Notícias

SME divulga resultado da seleção de prêmio de Leitura literária para a infância

Professora de EMEI da zona norte conquista 1º lugar e é contemplada com participação na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália

Publicado em: 19/01/2024 12h13 | Atualizado em: 19/01/2024
fotografia de estudantes manuseando livros de literatura

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo divulgou no Diário Oficial da Cidade, desta sexta (19), o resultado da seleção de três educadores vencedores do prêmio “Leitura literária para a infância: Práticas nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo”. O primeiro lugar foi conquistado pela professora Caroline Gusmão Figueira Santesso, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Prof Eudóxia de Barros. Entre outras coisas, a profissional foi contemplada com a participação na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália.

A professora Caroline conquistou a primeira colocação no após desenvolver em sua unidade, situada na Diretoria Regional de Educação Jaçanã Tremembé, o projeto “A leitura literária cotidiana e os artistas por trás das obras como forma de aproximação do livro”, com crianças de 4 e 5 anos. 

O 2º lugar ficou com o Professor Estevão Marcos Firmino, da EMEI Cornélio Pires, da DRE Penha e o 3º lugar foi dado à Natália Tazinazzo Figueira, do Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim São Joaquim.

O prêmio “Leitura literária para a infância: Práticas nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo” tem a finalidade de estimular, mobilizar e valorizar a atuação e autoria dos profissionais de Educação, dando visibilidade às práticas pedagógicas que promovem a leitura literária com bebês e crianças e reforcem a importância da experiência com livros desde a primeira infância, bem como aos projetos pedagógicos que valorizam a literatura como experiência estética.

Confira mais detalhes sobre a premiação:

 

1º lugar – Caroline Gusmão Figueira Santesso

EMEI Prof Eudóxia de Barros

Projeto: A leitura literária cotidiana e os artistas por trás das obras como forma de aproximação do livro. 

Premiação: participação na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha – Itália, participação em minidocumentário na U.E e publicação de artigo na Revista Infâncias e Territórios sobre o projeto.

 

2º lugar – Estevão Marcos Firmino

EMEI Cornélio Pires.

Projeto: Fora das caixas e armários: literatura em movimento na EMEI

3º lugar – Natália Tazinazzo Figueira

CEI Jd São Joaquim 

Projeto Literatura periférica: território de bebês e crianças pequenas

Premiação: publicação de artigo na Revista Infâncias e Territórios sobre o projeto pedagógico, kit de livros publicados e doados pelo Selo Emília & Editora Solisluna e matéria sobre o projeto publicada na Revista Emília.

 

Confira a publicação no Diário Oficial da Cidade. 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia da fachada do prédio do CEI Therezinha Di Giulio,.

SME entrega mais uma creche de educação infantil no Campo Limpo 

Publicado em: 05/03/2026 4h45 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Quatro mulheres sorrindo, pousando para foto de perfil frontal.

Projeto “Saia Sambando” promove oficina e roda de samba no CEU Tremembé 

Publicado em: 05/03/2026 1h20 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Palestrante falando ao microfone para muitas pessoas sentadas no auditório. No centro do palco há um telão com informações sobre sustentabilidade.

Cardápio Escolar Sustentável alia alimentação saudável e cuidado com o meio ambiente  

Publicado em: 05/03/2026 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um grupo de meninas em frente ao telão do bate-papo virtual.

Estudantes participam de bate-papo virtual sobre empoderamento profissional 

Publicado em: 04/03/2026 3h50 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Maestro João Carlos Martins tocando piano

Maestro João Carlos Martins leva projeto musical a escolas municipais 

Publicado em: 04/03/2026 3h15 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

«1 2 3 1.630