Estudantes da Rede Municipal visitam o Museu Afro

Tour faz parte de um projeto organizado pela EMEF Francisco Rebolo

Publicado em: 23/03/2024 10h00 | Atualizado em: 22/03/2024
Estudantes sentados observando professor durante visita ao Museu Afro

Os estudantes na EMEF Francisco Rebolo visitaram nesta quinta-feira (21) o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo para complementar um projeto de educação antirracista organizado na unidade chamado “Luz, Câmera, Rebolo”.

O projeto é um grupo de dança e produção de vídeos idealizado pelo Professor Orientador de Educação Digital Lucas Almeida e está alinhado com as orientações do Currículo da Cidade. A sua origem está no Projeto Itinerâncias Antirracistas organizado pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER) e outras áreas da Divisão de Currículo da SME (DC/COPED).

A proposta do projeto é fazer o uso do corpo e do movimento para elaborar vídeos e apresentações com temáticas antirracistas. A visita ao museu foi mais uma etapa dentro das ações do professor. “O contato com o acervo e sua história foram fundamentais para os estudantes conhecerem ainda mais sobre a cultura negra e isso irá potencializar a dança e torná-la engajada e consciente”, apontou.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conferir o acervo, que conta com mais de 8 mil obras e documentos de autores brasileiros e estrangeiros com datas que vão desde o século XV até os dias atuais. Entre as diversas exposições, a de destaque é a de longa duração, que conta com 6 núcleos: África: Diversidade e Permanência; Trabalho e Escravidão; As Religiões Afro-Brasileiras; Artes Plásticas: a Mão Afro Brasileira; O Sagrado e o Profano; e História e Memória .

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo pertence ao Governo do Estado, dentro da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e é gerido pela Associação Museu Afro Brasil.

Fotografia de crianças em uma grama verde manuseando terra.

Inscrições abertas para curso “Educação para Sustentabilidade na Primeira Infância”

Publicado em: 07/05/2024 7h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul onde se lê CEU - Centro Educacional Unificado.

Prefeitura de SP anuncia implantação do CEU Grajaú

Publicado em: 07/05/2024 5h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma quadra com cinco crianças e cinco adultos segurando as mãos em uma roda
Cei Elza Soares

SME elabora documento para ações de Matemática no mês de maio

Publicado em: 06/05/2024 5h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra dois homens pintando uma estrutura de madeira.

Famílias do CEI Cantinho da Tia Isaura constroem composteira

Publicado em: 06/05/2024 3h48 - em Secretaria Municipal de Educação