uma vivência de exploração do tear, guiados pela educadora Luana Teles. Ela fez a leitura de um livro nessa temática e depois montou um espaço para que eles pudessem explorar e conhecer as formas de tecelagem.

As bonecas e bonecos negros e migrantes distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para as escolas de educação infantil também foram utilizadas nessa ação.

Desde o início do ano a professora traz esse tipo de exploração para os pequenos. “Essa professora faz crochê, tecelagem e pintura. Gosta de trazer esses contextos para a rotina das crianças”, contou Angela Carvalho, coordenadora pedagógica da unidade.

Para a vivência, primeiro a professora fez a leitura do livro “Tecelagem: uma história ilustrada”, de Goya Lopes, que conta a história da prática manual, mostrando a variedade existente no continente africano.

Em seguida, ela montou telas com palitos de picolé e disponibilizou diversos materiais para as crianças como linhas, toalhas feitas à mão, telas, fitas e os bonecos da educação antirracista.

A vivência foi organizada de forma que o espaço ficasse convidativo para as crianças, com materiais de livre acesso e manuseio, para que elas pudessem explorar livremente e interagir umas com as outras. Os pequenos são estimulados a conhecer novas culturas por meio do brincar.

“É importante porque traz uma cultura diferente para eles terem contato e explorarem. Eu percebi que eles gostam bastante desse tipo de vivência que sai da rotina deles e desperta o interesse”, disse Angela.

Outras turmas da unidade também realizam atividades semelhantes e as ações irão continuar ao longo do ano, de acordo com o resultado demonstrado pelas crianças.

Fotografia com vários estudantes sentados em cadeiras verdes na quadra coberta da escola.

EMEF Humberto Dantas recebe Fórum Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cachoeirinha

Publicado em: 08/05/2024 4h23 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotos de músicos tocando instrumentos de fanfarra

SME abre inscrição para credenciamento de avaliadores musicais e coreográficos

Publicado em: 08/05/2024 9h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de crianças em uma grama verde manuseando terra.

Inscrições abertas para curso “Educação para Sustentabilidade na Primeira Infância”

Publicado em: 07/05/2024 7h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul onde se lê CEU - Centro Educacional Unificado.

Prefeitura de SP anuncia implantação do CEU Grajaú

Publicado em: 07/05/2024 5h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma quadra com cinco crianças e cinco adultos segurando as mãos em uma roda