Notícias

Projeto Vivenciar promove inclusão na EMEF Senador Teotônio Vilela

Iniciativa tem o objetivo de proporcionar uma maior autonomia e elevar a autoestima dos participantes

Publicado em: 04/10/2017 13h16 | Atualizado em: 30/11/2020

Projeto_Vivenciar_promove_inclusao_EMEF_Senador_Teotonio_Vilela_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Teotônio Vilela, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia/Brasilândia, vem desenvolvendo nesse ano o Projeto Vivenciar, que tem como objetivo promover a inclusão dos alunos com deficiência por meio de atividades práticas que estimulem o desenvolvimento pessoal dos alunos, além de proporcionar uma maior autonomia e elevar a autoestima dos participantes. A princípio, estão sendo implantadas aulas práticas de panificação e culinária. Em breve, entrarão no projeto atividades de rotina de escritório, artesanato e autocuidado, além de cultivo de horta.

A iniciativa partiu da professora Teresa Cristina Fischer, que após dialogar com a equipe docente da EMEF Senador Teotônio Vilela percebeu que os alunos com deficiência aprendem com mais facilidade o que eles vivenciam e põem em prática, e por isso a adoção de práticas significativas seria importante para garantir um maior acesso à aprendizagem a esses estudantes. Para Teresa, o objetivo principal do Projeto Vivenciar é garantir ao aluno deficiente a consciência do autocuidado e autoconfiança, desenvolvendo habilidades para aprimorar o relacionamento deles com a comunidade escolar, a família e nos mais diversos espaços sociais, sem que eles sintam grandes dificuldades nessa convivência.

As atividades ocorrem mensalmente, às sextas-feiras, e possuem sempre um propósito temático para ampliar o repertório social das crianças e dos jovens. O Projeto Vivenciar atualmente conta com o apoio e colaboração da Coordenadora Pedagógica Márcia Serpejante, dos professores Alexandro Jansen e Bruno Cyriaco e, de acordo com os docentes, é muito querido pelas famílias dos alunos. Pretende-se ampliar o projeto conforme mais parceiros e colaboradores, tanto da escola como da comunidade, sejam captados.

As aulas sobre cuidados de higiene e tarefas básicas de escritório serão realizadas em alternância com práticas de culinária e panificação. Nas aulas de panificação, após a explicação de cada ingrediente, suas funções na receita e quantidades que devem ser utilizadas, as turmas se encaminham para a padaria do CEU e cada aluno realiza a sua própria receita, sempre sob a supervisão da professora. Os ingredientes usados são doados pelos próprios professores, que atuam como voluntários, assim como um padeiro da região, Valdeir, que ministra aulas de fabricação de tortas aos estudantes.

Clique aqui para ver a galeria de fotos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um mão em um tabuleiro de madeira com reservatórios de sementes

VII Festival Municipal de Mancala Awelé e Africanidades vai reunir mais de 1200 estudantes

Publicado em: 22/11/2024 5h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Pessoas estão sentadas lado a lado em cinco fileiras de mesas que estão uma atrás da outra. Em cima das mesas, há notebooks, um pra cada pessoa sentada. Atrás, pode-se ver dois logotipos da Secretaria Municipal de Eduação de São Paulo e, entre eles, uma projeção.

Vagas remanescentes para o VII Congresso Municipal de Educação

Publicado em: 22/11/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Iv Expo Consciência Negra

IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra vai contar com programação em educação antirracista

Publicado em: 22/11/2024 10h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachada do CEI Dandara dos Palmares

Prefeitura de SP realiza cerimônia de entronização do CEI Dandara dos Palmares

Publicado em: 21/11/2024 3h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor

Renovação dos contratos de professores temporários

Publicado em: 19/11/2024 2h23 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.479