Prefeitura entrega Bebetecas nos CEUs Pinheirinho D’Água e Taipas durante Prefeitura Presente

Ambientes são destinados especialmente às famílias de crianças de 0 a 3 anos

Publicado em: 19/01/2024 11h45 | Atualizado em: 19/01/2024

Menino brinca em Bebeteca municipal

A prefeitura de São Paulo promoveu nesta quinta (19), na região Pirituba/Taipas, durante o primeiro Prefeitura Presente do ano, a inauguração da Bebeteca do CEU Pinheirinho Luís Gama e o descerramento de placa da Bebeteca do CEU Taipas Professora Maria Beatriz. Os equipamentos ficam dentro das bibliotecas dos respectivos CEUs e são espaços dedicados à primeira infância

“As Bebetecas são super importantes com brinquedos para despertar curiosidade nas crianças que podem fazer diversas atividades”, ressaltou o prefeito Ricardo Nunes.

O secretário de Educação em Exercício, Bruno Lopes,  destacou os benefícios dos equipamentos. “São espaços perfeitos para a primeira infância, de 0 a 3 anos, que contam com um espaço lúdico e seguro, desenhados e projetados para estar nos 12 CEUs da cidade”.

Destinados à primeira infância, os espaços estão situados dentro das bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados. Nelas, os bebês e adultos encontram um espaço de convivência e aprendizado, com brinquedos, livros e mobiliários apropriados, além da participação de um profissional capacitado para trabalhar no atendimento e a mediação entre os pais, bebês e o equipamento.

O objetivo é contribuir para o desenvolvimento abrangente da criança, englobando as dimensões motora, cognitiva, linguística e socioemocional.

Pensando na expansão do projeto, ainda há outras oito bebetecas em implantação nos CEUs sob gestão da Administração Indireta:  Parque Novo Mundo,  Tremembé, Arthur Alvim, Carrão, Vila Alpina, São Miguel, São Pedro/José Bonifácio e Parque do Carmo.

Em setembro do ano passado, foi inaugurada a primeira Bebeteca localizada no CEU Barro Branco. A ampliação desse serviço continuou em dezembro de 2023, com a abertura da Bebeteca do CEU Freguesia do Ó, sendo o segundo equipamento entregue. As Bebetecas serão implantadas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) de forma gradual.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a produtora Descobrir Brincando e o Núcleo da Política Municipal Integrada da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE/SGM).

As Bebetecas funcionam todos os dias, sendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados e domingos, das 8h às 17h. Os espaços estão abertos à população em geral, não somente aos alunos dos CEUs.

Fotografia com vários estudantes sentados em cadeiras verdes na quadra coberta da escola.

EMEF Humberto Dantas recebe Fórum Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cachoeirinha

Publicado em: 08/05/2024 4h23 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotos de músicos tocando instrumentos de fanfarra

SME abre inscrição para credenciamento de avaliadores musicais e coreográficos

Publicado em: 08/05/2024 9h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de crianças em uma grama verde manuseando terra.

Inscrições abertas para curso “Educação para Sustentabilidade na Primeira Infância”

Publicado em: 07/05/2024 7h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul onde se lê CEU - Centro Educacional Unificado.

Prefeitura de SP anuncia implantação do CEU Grajaú

Publicado em: 07/05/2024 5h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma quadra com cinco crianças e cinco adultos segurando as mãos em uma roda