Estágios

Programa Parceiros da Aprendizagem

Foto de uma mulher lendo um livro para duas meninas. Ao fundo, prateleiras com livros

O programa Parceiros da Aprendizagem tem como objetivo promover a melhoria da qualidade da educação, aprendizagem e do desenvolvimento dos estudantes do Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

A atuação ocorre nos 1º, 2º e 3º anos do Ciclo de Alfabetização das EMEFs.

1. Colaborar para o alcance da meta 22 do Programa de Metas da Cidade de São Paulo 2021-2024 (Alfabetizar as crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental).
  2. Auxiliar os professores durante a alfabetização dos estudantes e na garantia dos direitos de aprendizagem.
  3. Apoiar a equipe gestora e educacional, nas diversas ações pedagógicas.
  4. Apoiar os professores na participação e desenvolvimento dos estudantes com deficiência, TEA e AH/SD e que necessitem de acessibilidade para a eliminação de barreiras nos processos de ensino e aprendizagem.

Programa Aprender Sem Limite

Foto de 3 meninas adolescentes em volta de uma mesa com livros ao fundo. Uma delas está na cadeira de rodas

O programa tem como objetivo promover a melhoria da qualidade da educação, aprendizagem e do desenvolvimento dos estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

Atuação na EMEI, EMEF/EMEFM e CIEJA.

1. Colaborar com os professores que tenha, em suas turmas, estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades (AH) Superdotação (SD)
  2. Apoiar os professores no planejamento das ações e realização das propostas pedagógicas em todos os espaços da unidade educacional
  3. Apoiar a equipe gestora nas diversas ações pedagógicas
  4. Facilitar e assegurar o aprimoramento dos serviços de apoio, em consonância com a Portaria SME nº 8767/2016, que institui o Sistema Municipal de Ensino a Política Paulistana de Educação Especial, na Perspectiva da Educação inclusiva.

Programas Diversos

Foto de três pessoas, o homem, ao centro, segura uma máquina fotográfica e mostra as fotos para as duas mulheres

Os estagiários, neste programa, atuam em uma das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) espalhadas pela cidade ou em uma das Coordenadorias, Divisões e Núcleos da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Atuação nos espaços administrativos e/ou pedagógicos da Rede Municipal de Ensino.

1. Colaborar nas atribuições e vivências, de acordo às especificidades do espaço administrativo e/ou pedagógico
  2. Colaborar com a equipe no planejamento das ações, bem como em atividades externas, desde que inseridas dentro da jornada do estagiário
  3. Atuar em projetos especiais elaborados pelas Divisões Pedagógicas ou Administrativas em parceria com COPED/NPE