Notícias

Estudantes da Rede Municipal visitam o Museu Afro

Tour faz parte de um projeto organizado pela EMEF Francisco Rebolo

Publicado em: 23/03/2024 10h00 | Atualizado em: 22/03/2024
Estudantes sentados observando professor durante visita ao Museu Afro

Os estudantes na EMEF Francisco Rebolo visitaram nesta quinta-feira (21) o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo para complementar um projeto de educação antirracista organizado na unidade chamado “Luz, Câmera, Rebolo”. 

O projeto é um grupo de dança e produção de vídeos idealizado pelo Professor Orientador de Educação Digital Lucas Almeida e está alinhado com as orientações do Currículo da Cidade. A sua origem está no Projeto Itinerâncias Antirracistas organizado pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER) e outras áreas da Divisão de Currículo da SME (DC/COPED).

A proposta do projeto é fazer o uso do corpo e do movimento para elaborar vídeos e apresentações com temáticas antirracistas. A visita ao museu foi mais uma etapa dentro das ações do professor. “O contato com o acervo e sua história foram fundamentais para os estudantes conhecerem ainda mais sobre a cultura negra e isso irá potencializar a dança e torná-la engajada e consciente”, apontou. 

Os estudantes tiveram a oportunidade de conferir o acervo, que conta com mais de 8 mil obras e documentos de autores brasileiros e estrangeiros com datas que vão desde o século XV até os dias atuais. Entre as diversas exposições, a de destaque é a de longa duração, que conta com 6 núcleos: África: Diversidade e Permanência; Trabalho e Escravidão; As Religiões Afro-Brasileiras; Artes Plásticas: a Mão Afro Brasileira; O Sagrado e o Profano; e História e Memória .

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo pertence ao Governo do Estado, dentro da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e é gerido pela Associação Museu Afro Brasil. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Seminário Mudanças Climáticas E Políticas Urbanas
Fotografia mostra um auditório repleto de pessoas assistindo a palestra de uma mulher que está no palco. Ação faz parte da reunião pedagógica integrada no CEU São Rafael, DRE São Mateus.

Centros de Educação Infantil da DRE São Mateus realizam reunião pedagógica integrada

Publicado em: 16/04/2025 4h52 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de crianças observando insetos

Projeto da EMEI Edalzir Sampaio Liporoni estimula investigação sobre insetos e horta

Publicado em: 16/04/2025 1h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Um grupo de pessoas com aventais na frente de uma mesa com pães

Cursos profissionalizantes do CMCT estão com inscrições abertas

Publicado em: 14/04/2025 5h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Concurso Rainha Da Melhor Idade

CEU Vila do Sol abre inscrições para a 4ª Edição do Concurso da Melhor Idade

Publicado em: 14/04/2025 5h18 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.509