Notícias
PMLLLB realiza III Seminário sobre Leitura e Políticas Públicas
O Seminário foi planejado tendo como perspectiva promover estratégias de democratização do acesso ao livro.
Publicado em: 22/12/2023 16h36 | Atualizado em: 22/12/2023
O Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB) realizou, no mês de dezembro, o Seminário “Políticas Públicas: como atender às demandas da sociedade em relação à leitura?” evento que ocorreu no Centro Cultural São Paulo (CCSP).
O evento ocorreu no dia 12 e marcou o fim da atual gestão dos conselheiros do plano, encerrada em dezembro de 2023, possibilitando um balanço das ações públicas na cidade nos últimos dois anos bem como necessidade e demandas dentro dos diagnósticos apresentados.
Na abertura do Seminário, a cantora Joy Santana, professora da rede municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo, fez uma abertura artística, apresentando canções autorais e novas interpretações de músicas compostas por outros letristas.
A primeira mesa do evento reuniu representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e dos conselheiros civis do PMLLLB. Guilherme Cunha de Carvalho, Samir Mustapha dos Santos e Paula Felice, representantes da SME, destacaram ações como a promoção da bibliodiversidade nos acervos das Salas e Espaços de Leitura nas unidades escolares, o suporte a projetos que formam leitores, como a Academia Estudantil de Letras (AEL), e ações formativas com os bibliotecários dos CEUs.
Raquel da Silva Oliveira, coordenadora geral do Sistema Municipal de Bibliotecas e representante da SMC, destacou que o PMLLLB guia todas as ações da secretaria. Lizandra Magon (vice-presidente da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE)), representante dos conselheiros, destacou avanços a partir das elaborações dos conselheiros, como o financiamento das festas literária, e pautas a serem desenvolvidas pela próxima gestão, como a possibilidade das feiras literárias também serem financiadas.
Após a primeira mesa, Nádia Patrícia Ribeiro, Doutoranda em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP) Mestre em Educação (USCS) Especialista em Cultura e Literatura e Literatura Brasileira, apresentou o Projeto PLIT (Programa-Laboratório Integrado Transdisciplinar), que é liderado por Michaella Pivetti (Designer e Professora colaboradora da Faculdade Belas Artes / Pós-doutoranda da PUC – SP). Elaborado na cultura de design e projeto, o Programa-laboratório é destinado à construção de modelos inter e transdisciplinares, propondo a aproximação da literatura com outras áreas do conhecimento a partir de uma perspectiva de pesquisa inovadora.
Na primeira mesa da tarde, Silvani Chagas (uma das fundadoras da Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura e da Rede LiteraSampa) e Ângela Aparecida de São José Ferreira (gestora da Biblioteca Comunitária de Heliópolis/UNAS ) apontaram os desafios para a existência das bibliotecas comunitárias, mostrando a importância de que haja mais editais de fomento, como a primeira edição de fomento lançada neste ano pela SMC.
Por último, Lizandra Magon, representando o mercado do livro, e Mouzar Benedito (autor diversos livros, entre eles “Pobres, porém perversos”), representando os escritores, refletiram sobre a dificuldade das livrarias de se manterem abertas diante da concorrência de megalojas na internet, a necessidade de mais diversidade de gênero nos catálogos das editoras e a necessidade de programas de fomento a escritores independentes.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME recebe representantes da Coeduc e amplia diálogo com sindicatos
Diretoria Regional de Educação São Mateus
CEI Elza Soares promove Chá da Tarde com os Avós para fortalecer vínculos afetivos
Secretaria Municipal de Educação
Programa Imprensa Jovem da Rede Municipal de São Paulo é destaque em formação educomunicativa na Bahia
Secretaria Municipal de Educação
Webinar encerra o “I Seminário JA – Avaliação: o cotidiano da sala de aula e o avanço das aprendizagens”
Diretoria Regional de Educação Penha
DRE Penha lança a 1° edição da Revista Migrante
Diretoria Regional de Educação Itaquera
CEU Aricanduva amplia acesso ao Xadrez com projeto aberto à comunidade
Relacionadas

SME recebe representantes da Coeduc e amplia diálogo com sindicatos
Publicado em: 25/07/2025 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

CEI Elza Soares promove Chá da Tarde com os Avós para fortalecer vínculos afetivos
Publicado em: 25/07/2025 3h30 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Programa Imprensa Jovem da Rede Municipal de São Paulo é destaque em formação educomunicativa na Bahia
Publicado em: 25/07/2025 12h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Webinar encerra o “I Seminário JA – Avaliação: o cotidiano da sala de aula e o avanço das aprendizagens”
Publicado em: 25/07/2025 12h14 - em Secretaria Municipal de Educação

DRE Penha lança a 1° edição da Revista Migrante
Publicado em: 25/07/2025 8h57 - em Diretoria Regional de Educação Penha