Eleições de Grêmios Estudantis acontecem em 603 escolas da rede municipal

Ação garante a gestão democrática e exercício da cidadania no ambiente escolar

Publicado em: 20/03/2024 15h52 | Atualizado em: 20/03/2024
Três estidantes com uniformes da prefeitura olham para a câmera sorrindo.

As 603 escolas de Ensino Fundamental II e Médio da capital paulista realizaram, nesta quarta-feira (20), as eleições dos Grêmios Estudantis. As chapas eleitas vão decidir ações cotidianas nas unidades, bem como definir a melhor forma de usar o valor de R$10 mil dedicado a todas as agremiações.

Entre as 603 unidades com agremiação, 25 correspondem às escolas municipalizadas, que eram geridas antes pelo Governo do Estado de São Paulo e agora pela Prefeitura de São Paulo.

As eleições são organizadas pelas próprias unidades após um período de campanha no início do ano em que todas as chapas participam de debates e rodas de conversa para garantir um ambiente democrático para que os estudantes possam votar naquela que melhor os represente.

Cada Unidade Educacional constitui a Comissão Eleitoral que coordena as primeiras etapas do processo e em seguida promovem a Assembleia Geral e escolhem o Orientador do Grêmio Estudantil que normalmente é um professor que acompanha os estudantes durante o mandato.

O Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, acredita que o diálogo com a equipe gestora, professores e demais membros da comunidade escolar é fundamental para garantir um ambiente saudável. “A gestão democrática e participativa é essencial para promover o exercício da cidadania e o protagonismo juvenil no ambiente escolar, representando um momento importante de envolvimento dos estudantes”, apontou.

Fotografia com vários estudantes sentados em cadeiras verdes na quadra coberta da escola.

EMEF Humberto Dantas recebe Fórum Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cachoeirinha

Publicado em: 08/05/2024 4h23 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotos de músicos tocando instrumentos de fanfarra

SME abre inscrição para credenciamento de avaliadores musicais e coreográficos

Publicado em: 08/05/2024 9h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de crianças em uma grama verde manuseando terra.

Inscrições abertas para curso “Educação para Sustentabilidade na Primeira Infância”

Publicado em: 07/05/2024 7h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul onde se lê CEU - Centro Educacional Unificado.

Prefeitura de SP anuncia implantação do CEU Grajaú

Publicado em: 07/05/2024 5h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma quadra com cinco crianças e cinco adultos segurando as mãos em uma roda