Notícias
II Encontro dos Centros de Educação em Direitos Humanos da Cidade de São Paulo ocorre nesta sexta-feira (1)
Evento contará com rodas de conversas, apresentações culturais e lançamento oficial de projeto piloto sobre Holocausto e Genocídio
Publicado em: 01/12/2023 11h58 | Atualizado em: 01/12/2023
A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais (COCEU – DIGP), promove, nesta sexta-feira (1), o II Encontro dos Centros de Educação em Direitos Humanos da Cidade de São Paulo, no teatro do CEU Casa Blanca.
Na ocasião, também ocorrerá o lançamento oficial do projeto piloto do Programa Internacional de Educação sobre o Holocausto e Genocído (IPHGE).
Esta edição do evento vai permitir maior visibilidade à temática sobre as diversas violências em territórios vulneráveis. Também será possível conhecer amplamente as parcerias deste ano (Instituto Auschwitz, Instituto Vladimir Herzog e UNESCO), por meio de troca mediada por especialistas com objetivo de incentivar ações e fomentar ideias e reflexões que valorizem a Educação em Direitos Humanos.
Durante o encontro, haverá roda de conversa sobre as questões relacionadas às violências e os papéis da Educação e da UNESCO; palestra sobre violações de direitos, identidades, vulnerabilidades, Educação em Direitos Humanos e Democracia; apresentações culturais; entre outras ações.
Projeto piloto na Cidade de São Paulo
Servidores do município de São Paulo da área internacional, da educação e dos direitos humanos compõem a equipe brasileira do projeto, coordenada pela UNESCO Brasil, juntamente com representantes dos museus do Holocausto de São Paulo e de Curitiba, e, nacionalmente, por representantes do Ministério de Educação (MEC).
Estes, irão implementar o projeto este ano, desenvolvendo-o ao longo de 2024, com recursos da UNESCO e das Secretarias envolvidas.
O Programa Internacional de Educação sobre o Holocausto e Genocído (IPHGE) foi criado em 2015, pela UNESCO, com apoio do governo do Canadá e do Museu Nacional do Holocausto dos Estados Unidos (USHMM), com o intuito de ampliar o conhecimento sobre o Holocausto e Genocídio e prevenir eventuais episódios brutais por meio da educação e cidadania. O Programa organizou workshops e formação às equipes internacionais, dando origem a iniciativas educacionais em 16 países.
Centros de Educação em Direitos Humanos
Em 2013, por meio da Portaria Intersecretarial nº 003 SMDHC-SME, foi criado um Grupo de Trabalho Intersecretarial entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e SME para criar o projeto denominado Centros de Educação em Direitos Humanos (CEDHs), sendo coordenado pela SMDHC.
Os CEDHs estão presentes em quatro CEUs, sendo eles São Rafael, Jardim Paulistano, Pêra Marmelo e Casa Blanca, que são polos permanentes de trabalho e difusão de Educação em Direitos Humanos (EDH). Eles foram pensados para aproximar esses espaços educativos e a comunidade, abrindo espaço para discussão acerca de temáticas que, até àquele momento, estavam pouco presentes no currículo escolar.
Atualmente, o Currículo da Cidade abarca o proposto na Agenda 2030 da ONU por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e trabalha com os princípios da Educação em Direitos Humanos, tais como a comunicação não violenta e a cultura de paz, conceitos tão caros a todos nós, o que deve perpassar os saberes de todos os componentes curriculares estando em consonância com os três conceitos orientadores: a Educação Integral, a Equidade e a Educação Inclusiva e, também, com a Matriz dos Saberes.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Abertas as inscrições para aulas de dança e música nos CEUs Três Pontes e Parelheiros em parceria com a Fundação Theatro Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Recreio nas Férias promove mais de 1.500 passeios para mais de 120 espaços da cidade
Secretaria Municipal de Educação
Recreio nas Férias atende mais de 42 mil bebês e crianças em 133 polos
Secretaria Municipal de Educação
Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas ao longo de todo o ano
Secretaria Municipal de Educação
Crédito para material e uniforme escolar começa a ser disponibilizado nesta segunda-feira
Secretaria Municipal de Educação
Recreio nas Férias começa no dia 07 de janeiro com programação de cultura, esporte e lazer
Relacionadas
Abertas as inscrições para aulas de dança e música nos CEUs Três Pontes e Parelheiros em parceria com a Fundação Theatro Municipal
Publicado em: 09/01/2026 11h41 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Recreio nas Férias promove mais de 1.500 passeios para mais de 120 espaços da cidade
Publicado em: 08/01/2026 12h53 - em Secretaria Municipal de Educação
Recreio nas Férias atende mais de 42 mil bebês e crianças em 133 polos
Publicado em: 07/01/2026 1h13 - em Secretaria Municipal de Educação
Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas ao longo de todo o ano
Publicado em: 06/01/2026 11h08 - em Secretaria Municipal de Educação
Crédito para material e uniforme escolar começa a ser disponibilizado nesta segunda-feira
Publicado em: 05/01/2026 2h05 - em Secretaria Municipal de Educação